Sabor e saúde: veja os benefícios da água de coco

Está na dúvida se a água de coco é saudável? Neste artigo, mostramos inúmeros benefícios da bebida.

benefícios da água de coco

Quem não gosta de uma água de coco bem gelada? Além do sabor irresistível, a bebida traz enormes benefícios para a saúde. Por ser 100% natural, as restrições são mínimas e é recomendada para todas as idades.

Por isso, não deixe de acrescentá-la na sua lista de compras de supermercado. Quer conhecer um pouco mais sobre a água de coco e seus benefícios? Continue a leitura até o final!

De que é feita?


A água de coco, líquido transparente encontrado dentro do coco, difere do leite de coco, que combina água de coco e coco ralado. Ela tem um sabor levemente adocicado de nozes e baixo teor de açúcar e calorias.

No entanto, também possui eletrólitos como potássio, sódio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos. Isso significa que é algo bom para beber após o exercício ou durante uma doença leve — embora possa não ser melhor que a água.

Quais os benefícios de beber água de coco?


Beber água de coco pode fazer parte de uma dieta saudável, pois ajuda você a se manter hidratado. É considerada uma boa opção porque ao mesmo tempo em que tem poucas calorias, é livre de gorduras e colesterol. Antes de abrir uma garrafa de água de coco, certifique-se de estar ciente de como isso pode afetar pessoas com pressão alta, diabetes e outras condições.
 

Ajuda na hidratação


Embora seja comparável às bebidas esportivas, que podem ser carregadas com açúcares e aromatizantes, a água de coco tem poucas calorias e carboidratos. Esses eletrólitos de potássio, sódio e magnésio desempenham um papel importante no líquido.

Rico em potássio


A maioria das pessoas não obtém potássio suficiente em sua dieta. O mineral ajuda a remover o sódio extra do corpo por meio da urina. A água de coco pode, inclusive, ajudar a reduzir a pressão arterial.

No entanto, se você estiver tomando medicamentos para pressão arterial, pode ser melhor evitar a água de coco, pois pode baixá-la muito. O ideal é discutir isso com um médico. Também é recomendado que você não beba água de coco duas semanas antes de qualquer cirurgia, pois pode afetar a sua pressão arterial, mais uma vez, devido aos altos níveis de potássio.

Baixo em calorias


Outros sucos de frutas podem ser ricos em açúcar e carboidratos. Já a água de coco tem poucas calorias, sendo uma boa opção para quem gosta de bebidas doces. Para se ter uma ideia, a água de coco tem cerca de 40 a 60 calorias em 8 copos — cerca de 1/2 do suco de laranja. Se você gostar do sabor, pode inclui-la na sua dieta saudável.

Pele mais saudável


A água de coco também pode auxiliar no combate à acne devido a suas propriedades antimicrobianas, sugere um estudo preliminar de 2017 da NCBI. A pesquisa também mostra que consumir água de coco pode ajudar o seu sistema antioxidante, neutralizando os efeitos dos radicais livres.

Quais as melhores dicas para beber?


Embora existam muitas opções quando você procura água de coco em supermercados, aqui estão alguns pontos a serem observados antes de experimentá-la:

  • Leia o rótulo. Escolha opções que sejam 100% água de coco e não contenham açúcares ou conservantes adicionados;
  • beba após o exercício para aumentar a hidratação;
  • aproveite a qualquer hora do dia. A água de coco pode ser apreciada com o estômago vazio ou com uma refeição;
  • misture com outras bebidas. Se você não gosta do sabor da água de coco, experimente adicioná-la à água com gás ou usá-la em vitaminas;
  • tenha cuidado se você tem doença renal crônica, pois precisará limitar o consumo de potássio.