Calcinhas absorventes

Calcinhas absorventes, 4 motivos para você começar a usar

Calcinhas absorventes saiba mais sobre essa alternativa ecologicamente correta e super confortável neste texto cheio de dicas incríveis.      

Por muito tempo, o termo “menstruação” era um verdadeiro tabu na vida das mulheres, inclusive por falta de informação a respeito desse processo natural do corpo feminino.   

Felizmente, isso vem mudando, e a busca por medidas que facilitem esse período do mês são cada vez mais acessíveis.

Uma das tendências mais recentes são as calcinhas absorventes, um modelo que consegue manter o fluxo menstrual sem que você perceba e de uma forma mais confortável do que se pode imaginar (quem diria que peças com calcinhas e sutiãs teriam outra função além da lingerie?).

Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre essa peça íntima que tem uma proposta inovadora e, ao mesmo tempo, é muito benéfica para o meio ambiente.

O que é uma calcinha absorvente?

No geral, quando se pensa em menstruação, um dos itens mais usados é o absorvente, um produto de higiene íntima que pode ser usado tanto internamente quanto externamente do corpo da mulher.   

O objetivo é conter o fluxo menstrual e impedir possíveis vazamentos ao longo do dia com as calcinhas absorventes.

Nesse mesmo sentido, a calcinha absorvente tem essa funcionalidade, só que de uma forma um pouco diferente. É que a parte “absorvente” fica dentro da própria calcinha.   

De modo geral, são três camadas de tecido que vão fazer com que o fluxo fique contido, mas, ao mesmo tempo, não gere desconforto.

Geralmente, esse tipo de calcinha é composto por três camadas, sendo uma de algodão, uma absorvente e outra impermeável.   

A primeira camada é a que fica em contato direto com a pele, por isso mesmo, é feita com tecidos à base de algodão ou mesmo 100% algodão, de acordo com a marca.

A seguir vem a cama absorvente, considerada uma espécie de núcleo da calcinha absorvente, pois é lá que o fluxo menstrual ficará contido, removendo aquela desagradável sensação de umidade.   

Por fim, temos a camada impermeável, que fica em contato com a roupa e impede o escape do sangue para fora da peça.

Isso significa que você pode passar horas e até um dia inteiro sem aquela preocupação chata de ter que trocar o absorvente ou coletor menstrual e tampouco ter que dar aquela conferida para ver se a menstruação não vazou.

Já de cara parece uma excelente alternativa para substituir o clássico absorvente de algodão, mas as vantagens não param por aí.

Calcinhas absorventes ecologicamente corretas

Um dos grandes benefícios de usar uma calcinha absorvente é contribuir com o meio ambiente, principalmente se comparamos a quantidade de lixo produzido com o uso de absorventes comuns.

Vamos calcular. A cada ciclo, uma mulher usa uma média de 10 a 20 absorventes. Logo, até a menopausa, esse número pode chegar a 15 mil.   

Além da quantidade, o material usado nesse produto pode demorar até 500 mil anos para se decompor. A calcinha menstrual, por sua vez, é reutilizável.

Conforto e praticidade das calcinhas absorventes

Dois pontos que não podem passar despercebidos são o conforto e a praticidade gerados pelo uso de uma calcinha menstrual.   

No que tange o conforto, basta pensar que você não vai precisar colocar nada no corpo (interna ou externamente), porque a própria calcinha será encarregada de conter seu fluxo.

A praticidade vem da não necessidade de ter que ficar trocando o absorvente de tempos em tempos e do próprio uso de uma única peça que resolve toda a situação.

Economia a longo prazo com as calcinhas absorventes

Um ponto negativo das calcinhas absorventes é o preço. A depender da marca, os valores podem variar entre R$ 50 até R$ 130, e o recomendado é que você tenha pelo menos três modelos consigo.

A questão é que, tendo uma calcinha desse tipo, você acaba economizando a longo prazo.

Como? Basta fazer um cálculo do valor e da quantidade de absorventes usados durante o seu ciclo e o valor comparativo de uma calcinha absorvente.   

Sem contar que, a depender do uso e do cuidado da peça, o modelo pode ser usado por até dois anos sem nenhum problema.   E ai, o que achou das nossas dicas sobre calcinhas absorventes, conte aqui nos comentários