A principal característica desse tipo de empréstimo é sua cobrança feita de forma automática diretamente no contracheque ou benefício previdenciário da pessoa.
Também conta com sua taxa de juros relativamente baixa comparada aos demais créditos do mercado.
E como funciona essa modalidade de empréstimo?
Em um momento de dificuldade financeira, pessoas buscam ajuda no empréstimo para quitar suas dívidas urgentes e não ser negativado.
O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem novas regras, saiba de que forma ele te ajudará nesse momento.
Porém como qualquer tipo de crédito ele precisa de cautela e pontos de atenção. Quer saber o que é necessário para contratá-lo? Acompanhe o post de hoje para tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado conta com algumas vantagens, tais como taxas de juros baixas e não precisar de fiador devido a ter suas parcelas descontadas diretamente da folha de salário ou aposentadoria da pessoa.
Por isso, os juros cobrados por bancos costumam ser menores que os demais créditos. Afinal, o risco de inadimplência é baixo, já que o valor é pago automaticamente.
Porém, ainda que pareça ser uma boa opção para momentos de aperto, é necessário que você saiba exatamente como funciona o empréstimo consignado. Já que ele é um empréstimo como qualquer outro.
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado funciona com uma margem consignável, que é um valor limite que pode ser descontado. Desse modo, o valor liberado será de acordo com a renda da pessoa.
Dentro da modalidade a dois tipos a se escolher:
- empréstimo pessoal: quando você solicita a chamada margem nova ao banco e paga as parcelas mensais do empréstimo;
- cartão de crédito consignado: É um cartão de crédito comum, porém com taxas de juros menores e tem os valores descontados diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS.
O valor poderá chegar até 120 vezes a depender do caso, e possuir até 9 contratos de empréstimos ao mesmo tempo. A taxa de juros pode chegar a 1,8% ao mês. Já o segundo, possui juros máximos de até 2,7% por mês.
Conheça as novas regras de funcionamento do mundo do consignado:
Quem pode fazer um empréstimo consignado?
Essa modalidade pode ser contratada somente por pessoas que possuem renda fixa mensal, por isso o empréstimo consignado ficou popular entre os seguintes grupos:
- trabalhadores com carteira assinada;
- aposentados;
- pensionistas;
- servidores públicos;
- militares das forças armadas.
Como contratar o crédito consignado?
É necessário as seguintes documentações para realizar seu empréstimo:
- RG;
- CPF;
- comprovante de residência atual;
- comprovante de renda atual.
O valor cedido será de acordo com a renda do indivíduo
Há uma lei, a nº10.820 que determina o valor máximo da parcela desse empréstimo com sendo até 35% do salário do consumidor. E também 5% do limite é reservado apenas para o cartão consignado.
Na consulta, é feita a confirmação da documentação do cadastro ao INSS e também avaliada através do extrato de pagamento sua margem consignável, podendo ser retirada de forma fácil pela internet, para com isso oferecer valores e prazos maiores ao cliente.
Por isso, é fundamental que você mantenha seus dados atualizados e também analise sua margem consignável antes de solicitar o crédito.
Assim, você saberá de antemão os valores e taxas de juros disponíveis para você, o que lhe ajuda a se planejar e evitar erros.
Depois disso, caso o beneficiário aprove a proposta, o próximo passo será a assinatura do contrato e o envio para a averbação no INSS. Tendo a opção de fazer tudo 100% online.