Skincare

Skincare, quais são as principais etapas de cuidado

Veja passo a passo para ter uma pele bonita e saudável; ordem do ritual faz mais diferença do que você imagina      

Você tem uma rotina de cuidados com a pele? Se ainda não, saiba que esse provavelmente é um dos principais segredos daquela sua amiga que tem pele de bebê ou daquela blogueira que você admira nas redes sociais.

A verdade é que a saúde da nossa pele depende de uma série de fatores, incluindo hábitos de vida saudáveis, como alimentação, prática de exercícios físicos e controle de ansiedade e estresse.

No entanto, os cosméticos também são nossos aliados e podem fazer toda a diferença para que você tenha uma pele mais macia e bonita.

Para te ajudar, fizemos uma lista de skincare passo a passo, explicando a importância de cada etapa.

As etapas principais são quatro: limpeza, hidratação, tratamentos e proteção. A seguir, vamos falar um pouco mais de cada uma delas.

É importante que você tenha uma rotina de horários definida, para evitar que você esqueça, e também porque é bom que você tenha aquele momento diário reservado para cuidar de você.

Também é fundamental seguir uma ordem no ritual e, se você parar para pensar, é fácil entender o porquê. Não faz sentido, por exemplo, hidratar a pele e depois tirar tudo com água, não é mesmo?

Bem, vamos então detalhar cada uma das etapas.

Etapa 1: Limpeza

A primeira coisa a fazer é lavar o rosto. É uma boa ideia fazer isso pela manhã, para preparar a pele para encarar o dia. Mas você também pode fazer seu skincare à noite, como for melhor para você.

A limpeza pode ser feita com sabonete, cleanser, solução micelar, gel ou espuma. O importante é que esse produto seja adequado para o seu tipo de pele e que você siga as orientações de uso, como massagear por alguns minutos, para garantir que vai retirar bem todas as impurezas.

O ideal é que, após a aplicação, você enxágue bem a pele, com água morna ou fria, para só então prosseguir com os próximos passos.

Quem gosta de usar tônicos pode fazer isso logo após a limpeza, mas essa não é uma etapa obrigatória. Os séruns de vitamina C também podem vir nessa etapa.

Etapa 2: Hidratação

Essa é uma parte fundamental de qualquer skincare, independente do seu tipo de pele. Ao contrário do que muita gente pensa, as peles oleosas também precisam ser hidratadas, porque os cremes não servem para trazer oleosidade, mas sim para que a pele não perca sua umidade natural.

Quem tem a pele mais oleosa deve usar cremes com consistência mais leve, enquanto quem tem a pele mais seca pode abusar daqueles com cremosidade intensa.

A regra é a mesma para qualquer cosmético: escolha um que seja adequado para o seu tipo de pele.

Etapa 3: Tratamentos

Se você vai utilizar algum produto específico para algum tratamento, como antiacne, antirrugas ou antioxidantes, o momento ideal é logo após a hidratação.

A dica dos especialistas é sempre começar pela área dos olhos e não abusar da quantidade.

É importante observar atentamente a sugestão de uso de cada produto, pois alguns são mais indicados para a parte da manhã e outros para o período da noite.

Seguir as instruções de uso é fundamental para que o cosmético aja com toda a sua potencialidade na sua pele.

Etapa 4: Proteção

Por último, mas não menos importante, você precisa proteger a sua pele contra os efeitos do sol. Por isso, todas as manhãs deve usar um protetor solar, também observando se ele é indicado para o seu tipo de pele.

Caso opte por fazer sua rotina de skincare no período da noite, é importante, pelo menos, fazer as etapas 1 e 4 pela manhã.

No entanto, muitos tratamentos funcionam melhor se você fizer duas vezes ao dia, o que também pode ser uma ideia a se considerar, dependendo da sua disponibilidade e preferência.