Tem dúvidas sobre as vantagens do crediário digital

Tem dúvidas sobre as vantagens do crediário digital? Tire elas aqui!

Com o crescimento de lojas virtuais, os meios de pagamento online dominaram o mercado. O cartão de crédito é um deles, porém muitas compras deixam de ser feitas porque o consumidor não tem limite suficiente para isso.

Uma forma de solucionar esse problema é o crediário digital, que possibilita ao cliente dividir o valor de suas compras sem gastar seu limite do cartão de crédito.

Isso beneficia também os lojistas, já que eles não deixarão de realizar suas vendas por causa da limitação dos consumidores.

Se você não sabe o que é crediário digital e como essa modalidade de pagamento pode oferecer vantagens para os usuários, continue aqui e entenda sobre o assunto. Boa leitura!

O que é crediário digital?

Certamente você já viu nas grandes lojas varejistas a opção de pagar uma compra por meio de carnê. Essa seria uma maneira simples de parcelar sem a necessidade de um cartão de crédito.

Contudo, com o avanço da tecnologia e da internet, esse procedimento se popularizou, o que permitiu que pequenos empreendimentos também pudessem trabalhar com isso.

Diante desse cenário, surgiu a ideia do crediário digital, que possibilitou ao pequeno lojista analisar o crédito do consumidor, a situação do seu nome, entre outras referências no mercado.

O processo para se cadastrar no crediário digital é o mesmo do modelo comum. É preciso solicitar na loja a abertura do crédito e assim apresentar alguns documentos e outros dados que serão avaliados pela equipe de vendas.

Esse modelo de pagamento facilita bastante a vida das pessoas. Afinal, estabelece uma relação de confiança entre consumidor e empresa, garantindo condições mais adequadas de pagamento ao perfil de cada cliente.

O que é crediário digital

Crediário digital é igual ao crediário convencional?

Não, uma vez que o crediário digital atua somente por meio da internet. Essa opção surgiu para viabilizar a vida do cliente, já que sua aprovação é menos morosa e burocrática que os modelos tradicionais.

O crediário convencional é similar ao cartão de crédito, pois para conseguir a aprovação é preciso passar por uma análise feita pela própria loja.

A função dessa análise é consultar o histórico de compras a fim de averiguar se há possibilidade de inadimplência.

Assim que a análise é aprovada, o consumidor terá possibilidade de utilizar o crediário como meio de pagamento. Ressalta-se que, em casos de atrasos, há cobrança de juros que podem chegar até 6% (geralmente).

No caso do crediário online, esse método já traz diferenciais consistentes para quem não quer se comprometer com valores altos de uma vez só.

Isso pelo fato de que, quanto comparado com outras modalidades de pagamento, o crediário digital costuma envolver juros menores e prazos maiores para a quitação de suas dívidas.

Além disso, essa opção favorece a vida das pessoas que não têm acesso aos cartões de crédito e desejam realizar uma compra parcelada.

Algumas pessoas também preferem utilizar o crediário digital para não comprometer o limite do cartão, o que auxilia na manutenção do controle de suas contas e para evitar mais dívidas.

Parcelamento de boleto pode ser o mesmo que crediário digital?

Nesse caso, pode ser considerado o mesmo meio de pagamento, uma vez que trabalham por meio da internet.

O boleto parcelado é uma solução de pagamento para aumentar o poder de compra dos clientes que, hoje em dia, não podem parcelar suas compras por meio de cartão de crédito, por exemplo.

Assim, trata-se de um crediário digital, em que o perfil do consumidor é avaliado e liberado para compra. Esse modelo é bem mais rápido e menos burocrático que uma empresa de cartões de crédito.

É importante destacar que o crédito para compra não trabalha como um empréstimo pessoal. Esse valor é enviado para a loja que você realizou a compra.

Quais as vantagens do crediário digital?

O crediário digital envolve os mesmos benefícios que uma loja física oferece, só que com a opção de fazer tudo isso por meio de um computador ou smartphone.

Isso quer dizer que você pode realizar suas compras no crediário diretamente de sua casa, sem precisar ir à loja.

Muitas empresas têm aumentado as opções de pagamento justamente para garantir a liberdade de escolha dos clientes. Tanto é que, atualmente, várias aceitam recursos como o cartão de crédito, Pix, boletos, crediários online, entre outros.

A questão é que muita gente prefere a facilidade quando o assunto são as finanças, e isso faz com que os meios de pagamento online ganhem destaque e preferência pelos consumidores.

O crediário online se destaca por conta de todas as vantagens que ele oferece. Dentre elas, podemos ressaltar outros benefícios, como:

Menor morosidade

Menor morosidade

Nas lojas varejistas online, os meios de pagamento normalmente ficam restritos ao boleto bancário e cartões de crédito.

Isso acaba gerando uma maior lentidão em todo o processo, pois nem sempre essas modalidades de pagamento são aquilo que o consumidor tem ao seu dispor.

Assim, o crediário digital torna tudo isso mais fácil e simples, já que, por meio de um boleto online, você pode comprar seus bens rapidamente. Há empresas que fornecem esse tipo de serviço que levam apenas 24 horas para conseguir a aprovação da sua compra.

Menor burocracia

Por ser mais fácil e rápido conseguir aprovação de crédito para realizar suas compras, o crediário online é menos burocrático que os métodos tradicionais.

Você pode utilizar o parcelamento por boleto online, que exige apenas um cadastro na plataforma, inserção de dados, pedido de aprovação, quantas parcelas pagar e pronto! Só esperar seu pedido chegar.

Quando não optar pelo crediário digital?

Há situações em que o crediário digital não é recomendado. Pessoas que querem comprar itens de valores baixos, que estão abaixo do limite de R$ 100 reais, devem procurar outros meios de pagamento.

Além de ser um valor muito baixo comparado a produtos mais importantes, essa compra pode limitar o consumidor, já que o parcelamento digital não pode ser realizado duas vezes ao mesmo tempo.

Ou seja, se o consumidor quiser comprar dois produtos e usar o crediário digital de uma mesma loja, ele precisa quitar a primeira aquisição antes de partir para a segunda.

Conclusão 

Concluímos até aqui que o crediário digital é uma solução viável para grande parte da população, principalmente aquelas que não foram aceitas em concessionárias de cartão de crédito.

É preciso analisar e ver qual é o melhor meio de pagamento que se adeque à sua realidade e optar pela que melhor ofereça benefícios. Pesquise com atenção e não deixe de procurar fontes confiáveis para tirar suas dúvidas.