Poliamida

Poliamida, conheça o tecido respirável presente em roupas e lingeries

Seja em peças íntimas, seja em roupas fitness, a poliamida se destaca pela elasticidade, absorção do suor e boa durabilidade      

Se você valoriza características como minimalismo e praticidade em suas roupas e lingeries, saiba que o tecido feito de poliamida é uma excelente escolha.

Trata-se de um material inovador e que a cada dia faz mais sucesso, tendo alta performance e amplamente utilizado na moda íntima. Isso porque a poliamida traz não só conforto, como também funcionalidade, ou seja, é ideal para o dia a dia.

História e principais características do tecido

A poliamida foi criada pelo químico Wallace Hume Carothers em 1930, transformando-se em uma opção de tecido sintético que substitui o algodão, a lycra e a malha.

Ela possui ainda uma vantagem que a coloca à frente de outros materiais existentes no mercado: a maciez.

Tecidos feitos de poliamida são mais sedosos e elásticos. Por isso, inúmeras marcas utilizam esse produto na fabricação de lingeries, deixando as peças leves e perfeitas para se encaixarem nas curvas do corpo feminino.

Como a fibra é semelhante às naturais, ela é muitas vezes comparada ao algodão, mas com o diferencial de ser mais respirável e confortável.

Assim, a poliamida absorve melhor o suor e conta ainda com secagem rápida, sendo muito utilizada por pessoas que gostam de praticar atividades físicas.

Outra característica marcante desse tecido é que ele traz frescor, o que o torna ideal para o clima brasileiro.

Por isso, além da moda íntima, os tecidos feitos de poliamida também têm presença garantida nos modelos fitness, sendo utilizado também nas barracas de camping, patins, roupas de esqui, entre outros.

Dentro de sua composição, existe ainda o elastano, que garante a elasticidade das peças. O material foi desenvolvido pelo químico Joseph Shivers, em 1950, após sair da corporação DuPont.

Essa junção é fundamental em roupas para ambos os sexos e contempla todas as faixas etárias.

Vantagens do elastano

Sendo uma fibra sintética derivada do petróleo, o elastano está muito presente nos tecidos finos ou bem elásticos. Com ele, é possível obter resistência e qualidade nos materiais, como na junção com a poliamida.

É importante informar, contudo, que esse material é apenas um complemento; ou seja, nenhuma peça é totalmente elaborada de elastano.

Ao contar com uma porcentagem de 3% de elastano, uma peça de poliamida obtém maior durabilidade. O material pode, inclusive, ser utilizado nos fechos de roupas, aspecto que contribui com a praticidade.

Como são mais resistentes, os tecidos que unem poliamida e elastano conseguem ser bem aproveitados em atividades físicas, especialmente nas de grande impacto.

O material pode compor diversas peças, desde shorts e calças até camisetas e tops.

Diferenças entre poliamida e poliéster

Muita gente confunde a poliamida com o poliéster, mas é importante deixar bem claro que são tecidos totalmente diferentes.

Apesar de secarem rápido e não amassarem com facilidade, os materiais têm diferenças importantes entre si. Confira as principais características de cada um:

Poliamida

  • absorção maior do suor;
  • bem leve, próxima do algodão;
  • boa elasticidade;
  • confortável e resistente;
  • pode ser passada com o ferro em baixas temperaturas.

Poliéster

  • pouca absorção do suor;
  • mais grosso e com viscosidade firme;
  • pouca elasticidade;
  • mais quente;
  • não precisa ser passado.

Ao utilizar tecidos feitos com poliamida, você sempre estará valorizando o conforto e também escolhendo peças que oferecem durabilidade e menos problemas com absorção do suor.

O material é versátil para diferentes peças do seu guarda-roupa e não à toa tem presença garantida em várias vertentes da moda.

A poliamida possibilita inovações no design, aspecto que eleva ainda mais as roupas, seja para vestuário masculino, feminino ou infantil.

Além disso, quando colocadas em peças de poliamida, as cores são mais vivas. Portanto, vale a pena investir nesse tecido que é garantia de conforto, sucesso e inovação.