relacionamento com clientes por e-mail

Entenda como otimizar seu relacionamento com clientes por e-mail

Para que uma empresa cresça, ou seja, para que obtenha o maior número possível de conversões em menos tempo, o relacionamento com clientes certamente é o melhor caminho. 

É importante pensar que a venda em si não se perfaz apenas de um momento pontual. É todo um processo de intenso trabalho.

Em meio ao processo, isto é, ao chamado funil de vendas, o foco em nutrir os clientes através de conteúdo, ofertas, vantagens e, simplesmente, manter o relacionamento ativado é crucial para que o lead seja convertido. 

Também é de suma importância que essa conversão torne o cliente fiel, que sempre volta.

O e-mail, apesar de tradicional, ainda é a melhor forma de manter um relacionamento com clientes. 

Isso porque é um canal mais direto de comunicação, e pode ser personalizado conforme o tipo de oferta, conteúdo, posicionamento da marca e necessidade do público.

No que concerne ao mercado B2B, recorrer à lista de e-mail de empresas é uma tática certeira para quem oferece produtos ou serviços, de modo a estabelecer contato e um posterior relacionamento com os clientes, que são outras empresas.

Veja a seguir como o e-mail é um veículo poderoso para melhorar a qualidade do relacionamento com clientes, e como essa tática pode ser otimizada para que seu empreendimento obtenha resultados velozes e sólidos.

Entenda a importância do relacionamento com clientes

É primordial compreender que o funil de vendas é um processo. 

Nenhum cliente gosta quando uma empresa o “caça” até o momento da venda e, uma vez que a decisão da compra acontece, o “abandona” depois. 

A chance desse cliente voltar é mínima, se não nula.

O primeiro caso já é em uma situação onde ocorreu a conversão, mas é preciso explorar o que vem antes também. 

Hoje em dia, com a transformação digital que mudou os hábitos do consumidor, as empresas também precisaram mudar o approach, isto é, a abordagem dos clientes.

Não basta apenas fazer propaganda do produto, mas é preciso criar conteúdo de valor em torno deste. 

Dessa forma, um potencial cliente conhece a empresa por ofertas gratuitas de informação, como artigos de blogs corporativos, download de e-books, assinaturas de newsletters, entre outros. 

Essa é a maneira correta de dar início ao relacionamento com clientes.

Lançar a mão do e-mail para trazer informação, nutrir os usuários e, ao cabo de tudo, se relacionar com clientes é uma dessas formas de marketing de conteúdo, focado em entregar para colher o fruto de uma conversão consistente no futuro. 

Entretanto, é preciso fazer uma ressalva e dizer que na realidade das empresas do mercado B2B, o relacionamento com clientes deve receber atenção de maneira ainda mais intensa. 

Através de uma lista de e-mail de empresas, que são de fato leads e leads qualificados em potencial, uma empresa do B2B pode dar início às estratégias de relacionamento. 

A lista de e-mail de empresas é apenas o começo do relacionamento. 

Por meio dos e-mails, é possível entrar com cuidado no relacionamento, oferecer conteúdo, listas, gráficos, curiosidades, e-books, e tudo o que permeia o universo do produto ou serviço ofertado.

Dicas para otimizar seu relacionamento

Uma vez compreendida a importância do relacionamento com clientes, é o momento de partir para as ações práticas que a sua empresa pode implementar imediatamente. 

Com dicas de fácil aplicação, é possível modificar completamente a forma de relacionamento com clientes de sua empresa.

Construa um Pitch de Vendas

Criar um Pitch de Vendas para antecipar possíveis objeções do seu potencial cliente é uma excelente estratégia para otimizar suas vendas!

Dessa forma você poderá compilar o máximo de informações sobre seu lead, prós e contras o seu produto ou serviço e, assim, antecipar possíveis reações que seu cliente venha a ter.

Uma excelente dica é compilar insights de outras empresas que já têm formulado resenhas prontas de Pitch de Vendas e personalizá-las para com a cara do seu negócio!

Disponibilize outros canais de atendimento

Pode soar até contra produtivo, mas é sempre recomendado presumir que os clientes estão em todos os lugares, não somente na caixa de entrada de um servidor de e-mail. 

Em outras palavras, a sua empresa necessita mostrar que está presente e ativa em diversos canais de atendimento e disseminação de conteúdo.

As grandes empresas são conhecidas por explorarem diversos canais digitais ao mesmo tempo. 

Isso faz com que a fatia de mercado correspondente ao nicho de cada uma delas se alargue. Podemos citar os seguintes canais alternativos:

  • Redes sociais, como o Facebook e Instagram
  • LinkEdin (especialmente no mercado B2B)
  • SAC por telefone
  • SAC no site oficial
  • Whatsapp (para atendimento instantâneo)

É altamente recomendável listar todos os seus canais de distribuição de informação e atendimento no rodapé do e-mail. 

Assim, o cliente lerá o assunto no corpo e-mail, que deve ser bem detalhado e, ao mesmo tempo, objetivo. 

Quando chegar ao corpo da mensagem, se deparará com o fato de que sua empresa está em muitas mídias digitais. Isso traz confiança e credibilidade: princípios-chave na construção de relacionamento com clientes.

Seja gentil e objetivo

Uma dessas premissas segue a outra, pois a objetividade levará a um relacionamento e causará a impressão (que deve condizer com a realidade) no cliente de que a empresa sabe exatamente o que ele quer.

No que tange ao relacionamento construído por e-mails, é bom atentar para todos os elementos que marcam a empresa na mente do cliente e a especificidade do conteúdo abordado. 

Dentre as características de um e-mail objetivo, encontramos:

  • Topo
  • Cabeçalho com o nome da empresa 
  • Logotipo da marca
  • Corpo do texto com assunto que realmente interessa o cliente
  • Opção de visualizar no navegador
  • Um resumo das informações da empresa, com direito à mostra de redes sociais e canais de atendimento

Seguir esses passos já é metade do caminho. Mas, é importante lembrar que a procura pelo cliente deve ser feita com gentileza, na prática, isso significa personalizar o e-mail. 

Ao invés de dizer apenas “bom dia”, siga esse cumprimento com o nome do usuário do e-mail. É apenas um toque de personalidade, mas que fará diferença no relacionamento de longo prazo.

Deixar de lado as palavras difíceis e os jargões excessivamente técnicos mostra ao leitor do e-mail que a empresa deseja, acima de tudo, se comunicar. 

Esse fator reflete tanto a objetividade quanto a gentileza em iguais medidas.

Além do que, somente o fato de a sua empresa oferecer informações sem empurrar produtos ou serviços de forma exagerada, sem fazer spam, já indica a preocupação da marca com a satisfação do cliente. 

Mais uma pequena atitude capaz de promover grandes revoluções no seu funil de vendas.

Nutra seu Lead oferecendo vantagens

O oferecimento de vantagens fala de um relacionamento com cliente que já começou e deve continuar no ritmo de intimidade crescente. 

Ofereça promoções exclusivas, conteúdo antecipado e descontos. Deixe claro que esses benefícios são para os seus clientes consumados.

Isso faz o cliente sentir-se especial. É de vital importância, pois como já é compreendido no mundo do marketing: as pessoas compram com a emoção. 

Quanto mais você agrada ao cliente, de forma natural e verdadeira, maiores as chances desse relacionamento durar muito. 

Conclusão

Cultivar o bom relacionamento com clientes já é uma tática usada por empresas bem-sucedidas há um longo tempo. 

Mas, essa técnica tornou-se mais importante e de fácil implementação devido à transformação digital. 

Uma empresa que se dedica a estudar os clientes, a nutri-los com informação e benefícios, do pré ao pós-venda, sempre sairá na frente. 

Clientes frequentes são os que realmente geram receita e lucratividade de longo prazo.

Portanto, é tempo de repensar e iniciar na prática de construção de relacionamento com clientes, a começar do e-mail.

Bons negócios,

Abraço!