Como limpar seu nome

Como limpar seu nome em 5 passos

Provavelmente você conhece alguém ou já esteve com seu nome sujo devido a falta de pagamento de alguma conta ou serviço.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nos últimos 12 meses, 48% dos brasileiros estiveram com o nome sujo em algum momento.

O número alarmante pode ser um reflexo de vários maus hábitos financeiros e desorganização no orçamento. Se você faz parte deste grupo, e deseja saber como limpar seu nome, leia os 5 passos que elencamos abaixo.

Caso, você esteja querendo adquirir crédito, saiba que existe empréstimo para negativado.

1 – Saiba o valor das suas dívidas

Não é uma tarefa fácil colocar todas as nossas dívidas numa planilha, isso porque quando estamos com o nome sujo o que menos queremos pensar é no valor da dívida.

Muitas vezes calcular tudo o que estamos devendo pode até assustar, mas esse será o primeiro passo para solução do problema.

Desta forma, será mais claro enxergar como está a situação desses atrasos hoje, já que muitas contas geram juros altos com o passar do tempo e podem ficar ainda mais caras.

2 – Organize suas finanças

Com as suas dívidas todas anotadas, chegou a hora de você também verificar seu orçamento do futuro. Para fazer isso vale tudo, planilhas, aplicativos financeiros, ou até mesmo a famosa caneta e papel.

O ideal é que você encontre a maneira que se adéque melhor para anotar todas as suas entradas financeiras e despesas.

É comum que tenha gastos fixos e gastos variáveis, mas anote todos eles, principalmente os que são variáveis do dia a dia, pois mesmo não percebendo, às vezes eles fazem uma boa diferença no final do mês.

Só organizando suas finanças você saberá se existe alguma sobra no final do mês ou quais são os gastos que você pode cortar para fechar positivo.

Além disso, terá como imaginar um possível parcelamento das suas dívidas dentro do seu orçamento mensal.

3 – Renegocie suas dívidas

Hora de pegar o telefone e tentar uma negociação. Lembre-se de ter muita paciência, pois na maior parte dos casos os bancos e instituições financeiras querem receber o valor que está em aberto com juros, e neste caso você está buscando um bom acordo para pagar.

Tendo sua organização financeira, você já saberá quanto pode arcar de parcelas mensalmente. Seja fiel ao valor que estabeleceu de limite, assim não correrá o risco de não conseguir cumprir com a responsabilidade assumida.

Mesmo que o banco ainda não tenha entrado em contato contigo oferecendo uma negociação dos débitos, entre você em contato com ele, e juntos poderão encontrar uma saída que seja favorável para ambos.

Compare os juros praticados nas dívidas que possui com as de um empréstimo, avalie o melhor para você.

4 – Pague suas dívidas

Com as parcelas, juros e tempo de pagamento das dívidas estabelecidos, você deverá cumprir com as datas de pagamento.

Atenção para não deixar de pagar em dia por esquecimento, por exemplo, anote todas as datas de pagamento.

Normalmente ao se pagar a primeira parcela de uma negociação, seu nome ficará limpo em poucos dias.

5 – Tenha novos hábitos

Além de limpar seu nome, o ideal é que não volte mais a sujá-lo, assim você não terá problemas com aprovação de futuras compras e conquistas.

Para que isso aconteça estude novos hábitos financeiros e de comportamento, caso já cortou alguns gastos para conseguir pagar suas dívidas, porque não manter esses hábitos para poupar dinheiro também.

Comece observando tudo que você consome em alimentação fora de casa que poderia ser feito nela. Ou então analise os momentos de lazer, às vezes é possível trocar um cinema todo mês por alguns filmes em casa com os amigos.

É possível fazer uma verificação completa nos seus hábitos para evitar que seu nome volte, por algum momento, a ficar sujo novamente.

Conclusão

Iniciar um processo de limpar o nome pode parecer difícil, porém o mais difícil neste caso é começar, após fazer isso verá o quanto simples pode ser ter bons hábitos financeiros.

Ter o nome inadimplente acarreta problemas de aprovação e avaliação de crédito quando necessário, por isso é tão importante mantê-lo regular.

Além disso, ter uma vida mais saudável financeiramente traz uma qualidade de vida e tranquilidade para as pessoas.