Como saber se um corretor de imóveis é confiável?

Comprar ou vender um imóvel é uma grande responsabilidade para quem está envolvido no negócio. Para não ter problemas durante o processo, é fundamental contar com o corretor de imóveis da sua confiança. Aqui, vamos dar dicas de como descobrir se um corretor é realmente confiável antes de prosseguir com as negociações.

corretor de imóveis

Os imóveis são bem que podem se valorizar bastante ao longo do tempo. E o seu trâmite de compra e venda é um pouco demorado, requer diversos documentos e análises, por isso contar com um corretor de confiança é essencial. Esse é um investimento que pode compor outros investimentos como a previdência Porto Seguro, CDBs, ações e outros.
 

O que faz um corretor de imóveis?


O corretor de imóveis é uma espécie de intermediário nas transações imobiliárias, sendo os profissionais que cuidam da compra e venda de imóveis. A experiência desse profissional é muito importante porque com sua expertise ele consegue resolver os entraves burocráticos e negociar boas condições para fechar o negócio.

Um corretor pode trabalhar por conta própria ou fazer parte da equipe de uma imobiliária. Esse profissional pode ajudar a encontrar opções de imóveis, buscar compradores, checar documentos, fazer avaliação de preço, entre outras funções.
 

Como escolher um corretor de imóveis de confiança?


Os serviços de corretor são essenciais para a compra e venda de imóveis. Existem algumas maneiras de descobrir se o corretor é realmente confiável. Verificar o histórico do profissional é importante para não ter problemas posteriormente. Confira as nossas dicas abaixo:

Registro no CRECI


CRECI é a sigla do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, órgão regional certificador que é responsável por emitir o registro que atesta a qualificação do corretor de imóveis. Um corretor precisa ter o seu registro no CRECI para garantir que ele está habilitado a atuar na profissão.

Esse registro é obtido após a conclusão do curso técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. O registro no CRECI garante a supervisão do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) sobre o trabalho dos corretores.

Em resumo, o CRECI é o responsável por atestar a qualidade e fiscalizar o trabalho dos corretores de todo o país.
 

Experiência no mercado


Um dos pontos que mais destacam a confiabilidade de um corretor de imóveis é a experiência que ele tem no mercado. Um profissional com anos de atuação no mercado imobiliário está mais qualificado para indicar e conduzir os melhores negócios no momento.

Além disso, o corretor terá expertise para acelerar toda a parte burocrática, o que é uma grande vantagem, já que as transações imobiliárias demoram e podem demorar ainda mais se houver entraves por falta de conhecimento das partes envolvidas.
 

Indicações


Outra forma de garantir que o corretor de imóveis é sério, é contar com as indicações de pessoas do seu ciclo. Quando familiares ou amigos indicam o trabalho de alguém, nós tendemos a criar uma confiança imediata sobre o trabalho do profissional.

Então, se você não conhecer nenhum corretor, peça indicações a amigos que já tiveram ajuda destes profissionais para comprar ou vender imóveis.
 

Firma contrato para prestar serviços


Uma característica comum dos profissionais sérios é atuar mediante assinatura de contrato. Um corretor de confiança irá apresentar contrato para prestar serviços de corretagem imobiliária. No contrato, devem estar descritos as condições, prazos, porcentagem de comissão por venda e todo o trabalho envolvido na transação imobiliária em questão.

Outro fator importante é que com o contrato assinado, você terá uma segurança a mais caso algo dê errado. Dessa forma, você poderá entrar na justiça se necessário, caso haja o descumprimento de alguma das cláusulas.
 

Conhecimento da região


Uma dica excelente para contratar um corretor que seja de confiança é dar preferência a um profissional que tenha conhecimento da região em que você quer comprar ou vender um imóvel.

Dessa maneira, o corretor terá conhecimento sobre as negociações da área e apontará as principais vantagens e os melhores negócios do mercado. Isso é fundamental para não perder tempo, eliminar os entraves burocráticos e fazer as escolhas certas.
 

Ser vinculado a uma imobiliária de confiança


Como falamos no início do texto, o corretor pode trabalhar por conta própria ou ser vinculado a alguma imobiliária. Se este for o caso, busque por imobiliárias confiáveis, que tenham registro no CRECI e que sejam reconhecidas no mercado.

Essa é uma maneira não só de atestar que o corretor é confiável, mas também de garantir que o profissional é experiente e tem expertise para lhe ajudar a fechar os melhores negócios imobiliários.

Estas são algumas das dicas para quem precisa encontrar um corretor de imóveis que seja de confiança. As transações imobiliárias são bastante complicadas para quem é leigo no assunto, então é importante pesquisar e encontrar profissionais de confiança para que eles lhe ajudem a conduzir a situação e encontrar os negócios mais vantajosos para o seu perfil.