Dicas de como usar saia longa

A saia longa é um clássico da moda e existe há muito tempo, antes mesmo das minissaias e calça jeans. Mas, o que antes era usado apenas em ocasiões especiais ou visto como peça formal, hoje em dia a saia longa é atemporal e está em alta tanto para eventos formais quanto casuais. Seja com uma blusa de linho manga franzida ou até mesmo com um casaco Jacquard, a saia longa é democrática e pode ser usada de diferentes maneiras. Mas, com tantas possibilidades, sabemos que pode ser difícil criar produções visuais. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar dicas de como usar saia longa.

Dicas de como usar saia longa

Look despojado


Se você tem um estilo mais despojado e gosta de saias longas, saiba que é totalmente possível criar diferentes produções com elas. Combinar uma blusa de algodão com saias de tecidos leves ou até mesmo jeans, irá promover maior informalidade para o look, sendo o conjunto ideal para o dia a dia ou eventos mais casuais, independente do horário. É fato que todo mundo ama o algodão e a camiseta é ideal para deixar a composição mais leve e você pode utilizá-la tanto justa quanto solta.


Modelagem justa


Existem peças como camisetas e bodies que são mais justas ao corpo, sendo que o mais recomendado é utilizá-las por baixo da saia. No entanto, se usar da maneira correta, também é possível usar por fora. Por exemplo, se a saia for solta e feita com tecido leve, a camiseta justa por fora fica bem interessante. Evite apenas usar um modelo comprido demais.

Modelagem ampla


Saiba que blusas mais soltas e descontraídas também são ideais para usar com saia longa, visto que são bem versáteis. Você pode usar por cima, por dentro, com apenas a parte da frente por dentro... Enfim, coloque sua criatividade para funcionar! No entanto, fique atenta com as roupas mais finas, que podem acabar marcando e influenciando negativamente na modelagem da saia. Se quiser, faça um nozinho na frente.

Look social


Para mulheres que preferem um estilo mais sério ou querem usar saia longa em ocasiões mais formais, apostar em camisas ou blusas sociais é uma ótima alternativa, visto que deixa a composição feminina sem deixar de lado o aspecto social. Portanto, para isso, busque utilizar tons mais sóbrios, como preto, branco e cinza. Mas, para não deixar o look apagado, invista em alguns acessórios, como colar, pulseira ou sapatos com tons mais vibrantes.

Para baixinhas


É fato que muitas mulheres de baixa estatura deixam de usar saia longa. Mas, isso acontece porque não sabem como utilizá-la a seu favor. É essencial se atentar ao comprimento das saias, pois ela deve cobrir os sapatos. A dica então é optar por salto alto, como Anabela, por exemplo. Além disso, apostar em look monocromático também pode te ajudar a parecer mais alta. Mas, se não tiver itens da mesma cor, use tons próximos para manter o efeito. Em relação à modelagem da saia, opte por modelos de cintura alta para alongar suas pernas, e evite bolsas muito grandes.

Plus Size


Assim como para as baixinhas existem alguns truques para deixar o look ainda mais interessante, para quem veste o tamanho plus size também é possível. O ideal aqui é apostar no corte reto e cor lisa em conjunto com uma blusa mais solta. Mas, se usar estampa, não deixe de combinar com uma blusa lisa. Além disso, atente-se para o volume, pois saias muito volumosas podem dar a sensação de que o corpo é maior. Portanto, coloque a saia na altura do umbigo e inclua um cinto para finalizar e cinturar a produção.

Para mulheres altas


Se você é alta e não deseja ter a silhueta alongada pela saia longa, fique tranquila, pois existem formas simples para usar e abusar dessa peça. Aposte então em estampas e também em listras horizontas. Mas, cuidado com estampas grandes, pois elas podem dar a impressão que você é mais alta e maior.

Sapato


Se optar por usar saia longa, é muito importante atentar-se aos sapatos. Isso porque, eles podem influenciar positiva ou negativamente na produção e devem ser escolhidos de acordo com a ocasião. Por exemplo, para um look mais casual, aposte em rasteirinhas, tênis, sapatilhas e sandálias de tiras mais largas. Já para saltos, prefira os de Anabela ou quadrados. Por outro lado, modelos como scarpin e com saltos muito finos, devem ser usados apenas em eventos formais. Além disso, se quiser ousar, aporte em botas de cano curto para os dias mais frios e looks de inverno.
 
Então, agora que você sabe como usar saia longa, já pode criar suas combinações. Lembre-se de priorizar o conforto, visto que uma peça bonita não faz todo o trabalho da produção. É importante manter a postura, além de escolher itens que permitam sua mobilidade.