Como montar um desktop ideal?

Computador de qualidade com excelente custo-benefício.

Está precisando montar um PC novo? Preparamos um guia simples para te ajudar a escolher as melhores peças para montar um computador ideal, ajustado às suas necessidades. Vamos te ajudar a economizar e a entender a importância de cada peça do seu novo desktop. 

Como montar um desktop ideal

Com tanta tecnologia no mercado, é importante tirar todas as dúvidas para escolher o computador certo. Além disso, é preciso entender que um bom computador pode custar um bom dinheiro, o que significa que custo-benefício é algo a se pensar.

Confira abaixo quais são as peças mais importantes para montar o seu novo PC.

Processador


O processador é a peça central de um desktop. Todo ano, as principais marcas do mercado lançam novas gerações de processadores, então é fundamental ficar ligado nas tendências.

Entre em sites especializados na comparação de hardwares, assim você pode ter noção dos melhores modelos por faixa de preço. O processador deve ser rápido e eficiente para evitar problemas.

Se você precisa de um computador para uso pessoal, o processador pode ser mais simples. Já se o seu objetivo é usar o computador para trabalhos gráficos ou jogos, o mais recomendado é que o processador seja mais potente para manter um bom desempenho em programas pesados.

Placa mãe e memória RAM


A placa mãe e a memória RAM são dois itens importantíssimos e devem ser escolhidos após a definição do processador. A placa mãe é crucial, já que as demais estarão conectadas a ela e ao processador. Sendo assim, a dica é comprar uma placa com suporte para mais de 8GB de memória RAM e um clock rápido.

A compra da memória RAM vai depender do objetivo do seu novo desktop. O ideal é que você compre uma memória DDR4 de, pelo menos, 2GB para uso básico. Computadores para jogos, edição de vídeos e imagens pedem memória entre 4 GB e 16GB.

Placa de vídeo


A placa de vídeo é fundamental para o desempenho gráfico do computador. Se a sua intenção é usar o PC para coisas básicas, como checar e-mails e redes sociais ou fazer trabalhos leves, você pode economizar nesse item, comprando placas mais baratas. Algumas vêm integradas ao processador.

Se você pretende rodar jogos ou trabalhar com edição de imagens e vídeos, você precisa de uma placa de vídeo mais veloz e potente. O ideal é pesquisar bastante para encontrar as placas com melhor custo-benefício.

Outra dica é entrar nas configurações e requisitos dos jogos e programas que você utilizará: há informações sobre as placas de vídeo e outras peças indicadas para o bom funcionamento dos gadgets em seu computador.

HD/SSD


HD é o hardware que armazena todas as informações do PC. O ideal é que a capacidade mínima do seu HD seja de um 1TB. Se você precisar armazenar muitos arquivos pesados, talvez você precise de um HD com ainda mais espaço.

Uma opção para deixar o seu computador mais rápido é o uso de um SSD de, pelo menos, 120GB. A união de HD e SSD oferece capacidade para armazenar arquivos e rodar programas mais pesados com mais facilidade.

Defina as configurações da máquina antes de comprá-la!


Seguindo as dicas que demos acima, você deve pesquisar bastante e definir as configurações da sua máquina antes mesmo de fazer a compra. Dessa forma, você conhece as peças que você precisa e, na hora da busca, você saberá escolher o PC que mais atende às suas necessidades.

Há muita tecnologia no mercado. Estude bastante sobre cada hardware: essas peças são cruciais para o bom desempenho de um computador.