Como saber se você é um bom chefe

Como saber se você é um bom chefe!

Um bom líder é fundamental para que haja uma excelência nos trabalhos entregues, além de manter os colaboradores felizes e motivados. Ele pode ter diversas características, como o trabalho em equipe, proatividade e uma boa comunicação. Confira agora mais características de um bom chefe e saiba como se tornar um!

Diversos líderes sofrem da chamada Síndrome do Impostor, uma doença psicológica que afeta milhares de pessoas no mundo todo.

Entre os sintomas estão o sentimento de nunca ser bom o suficiente para realizar as suas ações e o medo de ser percebido como uma fraude.

Por isso, ao longo da carreira, diversos gestores se questionam sobre seu desempenho e se são bons líderes, inclusive, quando são elogiados pelos seus subordinados.

Diversas características fazem parte do comportamento de um bom chefe, incluindo o trabalho em equipe, a proatividade, além de um relacionamento próximo ao setor de recursos humanos, o famoso RH. Veja abaixo mais sobre esse assunto! Boa leitura!

O que faz um líder?

O gestor é a pessoa encarregada de liderar um grupo, podendo este ser pequeno ou grande. Ele será responsável por garantir que a equipe entregue às demandas no prazo, além de motivá-los a serem cada vez melhores em sua função.

O líder também é responsável por fazer os feedbacks, alinhando as expectativas da empresa e do colaborador.

Outra tarefa importante do líder é organizar o time, planejando as férias e o afastamento dos funcionários. É o gestor que também faz a comunicação entre a alta gestão e os colaboradores, repassando e frisando os recados importantes.

É da responsabilidade de um líder garantir que os problemas sejam resolvidos, sempre buscando soluções ágeis e criativas.

Também é fundamental que ele tenha uma postura de liderança, inspirando o comportamento e os valores da empresa para os colaboradores e melhorando as atividades da sua equipe.

Por que precisamos de bons chefes?

Os chefes são responsáveis por coordenar as entregas, realizar feedbacks com os funcionários, alinhar as expectativas da produção, entre outras funções.

Assim, quando há uma má gestão da equipe, pode haver efeitos negativos, tanto na felicidade quanto na produtividade dos funcionários, afetando assim o clima da equipe e das demandas.

Esses efeitos negativos do mau gerenciamento foram pesquisados pelo Instituto Gallup.

O estudo realizado nos Estados Unidos, com 7,272 adultos, mostrou que 50% já abandonaram seus empregos por causa de chefes ruins, buscando assim melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Há diversos benefícios de uma organização apostar em bons líderes, confira:

Um perfil a ser seguido

Os colaboradores ao verem o comportamento do seu líder podem se engajar em seguir os seus passos, melhorando assim problemas de comunicação e atitude.

Resultados satisfatórios

Além de engajar os seus funcionários, um bom líder será capaz de organizar as demandas e garantir entregas de qualidade, dentro do prazo e surpreendendo os clientes.

Ajuda os colaboradores

Além de proporcionar um ambiente mais leve e harmônico, um bom chefe se preocupa com as demandas, criando metas possíveis de serem alcançadas pelos funcionários, auxiliando assim na motivação e propósito dos colaboradores.

Atitudes de um bom líder

Ser um chefe exemplar, que auxilia tanto os funcionários quanto a empresa não é uma tarefa fácil, e não possui uma receita mágica, visto que cada equipe e corporação possui suas especificidades e desafios.

Mas algumas características gerais são usadas para avaliar o desempenho dos gestores, elas são:

Trabalho em equipe

Para conseguir organizar seus colaboradores, um bom líder deve saber trabalhar em conjunto, sabendo respeitar os limites e diferenças de cada funcionário.

Além disso, perfis que tenham facilidade no trabalho em grupo, geralmente possuem facilidade em interagir e se comunicar com as pessoas, sendo ótimos em influenciar decisões e criar um consenso no grupo.

Resolve desafios

Um bom líder é aquele que em situações estressantes e que precisam de um retorno rápido tenham a habilidade de solucionar problemas por meio de pensamentos lógicos.

As corporações buscam profissionais com proatividade de resolver desafios ao invés de ficarem parados reclamando e sem ter uma postura adequada.

Empatia

Um gestor de sucesso é aquele que nota quando um dos colaboradores não está bem, buscando formas de auxiliá-lo na resolução do problema.

Esse profissional também possui empatia para ouvir seus subordinados, estando aberto a críticas também.

Realiza feedbacks

Para que haja um bom desempenho dos colaboradores, é fundamental que se realize conversas francas, alinhando as expectativas sobre o trabalho.

Os feedbacks devem ser periódicos, sendo o momento de se falar sobre o desenvolvimento do funcionário, além de ouvir o que o mesmo tem a dizer.

Reconhecimento

Para motivar seus funcionários é necessário haver um reconhecimento do mérito de cada um.

Há diversas formas de fazer esse reconhecimento, como aumentos salariais, disponibilização de auxílios ou homenagens na empresa.

Esses movimentos garantem que o colaborador se sinta reconhecido e tenha mais motivação para alcançar os resultados.

Inteligência Coletiva

Um bom chefe não é aquele que sabe todas as respostas, mas aceita isso e busca achar soluções criativas dentro da equipe.

Ao utilizar a inteligência de todos os colaboradores, o bom chefe estará optando por uma escolha que, provavelmente, seja melhor do que a individual.

Como se tornar um bom chefe?

É necessário preparo e vontade para se tornar um. Além de buscar seguir as características assim, é fundamental que o líder busque se profissionalizar na gestão de pessoas, podendo ser feito cursos para isso.

Outra dica é conversar com o RH ou o Departamento Pessoal, eles, provavelmente, terão dicas de como realizar os feedbacks.

Além disso, o chefe deve buscar agir com uma comunicação não-violenta, ou seja, uma forma de comunicação que permite um maior respeito e conexão entre os participantes.

Um bom chefe é responsável por garantir que as demandas sejam feitas no prazo e com qualidade, além de garantir que seus funcionários estejam felizes e motivados.

Diversas ações fazem parte da rotina de um bom líder, como o trabalho em equipe, a comunicação, a proatividade, além de incluir os colaboradores nas ações e decisões que serão tomadas.