Cuidados pós-praia

Cuidados pós-praia, o que fazer depois de um dia de sol e mar?

Cabelo e pele precisam de atenção especial após exposição a sol, sal e areia      

Curtir um dia — ou vários — na praia é uma delícia e pode ser ótimo para aliviar o estresse, o que faz bem também para a nossa saúde física e mental.

No entanto, o contato com sol, areia e sal pode ser um pouco agressivo, especialmente para a nossa pele e nossos cabelos.

Isso não quer dizer que você deva evitar as idas à praia, mas que, assim como precisa preparar a bolsa, vestir peças de praia e passar protetor solar antes do passeio, também é importante lembrar de se cuidar depois de um dia de sol e mar.

Fizemos uma lista com dicas de especialistas em pele e cabelo para atenuar os efeitos da praia. São cuidados simples mas que fazem a diferença.

Tome um banho frio

A primeira coisa que devemos fazer ao chegar da praia é tomar um bom banho, retirando os resíduos tanto da pele quanto do cabelo.

Uma dica é mudar o chuveiro para o modo frio, porque essa temperatura evita que a sua pele fique ressecada e ameniza os desconfortos do calor pós-sol.

A água fria também é melhor para a saúde dos seus cabelos, uma vez que a água quente abre as cutículas, que é tudo o que os seus fios não precisam depois de um dia de exposição a tanta coisa.

Você também pode usar um shampoo antirresíduos durante o banho, massageando suavemente.

Evite esponjas ou esfoliantes

Depois de um dia de praia a sua pele fica mais sensível e, por isso, precisa ser tratada com mais delicadeza. O ideal é usar um sabonete hidratante indicado para o seu tipo de pele e evitar esfoliantes ou esponjas, que podem agravar irritações nesse momento.

Reforce a hidratação

Tanto a pele quanto o cabelo precisam de hidratação reforçada, porque sol, sal e areia são uma combinação que contribui para que eles fiquem ressecados.

Após o banho, você deve caprichar na aplicação de um hidratante, adequado para o seu tipo de pele, lembrando que o rosto pede um produto específico para essa área.

Se a pele estiver muito queimada, você pode colocar os cremes na geladeira por alguns minutos, para melhorar a sensação de frescor durante a aplicação.

Produtos que possuem ingredientes calmantes, como aloe vera, são as melhores escolhas. Além de hidratar, eles ajudam a diminuir a vermelhidão e a ardência da pele.

Alguns géis com fórmula pós-sol também podem ser boas opções para se sentir confortável e hidratar a pele depois da praia.

Os cabelos também devem ser hidratados, de preferência com produtos adequados para o pós-sol. Fazer uma hidratação completa também pode ser uma boa ideia quando você voltar para casa, mas esse tipo de tratamento só deve ser feito após o último dia de praia.

Tome muito líquido

Manter-se hidratado também é fundamental para cuidar da pele e dos cabelos. Por isso, você deve tomar muita água durante o dia de praia e também caprichar na hidratação depois.

Pode ser uma boa ideia preparar receitas de sucos ou vitaminas que reforcem o cuidado com a pele e cabelos. Algumas, além de hidratar, são boas até mesmo para realçar o bronzeado.

Use protetor solar

Você já sabe que deve usar produtos com proteção solar, tanto na pele quanto nos cabelos, antes da exposição ao sol. Esse é um cuidado indispensável.

No entanto, o que você talvez não saiba é que a proteção contra os raios solares continua sendo muito importante no pós-praia.

O motivo é que a sua pele e cabelos estarão mais sensíveis e, portanto, a proteção será ainda mais bem-vinda nos próximos dias.

Aliás, a recomendação dos especialistas é que você nunca saia de casa sem passar protetor solar, com praia ou sem.