Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre – a trajetória do Ayrton na F1 está presente neste game

Muitos dos que hoje assistem à Fórmula 1 não tinham nem nascido quando o nosso último piloto campeão mundial faleceu, em 1994.

Ayrton Senna é um dos ídolos do esporte nacional e acaba de receber uma homenagem à altura do seu legado nas pistas, com o lançamento da DLC do jogo Horizon Chase intitulada Senna Sempre!

Essa com certeza é mais do que uma simples expansão de jogo, é uma linda homenagem, de um estúdio nacional (Aquiris) que conseguiu resgatar as raízes dos games de corrida.

E com essa expansão temos a oportunidade de vivenciar momentos marcantes da carreira de Ayrton Senna na maior modalidade automobilística.

Inspirado nos games de corrida dos 16 bits, ele é veloz, fazendo com que você tenha de se basear mais no piloto da frente ou no horizonte do que no mini mapa da pista para se dar bem. 

Senna serviu de inspiração para outro jogo, em 1992 com o título Ayrton Senna’s Super Mônaco GP 2, para Mega Drive, onde o próprio piloto serviu de consultor para o seu desenvolvimento.

Além disso, outras homenagens no mundo dos games surgiram, como em Forza Horizon 4, tendo a McLaren de Senna ilustrando a capa.

Nos colecionáveis tivemos empresas como a Iron Studios fabricando estatuetas do piloto e brinquedos com carrinhos do nosso eterno campeão.

Os modos de competição do game

Em Senna Sempre temos a opção do modo carreira, onde passamos por alguns dos feitos do piloto durante seu trajeto na F1.

Você inicia tendo disponível o primeiro carro da carreira do Ayrton para pilotar, uma Toleman, chegando depois na Lotus e por fim na equipe que lhe proporcionou conquistar os 3 títulos da carreira, a McLaren.

Através dos cinco capítulos serão contadas algumas das histórias e circuitos marcantes da trajetória do piloto, trazendo toda aquela maravilhosa jogabilidade que conhecemos em Horizon Chase Turbo, só que agora com os carros da F1, sem contar com a exclusiva visão em primeira pessoa, trazendo você para o cockpit para dar uma melhor sensação de pilotagem, como nos velhos tempos do Mega Drive.

Uma emoção a parte acontece em alguns momentos que são exibidas frases do piloto ou da torcida, como o famoso “olê, olê, olê, olá, Senna! Senna!” da arquibancada de Interlagos quando você passa rasgando na reta de chegada. Você também pode jogar com até 4 amigos no modo multiplayer local.

Por que Senna desperta paixão no povo brasileiro até hoje?

Nosso povo passa por muitos desafios na vida mas é guerreiro, batalhador e sempre segue em frente mesmo com algumas adversidades.

O brasileiro gosta do esporte e enxerga nele um lugar em que todo mundo pode ter uma chance, tendo sempre alguns ídolos para servir de inspiração, que vieram da classe baixa e ultrapassaram barreiras para conquistar seus sonhos e triunfarem nas suas categorias, como Pelé, Popó, Rayssa Leal e Rebeca Andrade.

E mesmo que Senna não seja um exemplo de alguém que veio da pobreza para conquistar sucesso, ele será sempre lembrado com muito orgulho pelo povo por sua garra, dedicação, jeito vencedor e quem levava com orgulho o nome do Brasil e as cores da bandeira para o mundo inteiro saber que ele era brasileiro.

E isso transforma suas conquistas em algo que o povo se agarrava. Mesmo após sua morte ele deixou um legado que vai além dos esportes, criando o Instituto Ayrton Senna para buscar ajudar as crianças e jovens através da educação.

É claro que seus feitos na pista sempre vem a mente das pessoas quando seu nome é citado, como na primeira vitória no Brasil, onde ele finalizou a corrida com seu câmbio travado na sexta marcha e foi ao pódio tão exausto que nem conseguia levantar direito o troféu.

Ele também se envolveu em polêmicas na F1 e criou “inimigos” dentro das pistas, mas seu laço de carinho com as pessoas mais próximas e com a população brasileira é eterno.

Dessa forma devemos comemorar e curtir sempre que os games queiram homenagear de uma forma tão linda os heróis nacionais que temos nos esportes.

Que Horizon Chase: Senna Sempre sirva de inspiração para outros jogos, assim como o Senna serve de inspiração para nós.