Seguro viagem

Seguro viagem, saiba como funciona e seus benefícios

Conheça todas as vantagens desse tipo de proteção e previna-se contra emergências.  

As férias são o momento ideal para conhecer novos destinos e tirar do papel a tão esperada viagem dos sonhos.

Depois de muita pesquisa e planejamento, é natural que você queira que tudo saia da forma que sempre desejou. No entanto, é preciso ter em mente que imprevistos podem acontecer, mas é possível lidar com eles sem esquentar a cabeça.    

O seguro viagem é a alternativa mais indicada para quem não quer passar perrengue durante o período longe de casa. Imagina viajar para outro estado e precisar de atendimento médico urgente?

Com esse recurso, você recebe toda a atenção necessária de uma rede credenciada sem precisar pagar nada a mais por isso.

Afinal, você merece uma viagem segura! Quer saber como o seguro viagem funciona e conhecer todos os seus benefícios? Então continue a leitura porque nós esclarecemos tudo para você!

O que é um seguro viagem?

É um serviço contratado pelo viajante que oferece todo o suporte necessário durante o período de viagem. Com esse recurso, você não ficará desamparado em caso de emergências, que vão de tratamentos médicos até auxílio em extravio de bagagens.

Mas como esse recurso funciona?

Ele se assemelha a um plano de saúde, mas com duração temporária, correspondente aos dias de contratação, ou da sua viagem.

No entanto, o ideal é que o contrato tenha duração de pelo menos dois dias a mais do seu retorno, para que você se sinta seguro caso a companhia área remarque a sua passagem.

E quais são os seus benefícios?

Cada seguro viagem tem suas características e particularidades, podendo oferecer os seguintes serviços:

  • Assistência jurídica;
  • Retorno antecipado;
  • Tratamentos médicos;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Atendimento odontológico;
  • Remarcação de passagens;
  • Auxílio em extravio de bagagem;
  • Traslado de corpo em caso de morte;
  • Cancelamento e interrupção da viagem;
  • Orientação em caso de roubo ou perda de documentos.

Há diversos tipos de planos que podem ser contratados, dos mais simples aos mais completos. Antes de viajar, é importante que você escolha aquele que se encaixa com suas necessidades, esclareça qual é o passo a passo para acioná-lo e com quem deve entrar em contato.

Como funciona a contratação?

A contratação de um seguro viagem é muito simples! É possível realizá-la em empresas especializadas, no seu próprio banco, diretamente com a companhia área que você escolheu para fazer sua viagem, no site onde realizou a compra da passagem, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito.

Geralmente, a contratação ocorre diretamente no site das empresas, com agilidade e sem burocracia. O seguro viagem não é exclusivo apenas para destinos internacionais, podendo ser contratado para viagens no Brasil.

Além disso, é possível contratá-lo até mesmo na véspera da sua viagem, principalmente no site de seguradoras.

Qual é o valor do seguro viagem?

Depende muito do plano contratado, mas, em sua maioria, não costuma ser muito caro. Antes de escolher a opção que se encaixa mais ao que você necessita e bater o martelo, vale fazer uma pesquisa de preços.

No entanto, tenha em mente que o seguro viagem é um investimento para que possa viajar sem se preocupar com emergências.

O que fazer para comprovar que você tem um seguro viagem?

Tenha em mãos — ou em meio eletrônico — o contrato do seguro viagem escolhido. É nele que estão as informações para quem você deve acionar em caso de urgência.

Ao ligar, a pessoa responsável vai te perguntar qual é o número deste contrato. Para receber o atendimento necessário, é extremamente importante que você saiba informá-lo. Boa viagem!