Sistemas de Tratamento de Gases Industriais

Sistemas de Tratamento de Gases Industriais

Vivemos em tempos de transformações da sociedade, e atividades individualizadas que geram benefício à alguns, mas que são nocivas para o coletivo, são questionadas.    

Preocupações em relação ao meio ambiente não são mais adiadas para o futuro, pelo fato de vivermos agora, efeitos que tiveram suas origens no passado.

O meio ambiente é constantemente afetado por ações de degradação do homem. Uma das principais ações nocivas causadas pela produção industrial é a liberação de gases prejudiciais ao ser humano e ao ambiente.

Entre esses gases, podemos encontrar o carbono, óxido de enxofre e azoto, que caso não tiverem seu devido controle, podem causar grandes danos, como o efeito estufa e chuvas ácidas.

Por esse motivo, com o intuito de evitar essas ações nocivas ao meio ambiente, há a necessidade da realização de processos que ajudem a evitar a liberação desses gases na atmosfera.

O que é um Sistema de Lavagem de Gases?

Com o propósito de realizar a remoção de substâncias tóxicas encontradas nos gases das indústrias, o lavador de gases é composto por um mecanismo que age no controle da poluição.

Tal produto, cujo rendimento é alto, surgiu a partir da necessidade de realizar a limpeza de tais gases.

O sistema é baseado na utilização de um líquido, normalmente água, que age arrastando as partículas referente aos gases para posteriormente realizar a lavagem para remoção de tais substâncias.

Também há a existência de sistemas que purificam gases inflamáveis e gases com características voláteis de maneira eficiente e segura.

Tal sistema utiliza plantas para poder lavar gases ácidos com características semi-secos, realizando também o processo de dessulfurização.

Esses sistemas são utilizados por centrais elétricas, de cogeração, e por incineradoras que realizam a queima de resíduos para a produção de vidro e cimento.

Tais sistemas também são utilizados para controlar a liberação de enxofre causada pelos gases poluentes provenientes de navios.

Existem inúmeros sistemas com a finalidade de realizar a lavagem dos gases dos navios, mas basicamente tais sistemas são compostos por um reservatório que possibilita com que os gases tenham fluxo, um recipiente para que se possa remover as substâncias tóxicas da água já lavada, e instalações para que os resíduos possam ser administrados.

Quais São os Tipos de Processos de Tratamento de Emissões?

Sistema de Limpeza a Gás Seco

Tal sistema é muito importante para que gases com características ácidas possam ser tratados, principalmente os gases originados por combustões por atividades de incineração.

Esse sistema de limpeza a gás seco, utiliza substâncias, como calcário ou até mesmo o cal, que é polvilhado nos fornos com temperaturas elevadas.

Essa ação, permite a transformação dos grãos em porosos e quebradiços, tornando mais fácil sua absorção e remoção.

Sistema de lavagem a gás úmido

Soluções aquosas, ou até mesmo a água, são utilizadas para serem pulverizadas nos gases contaminados. Tais soluções são escolhidas quimicamente dependendo das características de cada substância contaminante presente no gás. Por exemplo:

Normalmente se utiliza de soluções de cal para poder remover o dióxido de enxofre encontrado em gases contaminantes.

O dióxido de enxofre ao entrar em contato com a solução de cal resulta na geração de sulfato de cálcio. O sulfato de cálcio pode ainda ter sua recuperação após o processo, e ser reutilizado em atividade de construções;

A lavagem úmida tem como objeto realizar a transferência do fluxo gasoso para o fluxo de característica líquida.

Sistema de lavagem de Gás Semi-Seco

Por intermédio de bicos para realizar a pulverização, é utilizado a polpa de cal, que entra em contato com o gás semi-seco permitindo sua lavagem.

Saco de Filtragem

Essa técnica é utilizada para filtrar inúmeros tipos de gases quentes. Estes sacos não passam por processo de combustão, apenas são carbonizados suavemente.

A fillkplas, no intuito de realizar a lavagem de gases para impedir que os mesmo sejam liberados ao meio ambiente em condições nocivas à saúde do ser humano e do próprio meio ambiente, também é responsável pela fabricação de tais soluções, e realiza as aplicações.

A fillkplas não somente realiza sistemas de lavagem dos gases, como também aplica a oxidação de negro de fumo, que possui como objetivo a eliminação total dos resíduos composto por poluentes orgânicos, gerando produtos de extrema qualidade.