Jon Kent

Jon Kent – conheça algumas curiosidades do filho do Superman

Nos quadrinhos o filho do Superman já existe desde 2015, e mesmo que até hoje essa informação fosse desconhecida para você, o personagem recentemente virou notícia devido a sua orientação sexual ter sido revelada nas páginas da minissérie Superman: Son of Kal-El.

Portanto trouxemos alguns dos fatos principais para que você possa conhecer melhor a origem, poderes e outras curiosidades sobre o filho do Superman.

Nascimento

Filho de Clark Kent e Lois Lane, Jon Kent teve origem em um universo onde já estava morto, durante eventos ocorridos na saga Convergência. Nela temos o Superman e a Lois presos numa Gotham City existente numa cúpula do planeta Telos.

Por estar afastado do sol amarelo, Superman tem os poderes enfraquecidos, fato que possibilitou a ele conceber um filho junto a Lois. Logo depois dos eventos da Convergência, o vilão Brainiac oferece ajuda para enviá-los para a realidade que eles quisessem escolher.

O casal resolve morar no universo dos Novos 52, mudando-se para a Califórnia e alterando seu sobrenome para White. Enquanto Lois inicia a publicação de livros de forma anônima, o Superman trabalha nos bastidores para que possa manter aquele universo em segurança.

Em seu início de vida o garoto Jon cresceu de forma normal, como qualquer um de sua idade, não tendo nenhum poder e nem consciente de que teria vindo de outro universo. Mas, se tornando cada vez mais curioso, ele começa a perceber algumas inconsistências nas histórias que sua família lhe contava. 

Mas, após o ataque da Intergangue a sua família, seus pais resolveram contar toda a verdade ao garoto.

Poderes

Logo após a descoberta de sua origem, o jovem Jon começa a conhecer seus poderes, que inicialmente vinham de forma imprevisível, vindo e voltando ao acaso. Mas em certo momento os poderes dele começam a se manifestar, fazendo com que seus pais resolvam se mudar para uma fazenda e ficar mais próximo do seu antigo lar em Metrópolis.

Durante um período Clark começa a treinar seu filho para que ele esteja pronto para ajudar a humanidade com seus poderes. Assim, quando Clark sentiu que Jon estava mais preparado, apresentou aos membros da Liga da Justiça como o novo Superboy.

Mais poderes que o seu pai

Em sua maioria, os poderes de Jon se equivalem aos do seu pai, mas isso não significa que Jon não possa ter alguns poderes únicos, como por exemplo um super olfato, fator de cura especial e até a capacidade de criar uma explosão solar, criando enormes ondas destruidoras.

A combinação do DNA de uma humana com um kryptoniano misturou os pontos fortes de cada espécie, elevando o potencial de poderes de Jon.

De Volta ao Lar

Depois de um período perdido no multiverso, onde Jon se viu preso por 5 anos na Terra-3 e conseguiu escapar, voltando para a sua Terra e descobrindo que nesse universo se passaram apenas 3 semanas do seu sumiço para os demais.

Voltando para casa com quase 18 anos, seus pais se surpreenderam pois a última imagem do filho era de uma criança de 13 anos, o que acarretou alguns problemas para sua vida cotidiana.

Para seu melhor amigo Damian, o filho do Batman, Jon agora não tinha mais a mesma faixa etária, não sendo mais uma criança. Além disso, seus pais não conseguiriam explicar no colégio como o seu filho envelheceu tão rápido, fazendo assim com que Jon fosse impedido de voltar à escola.

Sua orientação sexual

E por fim, mas não menos importante, o motivo de toda a polêmica recente em torno do personagem, a sua orientação sexual, motivo que o faz ter muita representatividade e aumentou recentemente a sua popularidade, com várias notícias a respeito desse assunto.

Na edição número 5 da HQ Superman: Son of Kal-El, o roteiro nos revela que Jon Kent é bissexual e inicia um romance com o jovem Jay Nakamura, hacker ativista que tem idolatria por Lois Laine.

Acontece também que Jay possui um poder de não conseguir se ferir, fato que o roteirista Tom Taylor considera importantíssimo para o relacionamento de ambos, pois faz com que Jay seja a única pessoa na vida de Jon que ele não precise proteger, fazendo com que esse relacionamento seja repleto de igualdade e apoio entre ambos.

Texto enviado por Michel Ferreira, Legado da Marvel.