Saiba quais são as principais dúvidas de quem quer começar a investir

O mercado financeiro está repleto de boas oportunidades de investimentos. Se você quer começar a investir em 2021, leia este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre o mundo dos investimentos. Aqui vamos listar as principais perguntas que investidores iniciantes fazem para consultores e profissionais do ramo. 

Investimento

Como novato no mercado financeiro, um investidor iniciante precisa conhecer o básico antes de realizar o seu primeiro investimento. Obviamente que existem muitas dúvidas a serem tiradas antes disso, então separamos aqui os principais questionamentos que um investidor pode ter no início da sua empreitada com investimentos.

Confira abaixo: 

Qual é a diferença entre renda fixa e renda variável?


Existem diversos tipos de aplicações no mercado. E estes investimentos são divididos em duas categorias: renda fixa e renda variável. Com classificações distintas, os investimentos em renda fixa ou variável tem características bem diferentes como veremos a seguir. 

Renda Fixa


Os investimentos em renda fixa são uma espécie de empréstimo financeiro, mas calma não é você que está pegando dinheiro com o banco, mas sim o banco pegando dinheiro com você. Ao comprar um CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, você está emprestando dinheiro ao banco para receber o valor no futuro com os juros do período.

O mesmo acontece com quem investe em um título do Tesouro Direto, a diferença é que o empréstimo, neste caso, é para o governo e não para um banco privado. Como as condições destes ativos são conhecidas pelo investidor na hora da compra do título, eles são chamados de “renda fixa”. 

Renda Variável


Os ativos de renda variável levam esse nome porque estão sujeitos a oscilação frequente do mercado. Quando você compra a ação de uma empresa, por exemplo, ela tanto pode valorizar como desvalorizar. Em resumo, as chances de você perder dinheiro são maiores do que na renda fixa, assim como as chances de você ter uma maior rentabilidade também. 

O que são liquidez e rentabilidade?


Uma dúvida comum de investidores iniciantes é sobre a definição de liquidez e rentabilidade. Muitos se confundem sobre os termos. Bom, basicamente a liquidez é a facilidade com o que um ativo financeiro (CDBs, títulos do Tesouro Direto, etc) ou físico (Imóveis, ouro, etc). se transforma em moeda pronta para ser movimentada.

Um CDB com liquidez diária, por exemplo, pode ser resgatado a qualquer momento. Já um imóvel tem liquidez baixa, dificilmente você poderá vendê-lo por um preço maior, caso tenha acabado de comprá-lo.

Já a rentabilidade se refere ao ganho em relação ao valor investido. Se o seu CDB rendeu 3% ao ano, esta é a sua rentabilidade. Se você vendeu um imóvel por um valor 25% do que o valor de compra, a rentabilidade dele é de 25%. 

Preciso ter muito dinheiro para começar a investir?


Não. Achar que precisam de muito dinheiro para investir é o que afasta muitos investidores do mercado financeiro. Quem possui pouco capital para investimento, tem excelentes opções para começar a investir. Existem, por exemplo, títulos do Tesouro Direto que custam cerca de R$ 30.

Também há opções de CDB a R$ 100 no mercado, até o mercado de ações tem opções baratas, basta pesquisar e contar com ajuda profissional para começar a investir. 

Como identifico o meu perfil de investidor?


Avalie os seus objetivos e quais fatores são preponderantes para você. Isso será essencial para ter sucesso com seus investimentos. Se você preza pela segurança, por exemplo, você tem um perfil mais conservador ou moderado, já se o que você deseja é alcançar a maior rentabilidade possível, você é um investidor arrojado. 

O que é diversificação de investimentos?


A diversificação de investimentos é a distribuição do seu capital em diferentes investimentos. Isso é muito importante para a valorização do seu patrimônio. Nunca coloque todo o seu dinheiro em um único ativo, isso pode aumentar os riscos e diminuir o potencial de ganho.

O ideal para reduzir riscos e potencializar a rentabilidade é diversificar os investimentos, apostando tanto em renda fixa como variável. 

O tempo interfere na rentabilidade do investimento?


Sim, quanto mais tempo o dinheiro for mantido aplicado, mais ele tende a render. Além disso, a tributação é menor a médio e longo prazo, as alíquotas diminuem e com isso o investidor perde menos rentabilidade. Em objetivos de curto prazo, o ideal é que o ativo tenha liquidez diária e possa ser resgatado a qualquer momento.

Já a médio e longo prazo, o ideal é que se respeite a data de vencimento do ativo para que se tenha a maior rentabilidade possível.

 
Qual é o melhor investimento para um investidor iniciante?


A dica é começar devagar, ir conhecendo o mercado aos poucos. Então, o que recomendamos é que você comece por investimentos de baixo risco como um título do Tesouro Direto ou CDB. Assim, você poderá entender como o mercado funciona e adquirir experiência para começar a variar sua carteira e potencializar os seus ganhos.