Implantes dentários – tipos, cirurgia, preço

Atualmente o mercado dispõe de diversos procedimentos capazes de proporcionar autoestima e bem estar aos pacientes e na odontologia, um procedimento que se destaca, por recuperar a autoestima e algumas funcionalidades, são os implantes dentários.

Os implantes dentários são dispositivos de alta tecnologia, formados por uma pino de titânio, que é previamente encaixado no osso da gengiva e por uma prótese feita também de titânio, que é fixada ao pino, substituindo um dente que tenha sido perdido.

O titânio é um material biocompatível, que possui baixíssimos índices de rejeição com o corpo, além de serem resistentes, cumprindo um bom desempenho na mastigação.

Essa biocompatibilidade é um dos fatores fundamentais para o sucesso do procedimento, fazendo com que o implante se adapte a estrutura óssea da mesma maneira que o dente perdido.

Conheça quais são os tipos de implante dentário

Conforme explicado anteriormente, os implantes dentários são dispositivos de alta tecnologia e por isso existem diferentes tipos no mercado, sendo cada uma dessas opções indicada para uma necessidade específica.

Esse fator faz com que seja de crucial importância avaliar com um cirurgião dentista capacitado qual é o tipo de implante que se adequa a cada caso.

Abaixo, você poderá conhecer um pouco sobre os principais implantes dentários disponíveis no mercado.

Implante unitário: Este é o tipo de implante mais adequado para casos de reposição de um único dente perdido, ou até mesmo quando é necessária a reposição de mais de um dente, mas que não estão em sequência.

Implante duplo: Esta é uma opção que se adequa perfeitamente em caso onde houve a perda de três dentes consecutivos. O cirurgião dentista deverá analisar as condições da estrutura óssea da gengiva do paciente, avaliando se ela é capaz de aguentar a colocação de dois implantes. O implante duplo possui um bom custo benefício, já que pode substituir três dentes com apenas dois implantes.

Implante zigomático: O implante zigomático é indicado para pacientes que sofrem com atrofia maxilar severa, dispensando assim a necessidade de fixação do implante na parte óssea da gengiva. Neste implante, a fixação é feita no osso zigomático, que pertence a região correspondente à maçã do rosto.

Prótese protocolo: Este tipo de implante é indicado quando boa parte dos dentes do paciente estão comprometidos, podendo inserir de 4 a 8 implantes para colocação de próteses. Um dos pré-requisitos para esse tipo de implante é que a estrutura óssea da gengiva do paciente esteja saudável.

Prótese overdenture: A overdenture é uma opção de prótese geralmente mais barata do que a protocolo, podendo inserir de 2 a 6 implantes para colocação de próteses. A prótese overdenture desempenha o mesmo papel que uma dentadura fixa, oferecendo resistência e segurança para uma boa mastigação, sendo possível retirá-la, facilitando assim a higienização.

Entenda a cirurgia para colocação de implantes dentários

A cirurgia para colocação de implantes dentários pode ser dividida em quatro fases, indo desde a colocação do pino para substituição do dente perdido, até a colocação da prótese definitiva.

Na primeira fase da cirurgia, o parafuso é colocado no osso da gengiva, em um procedimento que tem duração de 3 a 4 horas.

A cicatrização completa desta cirurgia pode levar até seis meses e somente após esse período, se torna possível colocar a prótese.

Além disso, a prótese colocada não é definitiva. A prótese definitiva só é colocada após um período de 9 meses, na maioria dos casos.

O objetivo de esclarecer o passo a passo das etapas da colocação de um implante dentário é expor a importância que esse procedimento possui para a reabilitação oral dos pacientes que sofreram com a perda de um ou mais dentes, seja por decontencia de alguma doença periodontal, por traumas ou extrações, não importa.

Quanto custa um implante dentário ?

O preço de um implante dentário pode variar de acordo com diversos fatores, sendo os principais a experiência do cirurgião implantodontista e a necessidade do paciente.

O preço do implante dentário poderá variar de acordo com o seu tipo, apresentando uma variação média de valores que vai de R$1.200,00 até R$2.500,00.

Por fim, é importante ressaltar que esse valor muitas vezes está atrelado apenas à colocação do parafuso, sem considerar as próteses.

Implantes dentários