Qual é a Diferença Entre Seguro Saúde e Plano de Saúde

Qual é a Diferença Entre Seguro Saúde e Plano de Saúde

De acordo com pesquisas levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as famílias brasileiras possuem cerca de 5% de seus gastos relacionados à saúde.

Por esse fato, realizar a contratação de um plano de saúde ou seguro saúde vem se tornando algo necessário, ainda mais tendo em vista a qualidade oferecida pelos serviços públicos para a saúde.

O que é um Plano de Saúde?

Entre inúmeras necessidades de um empregado, precisar ir a um médico, seja ele, cardiologista, psicólogo, ou qualquer outro atendimento médico, pode ser solucionada com a contratação de um plano de saúde pela empresa.

Para que as pessoas possam utilizar os serviços do plano de saúde, é necessário que as mesmas tenham atendimento com profissionais correspondentes aos serviços cobertos pelo plano, caso contrário o plano não poderá cobrir.

As formas com que cada empresa se preocupa em relação aos planos disponibilizados aos seus funcionários são de acordo com as decisões tomadas pelo seu gestor.

Portanto é preciso estar ciente de quais modalidades de seguro o empregado pode fazer proveito;

Essas modalidades de seguro podem ser classificadas como Individual, familiar, coletivo e empresarial.

Individual

Pelo fato de ser uma opção que corresponde a personalidade de cada contratante, é a opção de maior valor.

Familiar

O plano familiar corresponde a alguns membros da família. Podem fazer parte desse plano o pai do contratante, a mãe, filhos e cônjuge.

Coletivo

Essa modalidade geralmente ocorre com associações e sindicatos, ela é utilizada de maneira coletiva por um grupo de contratantes.

Empresarial

Essa modalidade é voltada para empresas tanto públicas como privadas, para que possa fazer o atendimento dos colaboradores.

Há também os planos de referência e o plano de segmentado, sendo o de referência de maior valor que o de segmentado pelo fato de serem mais completos, já os de segmentado realizam o atendimento de acordo com o segmento em que o plano se encontra, os quais são:

Ambulatorial

Sendo as restrições feitas de acordo com o contrato de cada seguradora, esse plano apenas cobre consultas e procedimentos que sejam simples, pois ele é classificado como sendo plano básico.

Hospitalar

O plano hospitalar corresponde uma cobertura básica, mas com a possibilidade de internação sem que seja estipulado um prazo limite.

Hospitalar com Obstetrícia

Esse plano é o mesmo que anterior, mas com a adição do pré-natal, do parto e dos futuros atendimentos que serão prestados ao recém-nascido.

Plano Odontológico

Esse plano serve para os colaboradores que somente necessitem realizar algum procedimento oral, como cirurgias, exames e consultas.

O que é o Seguro de Saúde?

O seguro de saúde é um contrato que serve para realizar o reembolso do dinheiro gasto com cirurgias , exames e outros tratamentos.

Dessa forma, o segurado poderá se consultar com qualquer profissional médico, sendo o reembolso de seu dinheiro feito de acordo com o plano que foi contratado.

Esse tipo de seguro é bem parecido com o plano tradicional, no qual o cliente realiza o pagamento mensalmente, o qual tem seu valor variado de acordo com futuros gastos que o cliente possa ter que fazer em relação à tratamentos.

Vale a Pena Oferecer Seguro Saúde aos Funcionários?

Apesar de as empresas não serem obrigadas a oferecer um seguro saúde aos seus funcionários, os convênios com seguradoras de plano de saúde são comuns nas empresas.

O seguro pode ser considerado como um fator muito importante a ser oferecido a um funcionário, pois ele é muito valorizado.

Porém, mesmo fazendo as contas com a exclusão dos custos relacionados aos salários pagos aos funcionários, o seguro pode gerar um custo maior para as empresas sendo um adicional na folha de pagamento.

Por esse fato, cabe a cada empresa escolher os seguros e seus benefícios de acordo com sua capacidade financeira em estar oferecendo tais planos de saúde.

Conclusão

Como conclusão, podemos observar que os planos de saúde e os seguros saúde são utilizados para a mesma finalidade, porém, apresentam diferenças na forma do pagamento e acompanhamento.

Enquanto no plano de saúde, todo procedimento é acompanhado pela seguradora, no seguro saúde o interessado primeiramente deve desembolsar seu próprio dinheiro para o pagamento de consultas, exames etc, e posteriormente ser ressarcido pela seguradora.