Como fazer pesquisa de mercado, o passo a passo para ser mais eficiente

Você sabe como fazer pesquisa de mercado? Se se sentiu inseguro para responder a essa pergunta, saiba que não é único. A estratégia é essencial para o plano de negócios, mas muitos empreendedores e gestores têm dúvidas sobre o assunto.

Diariamente, novas empresas se lançam no mercado. Porém, nem todas conseguem atrair um público fiel e sobreviver em um cenário de concorrência e crises. Já parou para pensar que o problema pode estar na falta de visibilidade e conhecimento?

Diante a importância do tema para o universo empresarial, selecionamos dicas e informações essenciais sobre a pesquisa de mercado. Confira!

O que é pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é uma ferramenta que tem como objetivo coletar dados e mapear cenários que ajudam no planejamento empresarial. Ou seja, uma maneira de fundamentar ações e garantir uma atuação coerente com as demandas do mercado.

É possível reunir diversos tipos de informações com essa pesquisa. Isso depende do objetivo do negócio e do momento em que ela será realizada, como:

  • perfil do consumidor ideal;
  • hábitos de consumo em um determinado local;
  • concorrentes diretos e indiretos;
  • satisfação dos clientes;
  • força e alcance de uma marca.

As vantagens da pesquisa de mercado

Antes de tudo, se você acredita que a pesquisa de mercado é uma estratégia voltada para grandes empresas, é bom rever seus conceitos. Afinal, todo negócio precisa conhecer o terreno em que está pisando, certo?

Então não interessa se você é um pequeno empreendedor, uma startup ou multinacional, tampouco se atua no mundo digital ou físico. Ter dados precisos e atualizados em mãos te ajudará a tomar as decisões certas

Entenda as vantagens de aprender como fazer pesquisa de mercado!

Ajuda a conhecer seu público-alvo

A razão de existir de uma empresa é o cliente, mas quem é ele? A única maneira segura de entender suas necessidades, preferências e objeções é por meio de uma pesquisa de mercado.

Se você não conhece seu público-alvo, corre o sério risco de investir dinheiro e tempo em ações que não atraem e não geram engajamento e vendas. Ou seja, está a um passo do fracasso!

Te deixa mais atento aos concorrentes

Conhecer os concorrentes é uma premissa para o sucesso empresarial e isso não tem nada a ver com copiar. Na verdade, é importante conhecer seus pontos fortes e fracos e entender como o mercado reage às suas ações de marketing e vendas.

Mais uma vez, a pesquisa de mercado pode ser uma poderosa ferramenta. Afinal, ela te entregará dados estratégicos sobre os principais players do mercado, ajudando o seu negócio a se posicionar melhor.

Permite dimensionar o mercado

Outra vantagem de se investir nessa prática é a possibilidade de dimensionar melhor o mercado em que sua empresa atua. Isso significa identificar o tamanho do mercado e entender qual segmento tem mais chances de sucesso.

Uma empresa de engenharia, por exemplo, pode descobrir que a construção de casas e apartamentos de alto padrão é um nicho em ascensão e merece ser estudado com atenção. 

Facilita a identificação de oportunidades

Por fim, a pesquisa de mercado é uma grande aliada da empresa, deixando-a sempre um passo à frente de seus concorrentes. Afinal, ela traz visibilidade sobre as demandas do consumidor e ajuda a identificar oportunidades e gargalos no mercado com mais rapidez.

Como fazer pesquisa de mercado: o passo a passo para não errar

Como fazer pesquisa de mercado o passo a passo para não errar

Agora que você já sabe de tudo isso, podemos partir para a prática. Preparamos um breve, mas poderoso, passo a passo com dicas que te ajudarão a extrair todo o potencial dos dados e impulsionar o crescimento de seu negócio.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre como fazer pesquisa de mercado, fique atento aos tópicos seguintes e não erre nunca mais!

Escolha como aplicar o questionário

Antes de tudo, é interessante definir como sua pesquisa de mercado será feita. Lembrando que ela se baseia na aplicação de questionários e isso pode ser feito por diversos meios, como entrevistas presenciais, e-mail, mensagens instantâneas ou até nas redes sociais.

Defina o objetivo da sua pesquisa

O próximo passo é definir o objetivo da sua pesquisa. Isso porque, como já destacamos, é possível investir nessa estratégia com diferentes focos, como lançamento de um novo produto, melhorar a precificação e expansão da área de atuação.

Escolha o público-alvo

Nem todas as pessoas são clientes em potencial de sua empresa, certo? Então não faz sentido fazer uma pesquisa de mercado de forma aleatória. O ideal é trabalhar com um público-alvo bem definido, com dados sobre idade, sexo, região e renda mensal, por exemplo.

Trabalhe com uma amostragem desse público

Mesmo definindo um público-alvo, você ainda terá um universo enorme de pessoas para entrevistar. Sendo assim, trabalhe com amostragem, definindo uma quantidade mínima de pessoas que te ajudarão a ter uma visão mais aproximada da realidade do mercado.

Monte o seu questionário

A etapa seguinte é estruturar o seu questionário. É aqui que você pensa nas perguntas e dados que deseja coletar, sempre atento aos objetivos já traçados anteriormente. Uma dica: elabore perguntas simples, diretas e sem ambiguidade.

Aplique o questionário

Tudo pronto, é hora de executar a pesquisa de mercado. Obviamente, essa é uma etapa muito importante e deve ser acompanhada de perto. Monitore a adesão e observe se o público está tendo dificuldades para responder às perguntas.

Faça a análise dos dados

A última etapa é a análise dos dados coletados. É nesse momento que você transformará as respostas em poderosos insights para o seu negócio. Uma boa estratégia é elaborar relatórios e gráficos que te ajudarão a visualizar melhor as informações e tomar decisões mais rápidas.

Conclusão

Entender como fazer pesquisa de mercado é fundamental para o desenvolvimento empresarial. Seja qual for o porte do seu negócio ou sua área de atuação, investir em uma atuação estratégica e baseada em dados é um dos primeiros passos para o sucesso.

Em um mercado repleto de concorrentes qualificados e consumidores exigentes, não há como correr riscos e gerenciar uma empresa baseada em feeling. Os dados são a base de uma gestão eficiente e você deve extrair todo o seu potencial.

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