Não sabe o que fazer no tempo livre? Então confira essas dicas!

Tem dúvidas sobre o que fazer no tempo livre? Então acompanhe essas dicas valiosas para se inspirar!

Diariamente, os deveres e ocupações tomam conta de boa parte de nossa rotina. E quando surge uma folguinha, é comum não saber o que fazer no tempo livre.

Com a quarentena, a situação é comum para mais pessoas, que provavelmente acabam recorrendo à TV ou tirando cochilos.

Não que essas sejam opções ruins, mas fazer coisas produtivas em casa, como encontrar um hobby, por exemplo, ajudam a tornar esse tempo mais proveitoso. Além de ser a oportunidade de despertar novos gostos e habilidades!

E num período em que a população está com mais tempo livre, buscar alternativas para aproveitar as horas em off do trabalho é o ideal.

Mas se você está sem ideias do que fazer no tempo livre, não se preocupe. Preparamos esse post, com dicas valiosas para você se inspirar e aproveitar da melhor maneira esse período. Aproveite a leitura!

Aumento do tempo livre na quarentena

Desde 2020, o Brasil registrou uma crescente nos casos da Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus. Com isso, muitas empresas, com o intuito de respeitar o isolamento social, recorreram ao home office.

E com a necessidade de se isolar, as pessoas deixaram de sair também aos fins de semana, resultando em mais horas em casa. Consequentemente, houve um aumento no tempo livre.

De acordo com uma pesquisa do DataFolha, encomendada pelo banco C6, 43,6% dos trabalhadores afirmam que o tempo livre aumentou durante a pandemia.

Por outro lado, 56,4% afirmam que houve diminuição ou igualdade do tempo livre, em relação ao período de trabalho presencial.

Todavia, grande parte dos trabalhadores sofreram essa alteração na rotina, e se refletiu em sua forma de aproveitar o tempo de descanso.

Dicas de o que fazer no tempo livre

Devido a essa mudanças, muitas pessoas sentem-se perdidas sobre o que fazer no tempo livre.

Mas algumas ações são fundamentais para que esse período seja aproveitado com qualidade, indo além da televisão ou smartphone.

Por isso, acompanhe abaixo as dicas que vão te inspirar em o que fazer no tempo livre, e usá-lo a seu favor.

Descubra o seu lado “Masterchef”

Quem nunca salvou uma receitinha para tentar fazer mais tarde, mas com a falta de tempo esse projeto foi adiado? A não ser que você seja do tipo que foge do fogão de todas as maneiras, essa cena é comum para muitas pessoas.

Mas fazer uma receita é uma ótima opção para o tempo livre. Descubra o lado “Masterchef” que existe em você e coloque-o em prática.

Aliás, nem precisa ser um mestre de cozinha profissional. Na internet existem diversos tutoriais e passo-a-passo de receitas deliciosas e bem fáceis de acompanhar.

Organize o seu computador

Quem faz home office geralmente trabalha com um computador em casa. No dia a dia, é preciso lidar com diversos documentos, fotos, links, entre outros arquivos, que são salvos.

Mas eles se acumulam, o que pode gerar uma grande bagunça! Então o tempo livre surge como uma boa oportunidade para organizar os seus arquivos e excluir tudo o que não precisa mais.

A mesma dica de organização vale para o celular. Aproveite o momento de folga e faça uma limpeza geral de tudo que não seja mais necessário.

Faça você mesmo

Tendência nas redes sociais, o DIY – abreviação do termo em inglês do-it-yourself, que significa “faça você mesmo” em português – são tutoriais de que ensinam, de maneira simples, como produzir coisas com as próprias mãos.

Essas atividades incluem diversos segmentos, como:

  • objetos de decoração;
  • customização de roupas;
  • artesanato;
  • bijuterias;
  • bordados;
  • biscuit;
  • vasos;
  • jardinagem;
  • confeitaria;
  • decoração de festas;
  • tecnologia.

Ou seja, fazer atividades com as próprias mãos além de ser um ótimo exercício para fazer no tempo livre, também desperta a sua criatividade. Sem falar que pode ser uma fonte de renda extra a ser investida.

Spa caseiro

Um spa caseiro é outra alternativa do que fazer no tempo livre. Porque um autocuidado sempre é necessário. Assim, faça skincare com cremes e massagens, óleos essenciais e pedras para aproveitar bem a experiência.

Os cuidados incluem também hidratação no cabelo, esfoliação pelo corpo, banho de imersão e tudo mais que você merece para relaxar em seu período de descanso!

Faça exercícios

A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde, seja do corpo ou da mente. E é uma atividade ideal para ser feita no tempo livre.

Porque cuidar do corpo é necessário, para manter-se forte e saudável e assim ter um bom desempenho nas atividades do dia a dia.

Mesmo que atualmente você seja uma pessoa sedentária, ao iniciar uma atividade física, tudo fica mais prático, em poucas semanas.

É quando você começa a notar diferenças positivas, como ter mais disposição, melhor respiração, melhora no humor e na qualidade do sono.

E se você não é fã de musculação, pode escolher outra modalidade de exercícios, sejam mais relaxantes como a meditação, yoga ou pilates, ou mais intensos, como futebol, natação ou jiu-jítsu.

Uma simples caminhada, por 30 minutos, contribui para a saúde do corpo, melhorando o sistema cardiovascular, além de contribuir para a eliminação de gorduras.

Faça cursos livres

Aprender coisas novas é enriquecedor, mas devido à rotina corrida nem sempre isso é possível. Mas uma maneira produtiva de usar o tempo livre é fazer cursos gratuitos, em diversas áreas.

Atualmente são diversas opções de cursos gratuitos e online que estão disponíveis. Porque quem busca qualificação sai na frente no mercado de trabalho.

Estudar por meio de cursos livres tem os seus benefícios para a carreira, incluindo:

  • conclusão mais rápida;
  • solução estratégica;
  • atualização profissional;
  • acessível;
  • tópicos interessantes;
  • marketing pessoal.

Ou seja, investir no conhecimento durante o tempo livre é importante e faz a diferença, especialmente para quem busca mais destaque na carreira.

Conclusão

A partir destas informações, concluímos que encontrar o que fazer no tempo livre pode ser uma tarefa produtiva, no âmbito pessoal e profissional. E quem o utilizar como aliado, poderá ter excelentes resultados e rendimentos.

Agora que você já conhece as dicas de o que fazer no tempo livre, não deixe de nos acompanhar para não perder mais conteúdos como este!

Não sabe o que fazer no tempo livre