Qual a Função dos Lavadores de Gases

Qual a Função dos Lavadores de Gases?

Pelo fato de inúmeros segmentos industriais serem responsáveis pela emissão de gases ao meio ambiente, há a necessidade de que esses segmentos utilizem os lavadores de gases para poderem liberar o gás de acordo com a legislação sobre tal assunto.

No processo industrial, as indústrias acabam por eliminar os gases ao meio ambiente. Muitos desses gases possuem características tóxicas, que são nocivas à saúde do ser humano, assim como são prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o CONAMA, sigla para Conselho Nacional do Meio Ambiente, em sua Resolução de número 382 do ano de 2006, deve ser tratado todas as emissões de substâncias dispensadas no meio ambiente, sejam elas em sua forma sólida , gasosa ou líquida.

O intuito de tal resolução é que tais substâncias devam ser tratadas antes de serem dispensadas na atmosfera, por possuírem características nocivas e prejudiciais à saúde do ser humano, assim como para a fauna e a flora.

Segundo o CONAMA, partículas emitidas pelas indústrias que possuam tamanho de 0,5mm até o tamanho de 5,0mm são prejudiciais ao sistema respiratório, e portanto o tratamento de tais substâncias antes de elas serem liberadas no meio ambiente são obrigatórios por lei.

Por esse motivo, o lavador de gases possui uso essencial para as indústrias que emitem gases com características poluentes e tóxicas. Através dele, há a melhoria na qualidade do ar emitido pelas indústrias.

Sua funcionalidade é controlar a poluição apresentada na emissão dos gases, de maneira que ele remove todas as partículas tóxicas, por meio de um processo onde tais partículas colidem com gotas de água através de um sistema com fluxo de lavagem.

Para esclarecer mais dúvidas a respeito desse mecanismo para tratar o gás, separamos algumas perguntas e respostas sobre essa ferramenta.

Quais os Principais Impactos Ambientais que a não Utilização dos Lavadores de Gases pode Causar?

A produção realizada pelas indústrias possuem como consequência a geração de inúmeros resíduos, sejam eles sólidos, gasosos ou líquidos que são prejudiciais ao meio ambiente.

A não utilização de equipamentos para realizar o tratamento de tais substâncias além de possuírem inúmeras consequências para atmosfera, resulta em multas para os donos das empresas.

O impacto que a poluição do ar causa são inúmeros, e entre eles podemos considerar como de alto grau de nocividade ao ser humana a inalação da fumaça que pode conter ozônio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio.

As causas da inalação do monóxido de carbono, por exemplo, pode causar hipóxia tecidual. O ozônio, pode causar sérias irritações aos olhos e uma drástica limitação da capacidade dos pulmões.

Já o dióxido de enxofre, assim como o dióxido de nitrogênio também causam graves danos aos pulmões, atacando as vias áreas superiores de uma pessoa.

Segundo a Lei de número 12.187 do ano de 2009, a emissão realizada por indústrias de agentes poluentes que possuam graus acima do permitido podem causar multas de até 10 milhões aos responsáveis, variando essa multa de acordo com o grau de impacto causado ao meio ambiente.

Por esse motivo, tratar os gases antes de serem liberados ao meio ambiente é muito importante

Quais os Principais Benefícios dos Lavadores de Gases?

São inúmeros os benefícios obtidos pelos lavadores de gases. Com eles o ambiente se torna limpo e mais seguro para a saúde das pessoas, além de possibilitar a redução no fluxo dos gases com características poluentes que são gerados pelos processo realizados nas indústrias.

Para cada tipo de ambiente específico, o lavador de gases pode possuir um nível de atomização diferente que seja apropriado para o mesmo, ele possui também vazão pré-ajustada, assim como grau de turbulência.

Pode ser dito então, que os lavadores tem sua utilidade em procedimentos realizados pelas indústrias que possuem a necessidade de realizar o processamento dos gases que são produzidos por atividades químicas.

Os aparelhos mais modernos, vem apresentando diversas faixas em relação a granulometria do solo.

Como Funciona o Lavador de Gases e Quais os seus Principais Componentes?

Os lavadores de gases tem sua funcionalidade à base de alta pressão juntamente com sprays de água. No procedimento, o lavador de gases realiza um processo de neutralização dos gases que resulta na separação dos resíduos tóxicos, tornando o mesmo inofensivo para a saúde do ser humano e para o meio ambiente.

Os lavadores de Gases funcionam com sprays de água e muita pressão. Ele possui responsabilidade por neutralizar os gases resultantes de depósitos residuais de maneira que eles fiquem inofensivos para o meio ambiente e para as pessoas.