arrumar a mala

Vai viajar? Confira 10 dicas simples para arrumar a mala

Arrumar a mala de forma organizada pode se tornar um grande desafio para sua viagem, nesse post iremos te mostrar 10 dicas imperdíveis para facilitar sua vida.

Arrumar a mala é uma das principais preocupações na hora de viajar, sendo um passo importante de como planejar uma viagem sem preocupações.

Entretanto, muitos viajantes erram nessa organização, seja levando mais itens do que o necessário ou esquecendo outros essenciais.

Você vai viajar, mas quer uma ajudinha para saber como arrumar mala para viagem internacional ou nacional? Então, confira neste post 10 dicas simples para deixar a sua pronta para o embarque.

1. Faça uma lista dos itens essenciais antes de arrumar a mala

Conforme o tempo, local e dias de viagem, é preciso incluir ou retirar alguns itens da sua bolsa. Para evitar transtornos, faça uma lista do que é essencial levar antes de arrumar a mala.

Se você vai viajar para um lugar frio, é preciso pensar nas peças que mais se adequam à temperatura e clima da região.

Caso seja necessário muitas roupas pesadas, escolha peças coringas que podem ser utilizadas por mais dias. Com isso, você evita levar peso excessivo na bagagem.

Ao viajar para lugares mais quentes, o normal é se empolgar e colocar muitas peças e, consequentemente, mais peso na mala.

Muitas das vezes essas roupas não são nem utilizadas. Evite isso e retire os itens desnecessários sempre que possível.

Priorize aumentar a quantidade de peças íntimas, pois elas necessitam ser trocadas com maior frequência. Diminua a quantidade de calça jeans, roupas pesadas e sapatos.

  • Itens para higiene bucal
  • Escova ou pente para cabelos
  • Desodorante e perfume (tamanhos menores)
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Sabonete
  • Toalha de banho compacta e de secagem rápida
  • Protetor solar
  • Creme para barbear
  • Barbeador
  • Itens de higiene pessoal
  • Medicamentos pessoais e receitas médicas
  • Medicamentos para emergências (analgésico, anti-histamínico, laxante)
  • Anticoncepcional

Ao viajar com crianças, não se esqueça dos itens importantes dos pequenos, ainda mais das roupas que são sempre utilizadas, documentos necessários para a viagem, medicamentos e receitas médicas.

É sempre bom verificar com a companhia aérea como arrumar mala para viagem internacional, pois alguns países e empresas possuem restrições distintas.  

2. Separe cada item antes de arrumar a mala

É essencial separar cada item que vai levar na viagem antes de arrumar a mala.

Para isso, faça pilhas de itens iguais, ou seja, roupas íntimas, blusas, bermudas, calças e toalhas. Com a separação, fica mais fácil visualizar cada peça e evitar esquecer de algo.

Utilizar organizadores de tecido também é uma boa dica para evitar que as peças e objetos fiquem espalhados dentro da sua bolsa de viagem.

Guarde as peças iguais juntas no mesmo organizador e arrume a mala mais rápido, sem estresse na hora de tirar os itens que precisar durante a viagem.

3. Prefira peças de roupas em cores neutras

Se você ama peças coloridas, pode ter dificuldade de arrumar a mala, pois com tantas opções e combinações, nem sempre é fácil acertar os looks perfeitos para cada dia.

Para ter mais opções durante a viagem, prefira arrumar a mala com peças de roupas neutras, em tons de cinza, bege, branco, preto.

Se quiser ousar nas cores, opte por utilizá-las nos acessórios, como lenços, cachecóis, toucas, chapéus, bijuterias e até na maquiagem.

4. Pesquise sobre o destino de viagem

Pesquisar o destino de viagem é outra dica antes de arrumar a mala. Verifique todas as informações necessárias para escolher as peças de roupas e sapatos.

Em lugares muito frios, o uso de sapatos apropriados para baixas temperaturas pode ser necessário, assim é muito importante verificar essas informações, evitando surpresas desagradáveis durante a viagem.

Por isso, não se esqueça de conferir informações do seu destino de viagem, como:

Temperatura e clima: (frio/calor/chuva)
Destino: cidade grande ou pequena
Costumes dos nativos: conservador pode exigir roupas mais discretas, como países do oriente médio. Mais liberais permitem roupas com decote, curtas, entre outras peças mais despojadas
Itinerário: se vai visitar museus, parques, praias e natureza, você precisa de roupas mais confortáveis. Restaurantes e lugares mais requintados, roupas mais elegantes

5. Invista em itens universais

Alguns itens são universais em qualquer viagem, um deles é o tênis confortável, afinal, conhecer novos lugares exige um pouco de caminhada, não é?

Dessa forma, invista em um bom par de tênis para garantir conforto sempre que precisar durante a viagem.

6. Otimize os espaços ao arrumar a mala

Otimizar os espaços é uma dica imprescindível na hora de arrumar a mala. Alguns truques que você pode usar para isso:

  • Coloque as meias dentro dos sapatos
  • Colocar os sutiãs dentro do outro, otimizando o espaço e evitando que o bojo fique deformado
  • Deixe os cintos encostados na parede da mala
  • Viaje sempre com as roupas mais volumosas e pesadas, assim você economiza espaço e diminui o peso da mala

7. Enrole as peças de roupas

Peças mais finas e jeans podem ser facilmente enroladas para deixar mais espaço, uma dica infalível de como arrumar mala para caber mais coisas.

Ao enrolar as peças de roupas, você consegue visualizar mais fácil cada item que está levando na mala. Contudo, essa dica não é indicada para peças muito volumosas, porque o efeito é o contrário.

8. Selecione os sapatos para viajar

Os sapatos são itens que pesam muito, por isso, além dos que já vai calçar para viajar, selecione com cuidado os outros pares.

Pense nas combinações e looks que vai utilizar na viagem e escolha os melhores modelos. Evite levar sapatos em excesso, menos é mais nessa hora.

Para guardá-los e como arrumar mala para caber mais coisas, invista em sacos para organizar esse item ou utilize truques, como toucas de banho, que cabem perfeitamente nos sapatos e evitam que eles sujem a sua mala e outros itens.

9. Coloque na mala os produtos de beleza necessários

Coloque na mala somente os produtos de beleza e higiene necessários. As companhias aéreas possuem restrições para levar esses produtos.

Evite levar produtos com mais de 100 ml cada (voos internacionais) ou verifique as exigências contidas em seu cartão de embarque.

10. Deixe espaço sobrando

Ao arrumar a mala, deixe um espaço sobrando, pois você pode querer comprar presentes e outros itens durante a viagem.

Essa dica evita que você tenha que comprar outra mala ou pague mais para despachá-la devido ao aumento no peso da bagagem.

Pronto, com essas dicas você já pode arrumar as malas e viajar com tranquilidade e com a mala com tudo que você precisa para curtir sua viagem.