Saiba como cuidar da sua saúde de forma simples e prática

Conforme o tempo passa, cada vez mais as pessoas devem se preocupar em cuidar da saúde física, mental e bucal. Com procedimentos simples e que podem ser agregados na rotina diária, o esforço tende a ser recompensador, ampliando o funcionamento de todo o corpo.

Saiba como cuidar da sua saúde

Para cuidar dos músculos, oxigenação do sangue e reforço pulmonar, os profissionais da área de saúde indicam as práticas esportivas e atividades físicas, mesmo que sejam realizadas de forma amadora.

Diversas atividades podem ser colocadas em prática, exercitando os músculos e a oxigenação corporal, inclusive sem que o exercício seja percebido. Entre eles:

  • Limpeza doméstica;
  • Substituir o carro por caminhada;
  • Andar de bicicleta em parques;
  • Brincar na praia ou piscina.

Para tudo vale o bom senso. Quando os profissionais da área da saúde indicam a substituição do carro pela caminhada, significa que é possível ir até uma padaria ou um supermercado sem precisar tirar o veículo da garagem.

A saúde mental pode ser ainda mais simples. Ela está relacionada ao convívio social com a família e os amigos, a leitura de um livro, ouvir música que agrada aos ouvidos e, até mesmo, assistir a um filme divertido.

São situações corriqueiras, mas que muitas vezes passam despercebidas pela população em geral. O bate-papo com os pais, amigos, ou mesmo vizinhos, podem ajudar no combate ao estresse.

Quanto à saúde bucal, ela precisa ser levada em consideração em diferentes aspectos. Isso porque existem cuidados que vão desde a higienização bucal, que deve ser feita diariamente, desde a infância, para garantir dentes fortes e resistentes, livres de cáries e outros problemas, até a realização de tratamentos.

A visita ao dentista também deve ser regular, ao menos duas vezes ao ano, para verificar se as condições dos dentes estão de acordo como deve ser.

Caso tenha algum problema na região da boca, é preciso estar atento e partir para os tratamentos mais adequados, seguindo as indicações dos profissionais da área da odontologia.

Além desses cuidados, uma alimentação correta e balanceada se mostra crucial para o fortalecimento do corpo e dentes, impactando na saúde e funcionamento correto dos tecidos.

No entanto, como a saúde bucal está integralmente relacionada à manutenção da saúde de todo o corpo e melhor aproveitamento dos nutrientes nas refeições, abordaremos seus cuidados com mais profundidade para auxiliar no cuidado diário e mais promoção de bem-estar.

Ajustes para alinhamento na arcada dentária


O uso de chupeta durante a infância pode prejudicar a formação dos dentes permanentes.

Já enquanto a criança possui os dentes de leite, da primeira dentição, que se forma a partir dos seis meses até os 3 anos de idade, o cuidado deve ser com a higienização e o açúcar.

A partir dos 7 anos, aproximadamente, até os 12 anos de idade, os dentes de leite são substituídos pelos permanentes.

É nessa fase que é possível observar se o adolescente vai precisar utilizar um aparelho dental invisível ou com estrutura metálica tradicional.

Tudo dependerá da situação em que se encontra a arcada dentária, desde a formação do palato e a disposição dos dentes dentro da boca. Inclusive, por meio do uso do aparelho, questões como a respiração, fala e mastigação, por exemplo, podem ser otimizadas.

Para a aplicação do aparelho, com o uso da tecnologia, é possível fazer um mapeamento de toda a parte interna da boca.

A captação das dimensões da gengiva, dos dentes, da língua e do palato permitem desenvolver um aparelho invisível, que pode ser retirado para higienização e tem fácil aplicação.

Seja móvel ou fixo, os aparelhos ortodônticos ajudam as pessoas quanto à saúde bucal, e também na autoestima, proporcionando um sorriso bonito e mais alinhado, além de ter uma maior facilidade na mordedura e até mesmo na respiração.

Reposição de dente ajuda na mordida


Há pessoas que perdem o dente por descuido com a higienização no dia a dia. Outras perdem por causa de um acidente doméstico, ou outras situações inusitadas.

Para esses pacientes, a visita ao consultório dentário pode apresentar uma solução eficiente, como o implante dentário.

Utilizando uma peça de porcelana, o dente postiço é fixado sobre o osso da mandíbula e da gengiva, com uma parte metálica reforçada.

Esse tipo de tratamento pode ser feito em um ou mais dentes. É uma forma de garantir a recuperação de dentes que foram perdidos e que podem ser recuperados de maneira artificial, mas com uma aparência natural.

Com isso, o acúmulo de bactérias no tecido pode ser reduzido, quando aliado a uma boa escovação, além de haver a melhora na mastigação e autoestima.

Sorriso mais bonito e brilhante


Por falar em aparência natural, os dentes amarelados ou manchados podem voltar ao brilho natural do esmalte com tratamentos apropriados, realizados dentro de um consultório dentário, ou com um acompanhamento de um profissional da área de odontologia mas feitos em casa.

Trata-se do clareamento dental a partir de luzes específicas e laser médico, além de produtos que ajudam na remoção das manchas provocadas pelos alimentos e, principalmente, por causa do tabaco.

Esse tipo de procedimento é realizado em algumas sessões, dependendo das condições da superfície dos dentes.

Dessa forma, é preciso procurar um profissional que passe confiança, pois é preciso tomar alguns cuidados para que o trabalho não seja perdido e a cavidade bucal seja preservada.

Após a avaliação junto ao profissional para estimar quanto custa um clareamento dental, o procedimento pode ser feito, conforme as técnicas escolhidas.

Assim, feito o tratamento, é preciso ter cautela com alguns alimentos, evitando o consumo daqueles muito pigmentados como molho de tomate e café.

Isso porque eles podem comprometer o tratamento feito, principalmente porque nos primeiros dias a dentição pode estar mais sensível.

Com isso, a saúde é promovida com os cuidados diários e acompanhamento médico correto, que identificará e tratará possíveis problemas que surgirem.

Tomando todos os cuidados, é possível ter um sorriso brilhante por um longo período, o que pode afetar, de maneira positiva, também na saúde mental e no trabalho corporal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.