Atividades ao Ar Livre em Porto Alegre

Atividades ao Ar Livre em Porto Alegre

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é repleta de atrações e atividades ao ar livre, para aproveitar dias ensolarados e noites refrescantes. Neste guia, exploraremos algumas das melhores atividades ao ar livre que a cidade tem a oferecer, desde passeios pela orla do Guaíba até visitas a parques e pontos turísticos icônicos.

Além disso, para tornar sua experiência ainda mais conveniente, existem os pontos de depósito de bagagem Bounce em Porto Alegre. Com a Bounce, você pode guardar seus pertences com segurança enquanto explora a cidade, sem a necessidade de carregar bagagens pesadas. Agora, vamos começar nossa jornada pelas maravilhas ao ar livre de Porto Alegre.

Passear pelo Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Alegre é um tesouro cultural à beira do Lago Guaíba. O bairro abriga algumas das principais atrações da cidade, desde o agito do Mercado Público até a atmosfera cultural da Usina do Gasômetro. A Praça da Alfândega abriga museus impressionantes, como o Farol Santander e o MARGS, que exibem a herança artística do Rio Grande do Sul. 

Ao caminhar pela Rua da Praia, você encontrará uma infinidade de lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana, que homenageia o poeta Mario Quintana. Além disso, a Praça da Matriz revela a imponência do governo estadual e monumentos notáveis, incluindo a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro. Para quem gosta de conhecer a cultura e história de uma cidade, essa é uma zona imperdível. 

Alugar uma Bicicleta

Uma excelente maneira de explorar Porto Alegre é alugar uma bicicleta. A cidade possui uma rede de ciclovias que permite aos visitantes percorrerem diversos pontos de interesse de forma prática e agradável. Uma rota recomendada é seguir pela ciclovia ao longo da orla do Rio Guaíba, partindo da Usina do Gasômetro e indo até o Museu Iberê Camargo. Além de desfrutar do passeio de bicicleta, você também terá a oportunidade de apreciar vistas e, se o momento for oportuno, assistir ao pôr do sol à beira do rio. 

Relaxar no Brique da Redenção

O Brique da Redenção é uma das razões pelas quais Porto Alegre é conhecida como uma das capitais mais arborizadas do Brasil. Localizado no Parque Farroupilha, este espaço público é o local preferido dos moradores nos fins de semana. Durante a primavera, as árvores ganham tons rosados, criando um cenário encantador.

Aqui você pode estender cangas pelo gramado e relaxar ao ar livre enquanto toma chimarrão e brinca com animais de estimação. Aos sábados de manhã, uma feira orgânica anima uma das laterais do parque, na Rua José Bonifácio. Aos domingos, é a vez do Brique da Redenção, a feira mais famosa de Porto Alegre, que oferece artesanato e antiguidades. 

Visitar a Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira, e é uma obra-prima por si só. Com seus blocos de concreto e janelas de vidro estrategicamente posicionadas, oferece uma vista espetacular do Lago Guaíba. 

O museu abriga a valiosa coleção de obras do artista plástico gaúcho Iberê Camargo, além de sediar exposições temporárias de arte contemporânea. No térreo, um café convida os visitantes a desfrutarem de refeições e lanches enquanto apreciam a vista panorâmica. É também um local ideal para assistir ao pôr do sol ao ar livre.

Almoçar no Barranco

O Barranco é um refúgio gastronômico em Porto Alegre com suas mesas ao ar livre e cercadas pela natureza. Desde 1969, o Barranco tem sido um destino para quem busca uma experiência gastronômica única. Seu cardápio diversificado oferece uma variedade de pratos, mas a estrela indiscutível é a carne, especialmente quando acompanhada das irresistíveis polentas fritas e da maionese de batata. Para completar a refeição, não há nada como um chopp tradicional gelado. O Barranco é um clássico atemporal, e ideal para um almoço ao ar livre. 

Ver o Por do Sol no Bar do Espartano

O pôr do sol no Rio Guaíba sempre foi um cartão postal de Porto Alegre, mas desde a revitalização da orla, a beira do rio se transformou em um forte ponto turístico da capital. O Bar do Espartano, que teve suas origens como um modesto quiosque na praia de Imbé, conquistou uma localização privilegiada para apreciar o fim de tarde na região do Gasômetro.

A proposta do Bar do Espartano é simples: relaxar, beber caipirinha, degustar petiscos e apreciar a vista do entardecer sobre o Guaíba.

Caminhar pela Orla do Guaíba

A Orla do Guaíba é um lugar especial por seu espetacular pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Nos fins de semana, a avenida Beira-Rio é fechada para carros, abrindo espaço para ciclistas, skatistas, pedestres e moradores. Munidos de garrafas térmicas e cuia de chimarrão, as pessoas se reúnem para contemplar o sol se pôr no horizonte.

Além do espetáculo natural, a região oferece várias atrações culturais e gastronômicas, por estar pertinho do centro histórico da cidade. A Praça Julio de Mesquita abriga feirinhas, música ao vivo e food trucks em alguns fins de semana. O Cais Embarcadero oferece entretenimento e uma variedade de restaurantes à beira do Guaíba. 

Considere explorar a Orla do Guaíba a partir do município de Guaíba, do outro lado do lago. O calçadão oferece vistas da Ilha de Pedras Brancas e da capital gaúcha. Você pode fazer o trajeto de Catamarã para desfrutar da vista. 

Lanchar na Casa de Cucas Vitiaceri 

Aproveitar um piquenique em uma tarde de verão é uma ótima maneira de escapar da agitação do cotidiano. A Casa de Cucas Vitiaceri, no Boulevard Laçador, oferece uma experiência que transporta você diretamente para a atmosfera acolhedora da serra gaúcha. As cucas, verdadeiras estrelas da casa, são notáveis pela sua deliciosidade, mas o cardápio vai além, apresentando uma variedade de outras iguarias.

Uma recomendação imperdível é a cesta de piquenique tradicional, perfeita para compartilhar entre três pessoas. Ela inclui pão caseiro, cuca, copa, salame, queijo, pepino, frutas da estação, calda de chocolate, geleia e nata. 

Visitar o Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil é um dos parques mais belos da cidade. Com sua extensa área, ele abriga diversas quadras esportivas, pistas de skate, atletismo e patinação, além de áreas de lazer equipadas com aparelhos de ginástica e playgrounds para as crianças. Aqui você também encontra as esculturas remanescentes da 1ª Bienal do Mercosul, realizada em 1997. 

Os espelhos d’água e lagos misturados às árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás, Jambolão e Jerivás, criam locais pitorescos no parque, ideais para organizar piqueniques e momentos especiais em família. 

Atividades ao Ar Livre em Porto Alegre

Porto Alegre é um destino imperdível para quem busca momentos memoráveis. Desde contemplar o pôr do sol na orla do Guaíba até explorar os parques e pontos turísticos da cidade, há uma infinidade de experiências para aproveitar ao ar livre.

Além disso, a conveniência dos pontos de depósito de bagagem Bounce em Porto Alegre torna sua viagem ainda mais agradável, permitindo que você explore a cidade de forma leve e despreocupada. Portanto, não deixe de explorar tudo o que esta cidade encantadora tem a oferecer, criando memórias inesquecíveis em meio à cultura, natureza e gastronomia de Porto Alegre. 

sources:

https://www.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-porto-alegre.html

https://blog.nacionalinn.com.br/melhores-passeios-ao-ar-livre-em-porto-alegre/

https://turismodenatureza.com.br/turismo-de-natureza-em-porto-alegre/