O que é o estilo de moda Y2K

O que é o estilo de moda Y2K?

O estilo de moda Y2K, estilo dos anos 2000 voltou com tudo em 2021. Se você não viveu os anos 2000, com certeza vai estranhar a sigla Y2K.  

Mas seu significado é, na verdade, bem simples: Y (year) 2 (dois) K (mil) e era associado ao chamado bug do milênio, uma pane nos sistemas computacionais que as pessoas acreditavam que ocorreria com a transição dos anos 1990 a 2000.  

Hoje, em 2021, o termo Y2K voltou à tona após ficar em segundo lugar nas buscas do Google e fazer com que a hashtag #YSK ganhasse mais de 2 bilhões de visualizações. Com isso, muitas pessoas se lembraram da moda feminina e masculina da época, associando o termo ao estilo de moda.

Y2K vs versão atualizada

A moda dos anos 2000 era caracterizada por peças como jeans de cintura baixa, saia plissada, cardigã cropped, sapatos de salto plataforma, conjuntos esportivos, clássicos óculos de lente colorida, entre outros.

Esses itens eram muito comuns nas composições montadas por celebridades como Britney Spears, Paris Hilton e as Spice Girls, que usaram e abusaram. Mas cantoras atuais, como Dua Lipa, também são vistas seguindo esse visual.

Apesar de ainda manter as referências românticas e urbanas, o estilo Y2K de 2021 sofreu uma pequena atualização, com as peças ainda tendo uma pegada moderna e, assim, permanecendo na nossa realidade, algo mais “utilizável” para as atividades do dia-a-dia e não algo muito conceitual ou artístico.

Peças Y2K

Camisetas baby look

As camisetas que deixavam a barriga à mostra eram muito comuns nos anos 2000. Elas podem ser encontradas nas lojas de departamento com os mais diversos estilos e estampas. Você pode usá-las tanto com um jeans quanto com roupas de alfaiataria. O resultado ainda será algo elegante.

Saias plissadas

Quem não se lembra desse clássico presente no filme As Patricinhas de Beverly Hills? As saias plissadas amarelas viraram mania entre as garotas depois que a personagem interpretada por Alicia Silverstone apareceu usando em uma das cenas.

A dica aqui é usar a peça com suéter oversized, top curto, blazer, camisetas baby looks, tênis ou botas. Um look muito legal e jovial é o chamado colegial: utilize as saias plissadas com um All Star de cano médio e uma meia branca um pouco mais longa.

Bandana

A bandana usada na cabeça era algo que diversos artistas da época usavam para dar uma despojada no look. Existem diversas formas de usar a peça, sendo a mais comum dobrá-la no formato de um triângulo ao redor da cabeça. Mas você também pode utilizá-lo como uma faixa de cabelo que ainda estará dentro da temática Y2K.

Presilhas no cabelo

A cantora Dua Lipa já chegou a postar em seu Instagram uma foto usando o apetrecho no cabelo, marca registrada da era Y2K. Na época, os modelos mais comuns eram em formato de borboleta ou coloridos, mas você pode escolher algo mais discreto se quiser.

A única regra para seguir o estilo dos anos 2000 é deixar o acessório à vista, seja usando no comprimento das mechas ou prendendo atrás das orelhas. Abuse da sua criatividade e arrase com as presilhas!

Cardigã cropped

Popularmente conhecido como bolero, o cardigan cropped é uma peça que apresenta uma amarração próxima ao busto. É quase impossível não ligar essa roupa aos anos 2000 devido à sua popularidade na época.

Com a chegada do inverno, você pode usar o cardigã cropped com calças jeans, por exemplo. A peça irá garantir um visual mais fofo à produção. Ela também pode ser usada sobre outra blusa, como a de alcinha, por exemplo.

Jeans cintura baixa

Nos tempos atuais, cada vez mais falamos sobre não colocarmos um padrão de corpo sobre as peças e, principalmente: nunca afirmar que uma pessoa não deve usar determinado tipo de roupa por ter o corpo mais cheinho.

Nos anos 2000, infelizmente este discurso não era levado a sério, por isso o retorno do jeans de cintura baixa, que deixa parte da barriga à mostra, pode fazer com que muitas pessoas queiram evitar usar a peça. Use sem medo de ser feliz! Se preferir, combine com um top cropped ou aquela camiseta baby look.