Entenda a importância de guardar livros de forma correta

O texto aborda modos de como organizar os livros da melhor forma, elencando alguns cuidados básicos e demonstra como o uso do self storage pode ser uma opção interessante para isso.

Quando se trata de como guardar livros, a primeira coisa que vem à cabeça é que esses objetos são bastante delicados e, por isso, é preciso ter cuidados redobrados nesse processo.

Uma coleção de livros representa muito a personalidade de uma pessoa. Isso quer dizer que conservar esse acervo é muito importante, já que ele pode representar até mesmo a história pessoal de seus donos.

Em um mundo que se torna mais digital a cada dia, os livros são itens especiais e, para uma parcela da população, precisam se manter conservados, sejam como objetos de coleção ou não.

Uma opção interessante na conservação de livros se trata da utilização do self storage, que é um ambiente propício para preservar a integridade do acervo e mantê-los em segurança.

Diante disso, veja agora como você deve guardar seus livros e qual a importância disso para que eles tenham maior longevidade. Confira agora!

Como guardar livros de forma organizada

Quem conta com um grande volume de livros sabe muito bem como é difícil guardá-los com a máxima preservação sem que haja desorganização em sua casa.

Contudo, hoje em dia há meios bastante práticos para lidar com essa situação, que são capazes de garantir a máxima organização de todo o seu acervo.

A seguir, veja alguns cuidados básicos na hora de guardar seus livros.

Escolha um ambiente

Locais úmidos ou expostos à iluminação podem ajudar no surgimento de fungos e traças, por exemplo, que provocam efeitos indesejados.

Por conta disso, você deve escolher um ambiente que seja adequado, sempre evitando que eles tenham contato com agentes capazes de prejudicar a integridade do acervo.

Tenha cautela com o manuseio

É interessante pensar também em como os exemplares são movimentados. Desse modo, procure deixar os itens de forma acessível, notadamente os que você costuma ler periodicamente.

Um dos principais problemas do uso de livros que prejudica sua organização é a distribuição ineficiente deles, conforme sua utilização.

Sendo assim, busque deixar as obras que você mais acessa em pontos visíveis e simples de serem deslocadas.

Outra questão é que não se deve utilizar objetos como clipes de papel para marcação de folhas. Isso pode provocar manchas no papel.

Opte pelas caixas corretas

Procure por caixas de papelão sem lignina e que estejam livres de ácido. Além de serem materiais duráveis, esse modelo de caixa evita danos nos livros armazenados, já que alguns desses elementos prejudiciais não estão presentes em sua composição.

Para simplificar o manuseio, escolha caixas que sejam de tamanho menor, já que elas, mesmo cheias, não ficam tão pesadas na hora do transporte.

Faça uma limpeza prévia

Outro ponto que você deve observar na hora de saber como guardar livros é se certificar de que todos eles estejam limpos.

Exemplares sujos podem acabar espalhando poeiras e outros agentes por todo o restante da sua coleção. A limpeza antes do armazenamento garante maior durabilidade e facilidade na hora de organizar a armazenagem.

Evite sacos plásticos

Mesmo que o saco plástico pareça ser uma boa ideia, ao longo do tempo, pode acabar prejudicando a estrutura do livro.

Esses objetos ao serem armazenados em sacos plásticos ficam muito fechados, o que pode acarretar o surgimento de fungos.

Alinhe em ordem alfabética

Organizar sua coleção por ordem alfabética facilita no momento de localizar o que você procura, principalmente se os livros são usados frequentemente.

Esse método é essencial para quem está se graduando e tem uma quantidade considerável de obras na sua casa.

Organize por tamanho

Quem coleciona livros não é como colecionar figurinhas ou bolinhas de gude, não é mesmo? Estamos falando de objetos de porte maior, pesados e que ocupam uma grande parte do ambiente de um cômodo.

Desse modo, organizá-los por tamanho é uma excelente maneira de fazer com que todos eles caibam dentro de uma caixa, uma estante ou um guarda volume.

Como conservar os livros de maneira correta

Um dos meios de saber como guardar livros corretamente e garantir seu estado de conservação por um longo tempo é adotando algumas soluções práticas disponíveis no mercado. O self storage é uma ótima opção para isso.

O guarda volumes se trata de um box privativo em que você poderá armazenar seus livros pelo tempo que precisar.

Sabe-se que alguns estudantes viajam para o exterior e manter um apartamento alugado apenas para deixar seus pertences é praticamente inviável.

Além disso, como os grandes centros urbanos estão cada vez mais disputados, os apartamentos estão cada vez menores, o que demandaria muito espaço apenas para armazenar os seus livros.

Por isso, contar com guarda volumes é uma opção interessante nesses casos.

Veja agora algumas das vantagens de optar por esse método.

Sem burocracia

É preciso apenas apresentar seu documento pessoal e um comprovante de residência e pronto! Você já poderá guardar seus livros em um box tranquilamente.

Além do mais, não há taxas de adesão ou rescisão e não é necessário ter um fiador. Ressalta-se que quando for retirar ou colocar um livro no box, nenhum custo adicional será cobrado.

Segurança

O self storage apresenta uma série de itens de segurança, como câmeras 24 horas por dia e um sistema de combate a incêndios. O box permanecerá trancado e somente poderá ser acessado com uma chave que estará em sua posse.

Dimensões

Você pode escolher um box que atenda às suas necessidades, já que existem opções de diversos tamanhos. Ou seja, todos seus livros ficarão guardados tranquilamente e não importa a quantidade.

Enfim, é de conhecimento de todos que há obras de valor significativo e por isso você deve ter cuidados.

Lembre-se de abrir, examinar e movimentar os exemplares regularmente, uma vez que isso também ajuda no processo de conservação.

Um ponto importante é não deixar os livros na posição diagonal, visto que isso pode provocar danos aos papéis e as capas das obras.

A forma de como guardar livros pode variar de pessoa para pessoa, já que um determinado método talvez não seja o ideal para o outro.

Porém, para quem precisa guardar sua coleção em outro lugar que não seja a sua casa o uso do self storage é ideal.

Entenda a importância de guardar livros de forma correta