Descubra o que é Biomedicina e como atuar na área

Descubra o que é Biomedicina e como atuar na área

Você sabe o que é Biomedicina? Pois essa é uma das áreas de saúde que mais vem crescendo nos últimos tempos, movimentando o mercado de trabalho e atraindo diversos estudantes e profissionais.    

Essa área se relaciona com a pesquisa. Assim, somar forças aos esforços de detectar doenças, causas e curas.

Portanto, seu trabalho está relacionado aos laboratórios e à pesquisa, diferentemente da medicina tradicional de consultórios.

Além disso, por ser tão importante e estar em constante crescimento, a biomedicina oferece diversos postos de trabalho e vem abocanhando uma parcela cada vez maior do mercado de emprego.

Abaixo, conheça mais sobre o curso e a profissão.

O que é Biomedicina?

A biomedicina é uma área e uma graduação que fazem parte da modalidade de saúde. Assim, ela se dedica ao estudo de doenças e ao desenvolvimento de pesquisas quanto às causas, a cura e as anomalias.

Portanto, o biomédico se dedica à pesquisa o que levou ao desenvolvimento de uma doença. Igualmente, busca detectar eventuais alterações químicas e biológicas no organismo, bem como fazer análises diversas de materiais.

Ao mesmo tempo em que é promovida pelas descobertas científicas, ela também auxilia no desenvolvimento dessas. Assim, é como se fosse parte de um ciclo em que novas descobertas levam ao aprofundamento cada vez maior nos estudos.

Além disso, os profissionais dessa área também podem trabalhar com as áreas estéticas. Afinal, elas também compõem o desenvolvimento científico e cada vez mais contam com procedimentos químicos.

O que faz o biomédico?

Com o que vimos acima sobre o que é Biomedicina já é possível entender que a atuação dos profissionais é bastante diversa.

Assim, é possível afirmar que há um bom mercado de trabalho para os biomédicos, bem como que ela se encontra em constante crescimento.

Mas o que um biomédico faz, exatamente? Bom, isso merece uma resposta plural. Da mesma forma que a maioria das profissões, ele obtém informações e conhecimentos que se aplicam de forma plural.

Portanto, ao mesmo tempo em que o biomédico pode se dedicar às análises laboratoriais, também é apto para trabalhar com manipulação genética, reprodução assistida e até mesmo no desenvolvimento de produtos alimentícios. Veja, agora, algumas das principais atividades que quem se forma no que é Biomedicina pode desempenhar:

  • Análises clínicas: nesse caso o biomédico se dedica às pesquisas. Nelas, ele identifica e classifica microorganismos responsáveis por doenças ou, ainda, que podem auxiliar no desenvolvimento de tratamentos. Estes também fazem parte das atividades de quem faz Biomedicina, eis que os profissionais podem auxiliar a criar e aperfeiçoar remédios, vacinas e tratamentos;
  • Reprodução assistida: a manipulação de embriões para reprodução assistida como a inseminação artificial também faz parte das atividades do biomédico;
  • Indústria Cosmética: ainda, os biomédicos possuem conhecimento e experiência para prestar serviços na indústria cosmética e estética. Portanto, eles auxiliam no desenvolvimento de fórmulas para criação e aperfeiçoamento de tratamentos. Da mesma maneira, podem aplicá-los, como no caso do botox;
  • Manipulação genética: um assunto ainda bastante delicado e que gera bastante polêmica é a manipulação genética, área na qual o biomédico atua. Contudo, nesse caso o que é Biomedicina se volta para os exames de DNA, investigação de causas e desenvolvimento de doenças genéticas e pesquisas que envolvem células-tronco;
  • Indústria alimentícia: além de auxiliarem no controle da produção de alimentos para evitar a contaminação deles, os biomédicos também auxiliam no desenvolvimento de fórmulas especiais. Esse é o caso, por exemplo, dos alimentos especiais para intolerantes à lactose ou ao glúten.

Como é a graduação de Biomedicina?

Bom, agora que você já conhece o que é Biomedicina e algumas das área de atuação dos seus profissionais, chegou o momento de conhecer o curso que forma os biomédicos.

O curso de graduação de Biomedicina tem duração de 04 anos. Durante ele, o aluno se depara com diversas disciplinas e, igualmente, com muitas horas em laboratório. Afinal, esse é o espaço mais comum para esses profissionais.

Para trabalhar com as atividades que desenvolvem pesquisas com identificação de microorganismos, cruzamento para análises clínicas e pesquisa, os alunos se deparam com inúmeras matérias. Estão entre as principais:

  • Anatomia;
  • Análises clínicas;
  • Biofísica;
  • Ética e Legislação Biomédica;
  • Bioquímica;
  • Biossegurança;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Microbiologia.

Ainda, apesar do que a Biomedicina exigir horas de laboratório e aulas práticas, o curso também existe em formato EaD, ou seja, de educação à distância. Contudo, nesse caso ele é híbrido.

Ou seja, o aluno pode assistir às aulas diretamente de sua casa, sem necessidade de se deslocar para a instituição de ensino. Isso é preciso, por outro lado, para aulas de laboratório e práticas.

O que é Biomedicina vem ganhando cada vez mais notoriedade e importância, bem como espaço no mercado de trabalho.

Ainda mais, note que após uma pandemia que dependeu e esperou uma vacina com tanto fervor que profissões como essa tendem a ganhar ainda mais valor.

Por isso, se você sonha em trabalhar na área de saúde e com pesquisas, não deixe de considerar o curso de Biomedicina como uma ótima opção.