Review iPhone SE

Review iPhone SE, tudo sobre o modelo

Smartphone mais acessível da maçã entrega alto desempenho em tamanho compacto      

Em 2016, a Apple surpreendeu o mercado e os fãs ao anunciar uma linha do seu smartphone focada em um preço mais amigável, sem perder desempenho para funções básicas.

Os anos se passaram, e, em 2020, a empresa anunciou a segunda geração do iPhone SE, mesclando características de outros modelos para oferecer um preço mais em conta.

A chegada do iPhone 12 reforçou a necessidade de muitas pessoas por um smartphone com excelente desempenho, durabilidade e preço mais acessível.

Por isso, o iPhone SE de 2020 continua sendo uma ótima opção para quem quer um smartphone Apple sem desembolsar tanto.

Confira as principais características do modelo, as suas vantagens e o que considerar antes de optar pelo iPhone SE.

O que é o iPhone SE?

Anunciado oficialmente em 2016, o primeiro iPhone SE foi considerado um intermediário entre o modelo da época, o iPhone 5, e os novos modelos lançados, o 6 e o 6S.

Com uma diferença considerável de tamanho e de preço, o iPhone SE era uma alternativa mais acessível e que mantinha o que se esperava de um iPhone para a época.

Nos EUA, o modelo se tornou bastante popular, e, no Brasil, acabou caindo no gosto de quem não se adaptou logo de cara com as telas maiores e o design arredondado sugeridos pela geração 6.

Em 2020, a Apple revisitou o modelo SE para oferecer no mercado um celular de alto desempenho, mas que resgata o tamanho “antigo” de seus smartphones, junto de um preço mais próximo do que pode ser chamado de entrada.

Simples e com excelente desempenho

A proposta do iPhone SE é ser mais simples, embasada principalmente no seu preço bem menor que o das gerações atuais. Mas, no quesito desempenho, o modelo não sai perdendo.

Além do preço menor, o modelo SE é perfeito para quem não faz questão de um smartphone que ocupa toda a mão, mantendo um padrão de uso mais confortável e focado em atividades cotidianas, como trocar mensagens e acessar redes sociais e e-mail.

Tela

Sua tela de 4,7 polegadas o deixa lado a lado com os seus irmãos, o iPhone 7 e o iPhone 8. Aliás, o modelo SE é praticamente idêntico ao iPhone 8, descontinuado pela Apple.

Sua resolução garante a você assistir a vídeos e filmes com alta qualidade. No entanto, um usuário mais exigente vai notar a diferença na qualidade para as telas mais recentes.

Câmera

O iPhone SE 2020 possui uma única câmera na parte traseira, assim como o iPhone 8. Embora os modelos atuais sejam conhecidos pelo seu “cooktop” do conjunto de câmeras, o modelo SE não deixa a desejar para quem faz registros pontuais no dia a dia, oferecendo praticidade e fotos de alta qualidade.

Armazenamento e bateria

Com opção de 64 GB, 128 GB e 256 GB, o iPhone SE oferece armazenamento suficiente para o usuário usar de acordo com sua necessidade.

As fotos e os vídeos em altíssima qualidade podem ser armazenados em nuvem, deixando o espaço interno reservado para aplicativos e arquivos gerais.

Se você deseja ficar o dia inteiro longe da tomada, isso não será possível com esse aparelho. Para ser um modelo mais leve e mais compacto que os demais para o padrão do mercado atualmente, a Apple precisou sacrificar o tamanho da bateria, que, com uso moderado, pode render um expediente inteiro com uma única carga.

Design

Um dos principais atrativos do iPhone SE é seu design: a tela de 4,7 polegadas agrada a quem não se acostumou ou não gosta das telas gigantes atuais, fazendo dele um aparelho super leve e fácil de ser levado no bolso.

Em comparação com o iPhone 8, nada mudou. Contudo, a parte traseira deixou de exibir a inscrição “iPhone” — padrão adotado para as novas gerações —, e o logo da empresa foi reposicionado.

Vale a pena?

Se você busca um aparelho versátil, pequeno e para uso cotidiano, o iPhone SE é, sim, um bom investimento. Existem outros modelos na mesma faixa de preço com mais funcionalidades, mas seu desempenho, de forma geral, acaba compensando a bateria de baixa capacidade e o torna um modelo de entrada bastante vantajoso.