‘Pizza’ de pão de forma

Pizza de pão de forma, saiba fazer essa delícia

Uma receita simples, rápida e barata, com origens na Antiguidade. Quer lanchar algo diferente sem sair de casa? A pizza de pão de forma é uma boa pedida! Simples, rápida e barata de fazer, e você encontra todos os ingredientes no seu mercado online favorito.

Aliás, registros históricos contam que uma das primeiras versões da pizza era feita com pão! Atualmente existem opções para todo gosto, por exemplo a pizza baiana que colocam pimenta sem dó.

As origens da pizza no Mar Mediterrâneo

Muitos acreditam que foram os italianos que criaram a pizza, mas há mais de 5.000 anos, egípcios, gregos e hebreus já faziam suas versões de massa de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico com água.

Em muitos locais a massa era chamada de “pão de Abraão”.

Por volta de três séculos antes de Cristo, ainda no litoral asiático do Mar Mediterrâneo, o povo fenício cobria com carnes e cebolas o pão sírio — também chamado de pão pita ou o pão árabe atual.

Essa prática chegou aos vizinhos turcos muçulmanos que, por meio das cruzadas na Idade Média, levaram a iguaria para a Itália, principalmente para a cidade de Nápoles, hoje considerada “a terra da pizza”.

Foi lá que a pizza ficou conhecida como picea, uma massa em disco coberta de ingredientes variados.

Durante toda sua jornada, a pizza também levava acréscimo de azeite de oliva e ervas de cada região. Mas foram os italianos que levaram a fama por acrescentarem o molho de tomate ao prato.

E a partir daí foi só sucesso, com a receita da pizza sendo exportada para outros locais do globo e ganhando variações dobradas, como o calzone e o sanduíche.

Uma curiosidade: antes de se tornar famosa, a pizza também era um alimento produzido para alimentar os pobres no sul da Itália.

Vendedores ambulantes faziam suas versões com coberturas mais baratas, como queijo e carnes fritas, para deixar o preço mais acessível.

Hora de colocar as mãos na massa

E aí, ficou com fome depois dessa história? Então siga nosso passo a passo abaixo e compartilhe essa delícia com família e amigos!

Ingredientes:

  • 1 pacote de pão de forma;
  • 200 gramas de queijo mussarela;
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado;
  • 1 sachê de molho de tomate;
  • Azeite;
  • 2 tomates;
  • 200 gramas de azeitonas verdes ou pretas;
  • orégano a gosto;
  • salsinha desidratada a gosto.

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
2. Unte dois tabuleiros grandes com azeite.
3. Coloque 10 fatias de pão de forma em cada tabuleiro.
4. Espalhe o molho de tomate no pão e coloque fatias de mussarela por cima.
5. Corte os tomates em rodelas ou em cubos e coloque-os em cima da pizza.
6. Salpique o queijo parmesão ralado, o orégano e a salsinha desidratada por cima das pizzas.
7. Dê o toque final com azeitonas, inteiras cortadas.
8. Coloque os tabuleiros no forno pré-aquecido e aguarde de 8 a 10 minutos, ou até o queijo derreter.

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 10 porções (cada uma com 2 fatias de pão de forma)

Dicas de ouro para caprichar ainda mais sua pizza

Dica 1: se quiser preparar porções individuais, pode esquentar em uma frigideira em fogo médio. Coloque uma tampa de panela por cima para que o queijo derreta mais rápido.

Dica 2:
incremente outros ingredientes na cobertura, como presunto e cebola picada, calabresa e champignon. Ou faça sua versão de pizza doce com brigadeiro, doce de leite ou queijo com goiabada. Libere sua criatividade! A cobertura não modifica o tempo de assar a pizza no forno, mas pode aumentar o tempo de preparação dos alimentos e montagem da pizza.

Dica 3: você pode substituir o pão de forma por pão árabe para ficar com mais cara de pizza tradicional. Só deixe as beiradas livres para que não escorra molho nem outros ingredientes enquanto a pizza assa.