Procura por stablecoins cresce no Brasil

Procura por stablecoins cresce no Brasil, aponta a Receita Federal

As stablecoins têm recebido cada vez mais interesse do investidor brasileiros. Veja o que são esses ativos digitais e os motivos que têm elevado sua procura

O mundo dos ativos digitais tem ganhado cada vez mais espaço na economia brasileira. É o que aponta dado divulgado pela Receita Federal. O órgão divulgou um relatório recente indicando que a procura por stablecoins tem aumentado consideravelmente no país, uma tendência que demonstra a crescente adesão dos brasileiros ao mercado de criptoativos.

O que são stablecoins?

Stablecoins são uma classe de criptoativos projetada para manter uma maior estabilidade de valor, já que são pareadas a algum outro ativo “do mundo real”, como commodities ou mesmo moedas fiduciárias, como o dólar americano, por exemplo. Esses ativos oferecem aos investidores uma solução para a volatilidade e também ampliam as possibilidades de uso, sendo utilizadas inclusive para pagamentos simples.

Como forma de manter a paridade com os ativos, a maioria das stablecoins mantém depósitos de garantia dos ativos aos quais estão vinculadas, sendo que a empresa emissora da moeda é responsável por assegurar que há reserva suficiente para o total de moedas emitidas. 

Curiosamente, esse criptoativo, parte de um mercado financeiro completamente envolto de tecnologia, mas utiliza uma ferramenta bastante antiga como forma de preservação de valor: o lastro. Essa ferramenta deixou de ser utilizada como garantia de valor das moedas fiduciárias da maioria dos países, fato que pode ser um dos responsáveis pelo aumento da inflação ao redor do mundo nos mercados tradicionais.

O que tem levado os brasileiros a buscarem as stablecoins?

Uma das razões para o crescente interesse por este ativo digital é a busca por estabilidade, uma vez que o Brasil historicamente enfrenta dificuldades com a inflação e a perda de poder de compra do real. Por estarem atreladas a outros ativos, as stablecoins oferecem maior estabilidade do que moedas fiduciárias como o real, por exemplo, tornando-se uma ótima alternativa para a proteção do patrimônio.

Outro fator está ligado a maior facilidade de acesso. Atualmente o processo para criar e manter uma conta em uma exchange de criptomoedas é bastante simples e nada burocrático. Além disso, essas plataformas facilitam a utilização dos ativos digitais em transações mais corriqueiras.

A crescente busca dos brasileiros pelos criptoativos também ocorre como uma forma de diversificação de suas carteiras de investimentos e exposição a moedas estrangeiras, como o dólar, utilizando, para isso, um meio digital.

As stablecoins mais procuradas pelos brasileiros

As stablecoins que dominam o mercado são as que estão atreladas ao dólar americano, sendo as principais Tether USD (USDT) e USD Coin (USDC).

A Tether USD é administrada pela empresa Tether e foi lançada em 2015, inovando no mercado ao lançar o ativo digital garantido por reservas corporativas. Já a USD Coin surgiu anos depois, em 2018, lançada e administrada pela Circle e Coinbase. O lastro da moeda é garantido pelo depósito de igual valor em bancos.