Kit de unhas

Kit de unhas, saiba o que precisa ter no seu

Manter as unhas bem cuidadas em casa exige um kit básico.    

Entre as atividades que deixamos de fazer neste período de crise sanitária, em que as restrições podem variar de uma semana para a outra, estão as idas semanais à manicure.

Com isso, algumas mulheres se depararam com o fato de que fazer as próprias unhas demanda alguns elementos além da acetona e da lixa.

Assim como existem artigos de beleza específicos para rosto, olhos e pés, as unhas — e mãos — também possuem peculiaridades que demandam produtos e utensílios destinados apenas à manicure.

A seguir, montamos um kit básico para quem quer entender melhor o que precisa ter em casa para cuidar das mãos.  

1 – Alicate de metal

Se você tinha apenas um alicate básico para retirar eventuais cutículas ressecadas, troque imediatamente por um bom alicate de metal.

Os alicates parcialmente feitos de borracha são como lâminas descartáveis, até pelo ressecamento natural da borracha, que prejudicará seu manuseio com o passar do tempo.  

Existem alicates de metal com a ponta alongada ou mais curta. Se você não tem muita prática, dê preferência aos de ponta curta porque são mais fáceis de manusear junto à base arredondada da unha.

Caso você já tenha um bom alicate, lembre-se de mantê-lo afiado.  

2 – Espátula de cutículas

Muitas nail experts desaconselham a retirada de cutículas com alicate de forma rotineira, defendendo que ele só deve ser usado em casos específicos, como aquela pontinha de cutícula ressecada que se destaca e fica dolorida.

A espátula de cutículas (ou empurrador) é necessária tanto para aquelas que querem parar de usar o alicate na manicure semanal como para as que não abrem mão disso.  

Com duas pontas, sendo uma mais fina e pontiaguda, as espátulas conseguem descolar a cutícula em toda a extensão basal das unhas, tornando muito mais fácil e seguro todo o processo de remoção.

Caso tenha cutículas finas, a espátula já dá conta do trabalho, deixando-as imperceptíveis e as unhas prontas para receber a base de esmalte.  

3 – Removedor de esmalte

Antes, utilizava-se acetona para remover esmaltes, mas essa solução química isolada deixa a pele muito desidratada. Portanto, a indústria cosmética adicionou óleos à acetona para diminuir esse efeito, de modo que hoje é difícil encontrar a acetona propriamente dita.

Os removedores de esmalte são essenciais tanto para tirar um esmalte velho como para limpar as laterais e base das unhas recém feitas.  

4 – Cremes para cutículas

As cutículas merecem muita atenção. Caso fiquem ressecadas, podem gerar desconfortos físicos reais. Por isso, existem produtos específicos para hidratação, nutrição e preparo anterior à manicure.  

Antes de empurrar as cutículas com a espátula e usar o alicate, aplique um amolecedor de cutículas nas unhas e deixe por alguns minutos.

Com um bom emoliente, você não precisará deixar suas mãos de molho. Após algum tempo, retire o excesso e proceda à retirada das cutículas.

Caso esteja pensando em parar de removê-las, invista em cera nutritiva e caneta hidratante para cutículas. Lembre-se de incluir esses dois produtos em sua rotina de beleza, preferencialmente à noite, e certamente notará as diferenças.  

5 – Esmaltes

Finalmente, os esmaltes. É importante não ter apenas suas cores preferidas: ter pelo menos uma base (fortalecedora, nutritiva ou até niveladora) é muito aconselhável, pois protegerá sua unha e garantirá a fixação do esmalte.

Além disso, em caso de acidentes com o esmalte, é importante tê-lo à mão para retocar a unha em questão.  

Escolha suas cores de esmalte à vontade, mas lembre-se de um produto final igualmente importante: o óleo secante.

Hoje em dia existem secantes em spray, em gotas e o clássico em vidro de esmalte com aplicador comum. Escolha de acordo com as suas necessidades e sua unha estará pronta em minutos.