conta pj

Quais os benefícios de ter uma conta exclusiva para o seu negócio?

A conta PJ é uma das principais formas de organizar as finanças empresariais. Tendo em vista a especificidade dos recursos disponíveis, as atividades administrativas rotineiras tornam-se muito mais práticas e rápidas. Confira agora a importância de ter uma conta exclusiva para seu negócio!

O que é conta PJ?

A conta para pessoas jurídicas (PJ) é a categoria de conta bancária vinculada a um CNPJ, seja de um empreendimento, entidade social ou fundação. Trata-se de um recurso extremamente importante para facilitar a gestão administrativa, uma vez que suas funcionalidades estão adaptadas às boas práticas de controle financeiro.

Além da opção de abertura tradicional, existe também a modalidade de conta PJ digital, cujo processo é menos burocrático. Em ambos os tipos, garante-se o acesso aos inúmeros serviços e funcionalidades específicas para pessoas jurídicas.

Para que serve a conta PJ?

Apesar de não ser obrigatória, a conta PJ é uma das ferramentas mais úteis para o cotidiano empresarial. Afinal, os recursos disponíveis permitem o melhor gerenciamento do fluxo de caixa, além de facilitar a posterior contabilidade mensal.

O fácil acesso ao histórico de movimentações bancárias também garante resguardo ao empreendedor perante possíveis questionamentos da Receita Federal, principalmente no momento de análise do relatório anual de faturamento. Assim, a conta PJ é extremamente vantajosa para garantir a saúde fiscal, contábil e financeira de um empreendimento, seja qual for o seu porte.

MEI precisa ter conta PJ?

A legislação brasileira não impõe a necessidade de utilização de conta jurídica para os microempreendedores (MEI). No entanto, como mencionamos, trata-se de uma das principais estratégias para manter a organização financeira da empresa.

Vale mencionar que algumas instituições disponibilizam contas PJ focadas especificamente nas necessidades do MEI. Por meio dos aplicativos digitais, por exemplo, é possível fazer o pagamento do DAS MEI e até preencher a Declaração Anual do MEI!

Quais as vantagens de ter uma conta PJ?

A conta PJ é uma das grandes aliadas da prosperidade de um empreendimento, com inúmeros benefícios. Confira agora algumas das vantagens da conta jurídica:

  • Separação das finanças pessoais e empresariais: ao criar uma conta exclusiva para seu negócio, diminui-se as chances de acidentalmente utilizar o dinheiro da empresa
  • Melhor organização do fluxo de caixa: as planilhas de controle financeiro serão geridas muito mais facilmente, uma vez que não haverá confusão com transações bancárias para fins pessoais
  • Melhor gestão contábil: como consequência do fluxo de caixa mais organizado, as atividades contábeis tornam-se muito mais assertivas, levando à redução da incidência de erros
  • Melhor gestão tributária e fiscal: além de facilitar o pagamento da carga tributária, a conta PJ também garante maior transparência fiscal no momento de prestação de contas à Receita Federal
  • Maior credibilidade perante fornecedores e clientes: ao observar o nome do estabelecimento nos comprovantes de pagamento, é criada uma imagem de maior autoridade e profissionalismo para a empresa
  • Praticidade na emissão de boletos: com a conta PJ, o empreendedor emite rapidamente os boletos-cobrança, garantindo maior efetividade na venda de produtos ou serviços
  • Aquisição de maquininhas de cartão: algumas instituições financeiras disponibilizam a opção de adquirir maquininhas de cartão com acessíveis taxas e tarifas
  • Participação de programas de Nota Fiscal: é preciso uma conta jurídica para que empresas do Simples Nacional acessem os créditos acumulados nos programas estaduais de nota fiscal.

São muitas vantagens, não é mesmo? Agora fica fácil entender porque a grande maioria dos empreendimentos abre sua conta jurídica!

Pesquise as modalidades oferecidas pelas instituições financeiras e avalie os preços e recursos oferecidos. Aliás, saiba que existem opções gratuitas com inúmeras funcionalidades. Abra sua conta PJ e garanta maior eficiência na gestão do seu empreendimento!