Como fazer a limpeza de mictórios

Como fazer a limpeza de mictórios?

Saiba quais práticas de limpeza devem ser adotadas para higienizar esse objeto.

Quando o assunto é limpeza, os banheiros demandam atenção redobrada e técnicas específicas para executar uma higienização completa e eficiente.

Cada objeto que compõe esse cômodo possui particularidades que devem ser consideradas desde o momento em que os produtos são escolhidos até a conclusão da limpeza.

Os mictórios não fogem a essa regra. Para realizar a higienização, é necessário conhecer e compreender as principais soluções de limpeza destinadas a esse objeto.

Adiante, selecionamos soluções capazes de auxiliar a rotina de limpeza dos mictórios, seja em banheiros públicos ou particulares.

Tela neutralizadora

A tela neutralizadora para mictórios possui como principal vantagem a diminuição do odor de urina no objeto, colaborando para a limpeza e sensação de bem-estar do usuário.

A instalação da tela é simples e realizada junto ao ralo do mictório. Uma vez colocada, a tela deve permanecer encaixada, sendo retirada apenas durante a limpeza do mictório.

A duração varia conforme o modelo escolhido, portanto é preciso ler as instruções do fabricante para que a solução funcione corretamente.

Tapete para mictório

O tapete para mictório é outra opção para prevenir odores indesejados no banheiro. Os pequenos furos presentes em toda a extensão do produto evitam que a urina respingue durante o uso, auxiliando na manutenção da limpeza do ambiente.

Uma vez instalado na base do mictório, o tapete não permite que resíduos maiores passem pelo ralo, eliminando situações indesejadas como o entupimento dos canos.

Para usufruir dos benefícios do produto, é preciso se certificar de que a instalação foi realizada da maneira indicada pelo fabricante.

Hábitos de limpeza

O uso do tapete para mictório e da tela neutralizadora colaboram para a manutenção da limpeza dos mictórios, entretanto, é preciso estabelecer bons hábitos de limpeza associados para atingir bons resultados.

A seguir, selecionamos pontos que devem ser considerados antes, durante e depois da higienização dos mictórios.

Escolha dos produtos

A qualidade dos produtos escolhidos para a realização da limpeza influencia diretamente no sucesso da higienização dos mictórios.

Para conquistar um resultado satisfatório, é recomendado que sejam escolhidos produtos de linhas profissionais indicadas para esse objeto.

Cuidados com a manutenção geral

Como pontuado, é necessário se certificar de que as soluções de limpeza escolhidas foram instaladas corretamente. Além disso, essas soluções devem passar por uma manutenção geral durante as limpezas.

É nesse momento que deve-se observar se os itens se mantêm instalados na posição correta. Os ralos e canos também devem ser avaliados por um profissional periodicamente.

Rotina de limpeza

Após a realização da manutenção do mictório, é preciso estabelecer uma rotina de limpeza a ser criteriosamente seguida.

A frequência da higienização irá depender do fluxo de pessoas que utilizam o mictório. Em um estabelecimento público, é recomendado que a limpeza básica seja realizada ao menos duas vezes ao dia.

Somada à limpeza básica, é necessária a realização de uma limpeza mais detalhista nos mictórios ao menos uma vez por semana.

É nesse momento que as telas e tapetes devem ser conferidos, assim como os pontos de difícil acesso que passam despercebidos durante limpezas mais breves.

As limpezas pesadas exigem maior tempo de dedicação, por isso é recomendável que sejam realizadas em períodos de menor movimento.

Conscientização do uso dos mictórios

A conscientização do uso dos mictórios não faz parte direta da limpeza, mas pode colaborar com sua manutenção de maneira ativa.

Para isso, é possível recorrer ao uso de placas e orientações instaladas no próprio banheiro, indicando boas práticas de limpeza ao usuário.

Manter atenção à reposição de itens básicos de limpeza, como sabonetes e papéis para enxugar as mãos, também são uma forma de conscientização, que contribuem para que o usuário tenha uma sensação de limpeza e satisfação maior com o ambiente onde os mictórios são instalados.