Cachorro mancando

Cachorro mancando, o que pode ser e como proceder?

Cachorro mancando, o que pode ser e como proceder? Identificar a causa é o primeiro passo para qualquer tratamento, e o comportamento do seu cão pode dar pistas importantes sobre ela.      

Todo tutor responsável sabe que qualquer mudança no comportamento do seu cachorro merece atenção.  

Eu Amo Meus Animais, site de assuntos pets, acredita que pode ser apenas o seu pet pedindo carinho, mas também pode indicar algum problema mais sério e dar pistas sobre a origem dele.

Leia também: Pet Shop Banho e Tosa perto de mim

Se o seu cachorro começa a mancar, por exemplo, você precisa olhar para isso. Nem sempre reparar que o seu cão está mancando significa que você precisa procurar uma emergência pet ou que se trata de algum problema grave.

Mas significa que você precisa examinar o animal para avaliar quais providências precisam ser tomadas.

Quais podem ser as causas do cachorro mancando?

A dificuldade para andar pode ser um sintoma de vários quadros diferentes, desde um simples machucado na patinha até condições mais graves, como inflamação nas articulações, ou doenças crônicas, como artrite ou displasia.

É fundamental que o tutor identifique a origem do problema, e a primeira coisa a fazer assim que notar  o cachorro mancando é examinar as patinhas, que podem ter sido feridas por algum objeto pontiagudo ou espetadas por um espinho, por exemplo.

Procure por algum resquício de sangue que possa confirmar o corte e verifique se as almofadinhas da pata não estão inchadas ou vermelhas.   

Se o machucado for pequeno, pode ser suficiente limpar bem, administrar um analgésico e cuidar para que a ferida não infeccione. Enquanto isso, maneire nas brincadeiras e caminhadas.

No entanto, nem sempre a causa de o seu amigo estar mancando é tão simples e, especialmente se o problema persistir por vários dias, você precisa procurar um profissional que te ajude a fazer uma investigação mais minuciosa do caso.   

Fizemos uma lista com alguns dos problemas mais comuns para te ajudar nessa tarefa de identificar a causa de estar o cachorro mancando, e depois que terminar a leitura deste post, não deixe conferir o nosso post sobre o cachorro lulu da pomerânia, no texto falamos tudo sobre essa raça.

Cachorro mancando pode ser displasia coxofemoral

Essa é uma doença que acomete com certa frequência os cachorros de médio e grande porte e, na maioria das vezes, é hereditária.   

Trata-se de um problema de encaixe entre o fêmur e a pelve, que faz com que o animal passe a sentir dores ao andar.

O principal sintoma é o animal começar a mancar, normalmente com a pata traseira, o que significa que ele provavelmente está sentindo dor.   

Uma radiografia costuma ser o melhor jeito de fazer o diagnóstico, e o tratamento depende do estágio da doença — pode ser com simples medicamentos para dor ou até caso cirúrgico.

Ruptura de ligamento cruzado

Esse tipo de fratura costuma causar dor intensa logo que acontece, o que faz com que o animal pare de apoiar o membro no chão e reclame de dor, então pode ser a causa do cachorro mancando.   

Em geral, a ruptura acontece por conta de um esforço muito grande para retirar a pata presa em algum lugar ou alguma arrancada brusca.

O problema precisa ser tratado o quanto antes porque pode ter complicações com o tempo e também porque o animal costuma sentir bastante dor.   

Exames clínicos e de imagem costumam ajudar o profissional a identificar o problema, que costuma exigir uma intervenção cirúrgica, analgésicos e repouso.

Luxação de patela

A luxação da patela acontece quando a rótula, que é um osso que fica no joelho do cão, se desloca. Mais comum em animais de pequeno porte, o problema pode ter causa hereditária ou surgir depois de algum acidente.

A cirurgia é a principal forma de tratamento, pois é necessário recolocar a patela no lugar.

Cachorro mancando pode ser artrite

Menos comum, essa doença degenerativa que atinge os ossos também pode acometer alguns cães, especialmente os idosos, com sobrepeso ou herança genética.   

O problema acontece quando as articulações do animal inflamam e também costuma causar muita dor.

Em casos mais simples, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios costuma melhorar as dores e ajudar o animal a voltar a se movimentar normalmente. O controle da alimentação e do peso do animal também é importante.  

Cachorro mancando causa preocupações no dono e por isso, resolvemos ajudar eliminar as preocupações do dono com as informações deste texto.