Como realizar a manutenção em capelas de exaustão de gases?

A capela de exaustão de gases é um equipamento bastante utilizado em laboratórios, tendo como função a eliminação de gases, odores e toxinas nocivas à saúde humana provenientes da manipulação de produtos químicos.

Ela é, portanto, um item indispensável para os trabalhos realizados nestes ambientes, uma vez que impede que colaboradores se intoxiquem ao executar suas funções nestes locais, além de evitar a contaminação de outras substâncias presentes no recinto.

Além disso, a capela de exaustão é um equipamento desenvolvido a partir da fibra de vidro, sendo bastante fácil de operar e manipular.

Contudo, por ser um item essencial, é também preciso realizar uma manipulação preventiva e periódica, capaz de proporcionar uma melhor eficiência operacional.

Capela de exaustão: manutenção é indispensável

Assim como os laboratórios, as capelas de exaustão também exigem certos cuidados e precauções.

Sobretudo, é fundamental que profissionais se mantenham atentos ao funcionamento de todos os equipamentos utilizados dentro de um laboratório.

Além disso, embora pareça simples, ler o manual de instruções é de crucial importância ao trabalhar com estes equipamentos, especialmente a capela de exaustão de gases.

A recomendação é sempre trabalhar ao lado de outras pessoas no mesmo ambiente, o que fornecerá um auxílio maior para a contenção de incidentes e evacuações obrigatórias que costumam ocorrer nestes locais.

Já em relação à capela de exaustão, alguns cuidados básicos são essenciais para proporcionar a segurança e eficácia adequada a estes processos, entre elas:

Manutenção de capela de exaustão deve ser realizada por profissionais capacitados

Somente pessoas qualificadas podem realizar a manutenção e inspeção destes equipamentos.

Inclusive, a frequência mantida de inspeção deve ser baseada nos riscos que o equipamento possui, assim como nas instruções do fabricante e em sua necessidade de utilização.

Ela deve seguir as normas do fabricante

Cada capela de exaustão possui as suas próprias particularidades e critérios bem definidos, por isso, a inspeção deste equipamento deve ter como base as normas cedidas pelo fabricante.

Por exemplo, geralmente o duto de exaustão não deve ser instalado a mais de 3 metros de uma saída externa, além de não fazer curvas, o que acaba comprometendo a sua eficácia.

Atenção aos reagentes químicos

Técnicas que usam solventes, como hidrocarbonetos halogenados, tetracloreto de carbono, benzeno e outros componentes devem ser realizadas em salas individuais, com ventilação adequada e, em especial, por meio de capelas de exaustão.

Atente-se a limpeza de sua capela de exaustão

Para que a capela de exaustão opere adequadamente, é imprescindível avaliar se a mesma está completamente higienizada.

Por isso, é importante manter a janela do exaustor aberta o mínimo possível, evitando colocar o rosto para dentro. 

Para evitar equipamentos de baixa qualidade, a Fillkplas é a melhor solução

Para garantir a completa satisfação de nossos clientes, a Fillkplas trabalha de acordo com as normas do INMETRO, o que é evidenciado pela confiança cedida nos projetos entregues referentes à inspeção e manutenção de capelas de exaustão, além dos demais serviços prestados.

No mercado há mais de três décadas, a Fillkplas está ampliando seu campo de atuação para atender a demanda do mercado, permitindo a abertura de novas linhas de produção.

Portanto, para ter acesso às melhores capelas do mercado, conte com a Fillkplas! Entre em contato agora mesmo e adquira já um de nossos produtos. Atuamos com instalação e entrega de equipamentos em todo o Brasil. Aproveite!

Capela de exaustão