Engenheiro Civil

Engenheiro Civil, saiba tudo sobre a formação e mercado de trabalho

O mercado de engenharia civil é bastante amplo e quem atua nele é o engenheiro civil. Esse é um dos tantos profissionais das engenharias e se especializa na edificação e construção de prédios, casas e monumentos, além de fazer análises sobre segurança.    

Para exercer a função, o profissional precisa obter certificado na graduação em engenharia civil. Igualmente, obter certificação perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA.

Abaixo, conheça tudo sobre a formação dos profissionais que atuam na engenharia civil. Também veja como é o mercado de trabalho e conheça mais alternativas para guiar o seu futuro profissional.

O que faz o engenheiro civil?

Esse é o profissional responsável por acompanhar todas as etapas de uma construção. Também, atua da mesma maneira quando o assunto é reforma de uma edificação, independentemente de qual fim ela tenha.

Assim, ele assume muitas atividades. Dentre elas estão os projetos civis. Da mesma maneira, o gerenciamento de todas as etapas.

Ele deve sempre estar atento a qualquer tipo de problema que desvie o projeto do seu destino original.

Com isso, ele acumula funções. Por exemplo, faz análises de solo, assim como estuda eventuais insolações. A ventilação do local ganha estudos no momento da edificação, da mesma forma.

Também, o engenheiro civil atua no canteiro de obras. Nelas, chefia as equipes de trabalho. É responsável pelo cumprimento dos prazos e, ainda, pela garantia da segurança dos colaboradores que ali estão e dos transeuntes.

Durante toda a projeção da reforma ou edificação ele leva em consideração como os materiais que terão uso irão responder mediante as ações do tempo. Ou seja, de variações de temperatura ou exposição à chuva.

Note, portanto, quais são os conhecimentos que o engenheiro civil deve acumular para poder executar os seus serviços com qualidade. Todos eles têm base nas disciplinas do curso de graduação, indispensável para o exercício das atividades.

Como é o mercado de trabalho para o engenheiro civil?

O mercado de trabalho para quem tem formação em engenharia civil é bastante amplo. Considere que ele pode exercer suas atividades em empresas particulares ou, ainda, em órgãos públicos.

Um dos principais locais de atuação do profissional da área civil condiz às empresas particulares. Ele tanto pode ser dono do seu próprio escritório e prestar consultorias quanto contar com sua equipe para executar toda a obra.

Ainda, é comum o trabalho de engenheiro civil dentro de empreiteiras. Com isso, ele tem contrato com tais empresas e supervisiona obras, bem como as projeta e acompanha em parte ou integralmente.

Além disso, saiba que o engenheiro civil encontra local de trabalho em órgãos públicos. Eles podem ser estaduais, municipais ou federais. Para isso, entretanto, necessitam de aprovação em concurso público.

Por fim, o engenheiro também pode prestar serviços para processos judiciais. Nesses casos, ele atua como perito e pode ser intimado pelo juiz ou ganhar indicação das partes. Ele recebe pelo serviço prestado, portanto.

Com isso, temos que o mercado de trabalho para o engenheiro civil é bastante amplo e promissor, eis que sempre está em constante expansão.

Graduação em engenharia civil

A graduação do engenheiro civil, bem como a dos demais engenheiros, tem duração de 05 anos. Além disso, exige a apresentação de trabalho de conclusão de curso. Outro trabalho obrigatório é o relatório de estágio com supervisão.

Apesar de todas as áreas da Engenharia terem alta procura, a Engenharia Civil está se destacando ao longo dos anos, principalmente pelas oportunidades de carreira, com a expansão das cidades e melhorias. 

Matérias do curso de engenharia civil

Separamos abaixo as principais disciplinas que o aluno encontra no curso de engenharia civil. Assim, a aprovação em todas elas é indispensável para que ele obtenha o diploma como engenheiro civil:

  • Arquitetura
  • Urbanismo
  • Perícia
  • Segurança e Higiene
  • Planejamento
  • Hidrologia
  • Eletricidade
  • Fundações

Existem outras inúmeras disciplinas, mas essas são fundamentais para todo o processo do curso e para a formação do futuro engenheiro, uma vez que tais disciplinas farão parte da rotina diária das atividades profissionais.

E é muito importante que não apenas o Engenheiro Civil tenha conhecimento, mas ele precisa ter noção da sua importância, e aprofundar conhecimentos, principalmente quando falamos em segurança.

Que é um dos pilares da Engenharia Civil, todas as construções precisam passar por inspeções minuciosas para descartar qualquer tipo de risco para todos os envolvidos na sua construção e no uso posterior.

Note como as disciplinas são bastante diversas. Isso é natural, afinal, visto que a construção e edificação depende do cuidado com diversos aspectos.

Por exemplo, o local de construção, o uso dos materiais, a segurança, o sistema elétrico e hidráulico.

Embora os dois últimos fiquem a cargo de outros profissionais da engenharia, o engenheiro civil deve ter conhecimento básico, ao menos, sobre elas. Somente assim pode garantir a determinação de local para tais instalações.