Como criar sensação de amplitude em um apê pequeno

Como criar sensação de amplitude em um apê pequeno?

Saiba como seu apartamento pode parecer maior sem precisar fazer grandes reformas.      

Morar em um apartamento compacto pode ser uma excelente opção para quem vive sozinho, desde que cada cantinho disponível seja aproveitado.

E, apesar de ser um grande desafio, é possível usar a imaginação na hora de decorar os espaços, criando uma sensação de amplitude.

Para isso, você pode optar por um sofá retrátil, que proporciona um bom aproveitamento do espaço por voltar à posição original e deixar o ambiente livre quando não está inclinado.

Além disso, em apartamentos sem uma divisão evidente entre a sala e a cozinha, o sofá retrátil também é ótimo para trazer equilíbrio entre os cômodos.

Gostou dessa sugestão? Então continue lendo este artigo e confira mais dicas para ampliar seu lar, abaixo.

Truques para criar a sensação de amplitude no seu apê pequeno

A seguir, veja algumas sugestões para que sua casa seja acolhedora e funcional sem parecer pequena.

Iluminação

Com o tipo de iluminação correta, o ambiente parecerá maior naturalmente e ficará bem mais aconchegante. Aqui, a recomendação é escolher luminárias mais claras, de tons neutros. Isso porque cores mais escuras tendem a absorver e “puxar” a luz, passando a sensação de um ambiente menor.

Neste sentido, as lâmpadas brancas e LEDs frios são uma excelente opção para a iluminação do seu apê.

Essa recomendação serve para locais como a cozinha, visto que nesse cômodo geralmente há uma paleta de cores mais suave na composição dos móveis e embutidos.

Móveis verticais

Prateleiras, sofás ou até mesmo estantes muito baixas podem prejudicar significativamente o espaço do ambiente, atrapalhando a circulação.

Por esse motivo, opte sempre por opções verticais, que possibilitam um aproveitamento muito maior da altura das paredes e das dimensões do apartamento.

Inclusive, estantes que vão do piso ao teto são uma excelente opção para este tipo de ambiente.

Móveis e decorações multiuso

Opte sempre por móveis e decorações multiuso (que desempenham mais de uma função) para que você aproveite ao máximo o espaço ocupado por eles.

Sofás que também servem de cama, por exemplo, são ótimos meios de deixar o ambiente mais amplo.

Espelhos

O espelho é um dos artifícios mais conhecidos para criar a sensação de amplitude em um espaço, além de refletir a luz e deixar o ambiente mais iluminado.

Posicioná-lo corretamente pode trazer resultados muito positivos para sua decoração, pois guarda-roupas com espelhos e paredes espelhadas passam a impressão de que o cômodo é bem maior do que realmente é.

Peças grandes não são inimigas

Quem pensa que peças grandes deixam o espaço amontoado está enganado. Cortinas e tapetes grandes, por exemplo, também ajudam a causar uma sensação de espaço maior.

Monocromático

Se você souber utilizar as cores claras, elas podem passar a sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, tons monocromáticos ajudam a chamar a atenção, causando a sensação de que o ambiente está menos preenchido.

Inclusive, cores claras também podem trazer um ar de relaxamento e colaborar para suavizar os limites do seu espaço.

Tenha atenção a cada peça que irá compor o ambiente

Espaços pequenos requerem um cuidado especial na hora de escolher as peças que irão compor o ambiente. Mesmo que você não seja adepto ao minimalismo, toda e qualquer peça precisa fazer sentido para estar ali.

Ser funcional e combinar com sua personalidade, por exemplo, são boas razões.

Mantenha sempre o ambiente limpo e organizado

Por fim, manter o ambiente limpo e organizado é fundamental para criar uma sensação de amplitude, pois muitos elementos, ainda que pequenos, lançados nas paredes, estantes, prateleiras e mesinhas de forma aleatória faz com que o ambiente pareça menor, além de bagunçado e confuso.