Problemas de pele em cães

Problemas de pele em cães, quais os mais comuns e como tratar?

Conheça os sintomas das principais doenças de pele que surgem em cachorros      

Não gostamos de ver nossos pets doentes e, por isso, temos que tratá-los da melhor maneira possível. Mas você sabia que, mesmo que seu animal seja bem cuidado, ele pode desenvolver doenças?

Por exemplo, é comum que cachorros desenvolvam problemas de pele mesmo tendo o pelo muito bem tratado.

Por isso, é necessário dar atenção à saúde cutânea dos cães, cuidando de infecções e outros problemas com loções para pele, medicamento antipulgas e outros remédios que vão permitir que seu animalzinho fique saudável e feliz.

Confira agora quais são os problemas de pele mais comuns em cachorros, como identificá-los e como tratá-los adequadamente.

Sarna

A doença é causada por um ácaro que se instala na pele do cachorro. Existem dois tipos de sarna e é necessário prestar muita atenção aos sintomas para identificá-los, pois, além de afetar a saúde do animal, um dos tipos também afeta a saúde humana.

A primeira é a Sarna Demodécica. Caracterizada pela perda de pelos na região dos olhos do animalzinho, ela faz com que ele fique com coceira e pode se espalhar pelo corpo.

A segunda e mais grave é a Sarna Sarcóptica, que, por ser transmissível para humanos, é considerada uma zoonose. Seus sintomas são a perda de pelo, a formação de crostas na pele e a vermelhidão.

 
Parasitas

Animais parasitários, como pulgas e carrapatos, podem ser comuns mas são perigosos. Ao entrar em contato com o sangue do cachorro para fazer a sucção, eles também podem transmitir doenças.

Por sorte, tanto a pulga quanto o carrapato são visíveis a olho nu, o que faz com que a presença de parasitas seja fácil de diagnosticar.

Fique atento aos principais sintomas: coceira, pequenas feridas e áreas avermelhadas que surgem na pele do cachorro.

Micose

Não são só humanos que sofrem com micoses. Causada por fungos e transmissível para humanos e outros animais, essa doença de pele atinge muitos cachorros e se caracteriza por uma lesão de pele que vai aumentando com o passar do tempo.

Além de verificar o machucado, é preciso prestar atenção redobrada à saúde do seu pet no caso do aparecimento de micose: ela é um sinal de que o sistema imunológico do cãozinho está vulnerável e que ele pode pegar outras doenças.

Seborreia

Já sofreu com a famosa caspa? Saiba que seu cachorro também pode ser afetado por esse problema.

Apesar de inicialmente não gerar grandes problemas, a seborreia causa mau cheiro e “caspas” que ficam no pelo do animal, concentradas na cabeça, nas patas e no peito.

No entanto, se o tratamento adequado não for feito, outras infecções podem surgir na pele do animal.

Dermatite alérgica e alergia canina

Se você usa produtos químicos para a limpeza da sua casa, fique atento pois seu cachorro pode desenvolver alergias a eles.

O principal sintoma da dermatite alérgica é a pele avermelhada, que geralmente vem acompanhada de coceira e infecções.

A irritação é causada pelo contato com substâncias químicas presentes em produtos de limpeza e até mesmo em shampoos e outros produtos usados para dar banho no cachorro.

Algumas substâncias também fazem com que o animal desenvolva outros tipos de alergias, caracterizadas pela descamação da pele e pelos olhos vermelhos e marejados, algo comum em crises alérgicas humanas.

Tratamento

É importante se lembrar que só o veterinário ou profissional responsável pode identificar e indicar o melhor tratamento para seu cãozinho.

Afinal, para os animais, vale a mesma regra dos humanos: não usar medicamentos sem recomendação.

Os tratamentos para problemas de pele em cachorros geralmente são feitos com o uso de shampoos e produtos de higiene específicos, mas existem casos em que é necessário receitar medicamentos antipulgas, antifúngicos e até mesmo antibióticos.

Mas não se desespere, pois doenças de pele são muito comuns em cachorros e o tratamento geralmente é simples e indolor para o animal.

Fique sempre atento a comportamentos incomuns, como costume de se coçar com frequência ou vermelhidão na pele, e procure um veterinário assim que perceber qualquer sintoma citado anteriormente.

Assim, o tratamento será rápido e seu cãozinho vai se sentir melhor antes do esperado.