Como se sair bem em uma entrevista on-line?

Com mudanças nos modelos de trabalho, distanciamento social e novas tecnologias para rh, é cada vez mais comum que as empresas invistam em processos seletivos online para facilitar seu trabalho e tornar as etapas ainda mais práticas para candidatos e empresas.

Entrevista on-line

O processo de recrutamento e seleção é um ponto crucial para as empresas, afinal, é nesse momento que novos profissionais serão incluídos no ambiente e com ajuda da tecnologia, inteligências artificiais e programas cada vez mais humanizados, é possível fazer escolhas e etapas cada vez mais assertivas.

Assim como o processo exige preparação da empresa, ele exige também cuidados e atenção dos candidatos para que possam demonstrar o seu melhor e se destacarem para essa escolha.

Como você tem se preparado para se sair bem nas entrevistas on-line? Confira dicas e conquiste seu emprego!
 

Teste sua conexão e equipamentos


É claro que ao fazer entrevistas, reuniões ou qualquer seja o encontro on-line, que dependem de internet e equipamentos tecnológicos, alguns problemas podem acontecer e isso é previsto até mesmo nos processos seletivos. Porém, é importante se preparar para que esses erros sejam evitados.

Imagine que durante a entrevista você precisa se levantar para buscar o carregador do celular ou do computador. Ações como essa poderiam ser evitadas, não é mesmo?

Antes do horário programado, deixe seus equipamentos organizados, teste fone de ouvido e microfone, verifique os programas em que serão feitas as reuniões e não deixe que a comunicação seja prejudicada.
 

Escolha um local adequado


Ao fazer a entrevista de casa, é comum que existam ruídos externos, sejam de vizinhos, carros, obras, crianças ou animais, por exemplo, e não é um problema que isso aconteça. Porém, é preciso ter atenção ao local em que a reunião será feita.

Busque ficar em um cômodo silencioso, sem interrupções e pessoas passando ao fundo. Avise a todos da casa que você estará ocupado por alguns momentos e concentre-se na entrevista.

Pense também no ambiente e no fundo que aparecerá na câmera. Não é legal estar em um ambiente desorganizado, com a cama desarrumada ou roupas espalhadas. Tente fazer a entrevista em um local neutro e sem muitos ruídos visuais.
 

Pesquise sobre a empresa


Assim como em entrevistas pessoais, é importante se preparar e buscar informações sobre a vaga e empresa em que você se candidatou. Antes da entrevista acontecer, dê uma olhada no site e nas redes sociais da organização, entenda um pouco mais sobre o trabalho realizado.

É muito relevante para os recrutadores perceber que o candidato se preparou, fez pesquisas e se mostra interessado pela organização e posição. Lembre-se também de manter caneta e papel por perto para fazer anotações importantes sobre a empresa e detalhes da vaga.
 

Tenha atenção na sua postura


Não é porque a entrevista é feita atrás das câmeras que o recrutador não irá avaliar postura e atitudes corporais. Tenha atenção a como se porta e mantenha o contato visual, ou seja, olhe para a câmera e não para a sua própria imagem que aparece na tela.

Busque não se mexer tanto, sente-se de forma confortável e com boa postura e preencha a maior parte da tela. Quanto mais longe você aparecer, menos envolvente serão suas expressões faciais.

Tenha atenção no seu tom de voz, fale com calma e de forma a ser ouvido, transmita confiança e credibilidade naquilo que você está falando e apresentando.
 

Feche outras telas


Seja pelo celular ou computador, muitas podem ser as distrações oferecidas e janelas de bate papo e outros programas podem ser grandes interrupções na entrevista. Feche todas as janelas, afinal, é preciso ter atenção e concentração nesse momento.

Assim como em entrevistas presenciais, é importante relaxar, passar informações reais e importantes sobre você e manter um tom leve durante a conversa. Seja online ou não, é essencial tomar algumas atitudes para buscar destaque e, quem sabe, conquistar a tão desejada vaga.

Você já fez entrevistas online? Como se sentiu nesse momento? Como você se prepara para elas? Aproveite nossas dicas e tenha atenção aos próximos encontros remotos. Boa sorte!