Onde aplicar revestimento ACM

Onde aplicar revestimento ACM?

O ACM é um dos grandes protagonistas do mercado atualmente, bastante procurado, principalmente, no segmento de comunicação visual para a criação de fachadas e produtos utilizados em pontos de venda.

Porém, o que muitos não sabem é que o ACM é um material de alta qualidade que apresenta inúmeros benefícios, incluindo a versatilidade.

É possível utilizá-lo em  vários tipos de projetos, como em revestimentos comerciais e empresariais.

Mas, afinal, o que é ACM? A sigla significa “Aluminum Composite Material”, que em português significa “Material Composto de Alumínio”. 

Esse componente foi criado em 1965 na Alemanha e demorou alguns anos para chegar no Brasil. Foi apenas em 1980 que este material foi usado pela primeira vez em terras brasileiras. 

No início, o ACM surgiu como uma excelente forma de substituir as chapas de ferro, alumínio, madeira, cerâmica, granitos, entre outros materiais.

Nessa época, o material era importado dos Estados Unidos e comercializado por poucas distribuidoras, por isso, era bastante custoso.

Apenas grandes empresas, como os postos de combustíveis de marcas conhecidas, utilizavam esse material.

Depois de algum tempo, shoppings center, edifícios e hospitais começaram a usá-lo também e, com a popularização, a distribuição do ACM se tornou mais acessível, assim como o valor dele no mercado.

Atualmente, metade do volume de consumo do ACM é empregada em projetos menores – como frente de lojas, fachadas, revestimentos comerciais, marquises e área interna dos imóveis.

Ou seja, o ACM se tornou um material acessível, extremamente útil no país para empreendedores de todos os portes e segmentos.

Ele passou a ser usado em diversos tipos e projetos, especialmente como um revestimento de menor custo, alta qualidade e durabilidade.

A seguir, saiba mais sobre esse material tão importante para o mercado atual. Compreenda mais detalhes sobre sua composição e especialmente onde pode ser usado.

Sobre o revestimento de ACM, entenda em quais ambientes é possível usá-los!

ACM: qual a composição e benefícios?

O ACM é um material amplamente utilizado nos Estados Unidos, na Europa, Ásia, entre outros lugares. Em revestimentos, o mesmo é fundamental para tornar as fachadas comerciais mais bonitas, modernas e sofisticadas.

Basicamente, é composto por duas chapas de alumínio e um núcleo de polietileno no meio. São lâminas finas que garantem um material rígido, resistente, durável e com excelente qualidade estética. 

Ele é feito por meio de um processo de colagem tecnológico e moderno, o que também garante grande parte dos benefícios citados a seguir. 

O ACM é resistente, durável, sustentável, moderno, versátil, leve e impactante. Apresenta uniformidade de cor, facilidade de limpeza, manutenção e baixo custo, além do apelo estético. 

Outro ponto importante sobre esse material é que ele é um termoplástico.

Ou seja, quando ele é exposto a altas temperaturas, ele se torna moldável, permitindo a criação de vários produtos com ACM (nos mais diversos formatos). Quando a temperatura está muito baixa, ele volta a endurecer.

É uma informação muito importante porque por ele ser um termoplástico, a sua versatilidade é um dos benefícios mais notáveis do material. Podemos encontrar incontáveis itens de ACM no mercado atualmente.

A utilidade mais famosa é o revestimento, é claro. O que também gera muitas dúvidas nos consumidores. Onde esse revestimento pode ser usado? É possível utilizá-los em ambientes úmidos ou externos?

Confira!

Em quais áreas o revestimento de ACM deve ser usado 

O ACM é ideal para painéis, letreiros, números, placas de instrução e outras utilidades. Ele se destaca nos revestimentos, sendo uma excelente opção principalmente para as fachadas comerciais e empresariais.

Podem ser usadas nas fachadas, assim como nas coberturas, marquises, paredes, pilastras e muitos outros locais. Todos eles podem ser revestidos com ACM proporcionando uma comunicação visual mais atraente, bonita e confortável.

Sobre a umidade, o ACM é extremamente resistente às variações climáticas, podendo ser usado em locais abertos e fechados tranquilamente.

Ele pode ser lavado com água e não exige grandes manutenções ao longo da sua vida útil – que pode ser por volta de 5 anos.

Ou seja, o ACM é prático, durável e chamativo. Além de tudo que já foi dito, esse revestimento pode receber vários tipos de acabamentos, como a pintura eletrostática, entre outros procedimentos.

É possível encontrar o ACM em diversas cores, imitando madeira, tijolos e muito mais. Brilhoso, fosco, entre outras diversas possibilidades incríveis. Esse material realmente se destaca em projetos comerciais.

No entanto, ele também pode ser usado em um ambiente residencial, nas fachadas das casas e prédios residenciais. Ele dará o charme, modernidade e beleza que o local precisa sem gastar muito, de forma prática.