Calêndula

Calêndula – para que serve e como usar

Uma das principais plantas medicinais em todo o mundo é a calêndula. Você a conhece?

Não são todas as pessoas que sabem o que é essa planta ou qual a sua finalidade, e isso acaba impedindo que muitas possam obter seus benefícios.

Neste conteúdo, você vai entender para que serve esta planta e ainda ver dicas a respeito de como utilizá-la.

Você verá como a calêndula é multiuso, pois funciona para uma infinidade de benefícios incríveis, é o caso da regulação dos níveis de açúcar e da proteção do fígado.

Quer saber tudo a respeito deste tema? Então não deixe de acompanhar o texto até o final.

Para que serve a calêndula: Conheça agora os principais benefícios

A partir de agora, você vai conhecer os benefícios mais importantes da calêndula.

Com esse conhecimento, vai ficar mais fácil entender se você precisa ou não desse produto.

Torna a cicatrização da pele muito mais rápida

O benefício mais importante de todos da calêndula é seu efeito cicatrizante, sendo assim, usá-la é fundamental para tornar a cicatrização mais rápida.

O uso dela é indicado para os mais diversos tipos de feridas, como cortes com objetos pontiagudos, caso de facas, até possíveis queimaduras solares e também de 1º grau.

Ajuda a combater as inflamações e as infecções da pele

Fora o seu poder cicatrizante, a calêndula ainda é muito eficaz para combater as inflamações e as infecções da pele.

Portanto, quem tem feridas que estão infectadas pode beneficiar-se da ação antifúngica, antimicrobiana e bactericida da calêndula.

O chá da calêndula, tomado frio, é uma opção excelente para realizar a limpeza de possíveis feridas inflamadas e infectadas, por exemplo.

Promove uma maior proteção ao fígado

Um outro ótimo benefício da calêndula é que ela ajuda na proteção do fígado, evitando que as células sejam lesionadas por conta do uso de determinados medicamentos.

Dessa forma, a melhor maneira de obter esse benefício da planta é por meio do seu extrato alcoólico.

Ajuda na regulação dos níveis de glicose sanguínea

A calêndula tem flores poderosas e que possuem alguns compostos que ajudam a potencializar a sensibilidade do organismo humano à presença da insulina.

Com isso, os níveis de glicose sanguínea podem manter-se controlados, evitando picos que ocasionam problemas, principalmente para quem tem doenças como a diabetes mellitus.

Fortalecimento do sistema imune

A ação antioxidante da calêndula faz com que ela seja muito eficiente no fortalecimento do sistema imunológico.

Isso acontece, em especial, por conta da composição da planta, extremamente rica em substâncias como os flavonoides, os alcalóides e os carotenoides.

Alívio das inflamações nas mucosas

Quem está sofrendo com inflamações nas mucosas pode se beneficiar muito da calêndula, visto que ela é um potente anti-inflamatório.

Assim, ela é eficaz para reduzir inflamações na região da boca, caso da gengivite ou das aftas, e também de outras mucosas presentes no corpo.

Calêndula: Saiba como usá-la

A verdade é que há várias partes da calêndula que podem ser utilizadas, como é o caso das folhas e, principalmente, as suas flores secas.

O uso dessas flores pode ser feito como infusões e chás, como pomadas, banhos, tinturas ou ainda como cataplasmas.

Para ficar mais claro sobre como usar a calêndula, veja as principais dicas:

  • Como cataplasma: basta amassar as flores e as folhas da calêndula sobre uma pane que esteja limpo (ou uma gaze) e então colocar em cima de uma acne ou ferida, para que possa agir por 30 minutos
  • Como chá: é preciso colocar duas colheres de sopa de flores da planta em uma xícara de chá com água fervente, deixando que descanse durante cinco minutos. Após, coe e beba metade da xícara pela manhã e metade pela noite
  • Fazendo gargarejos: é só seguir a receita de preparação do chá e deixá-lo morno, para então gargarejar durante 30 segundos. Repita o processo de três a cinco vezes ao dia
  • Fazendo infusão para limpar feridas: mais uma vez, você deve seguir a receita do chá e deixá-lo esfriar, para usar essa infusão na limpeza da ferida

As pessoas que desejam ter maior facilidade no uso da calêndula podem optar por comprá-la na forma de pomada ou creme, por exemplo, em farmácias e também em lojas que vendem produtos naturais.

+LEIA MAIS: Homeopatia para alergia de pele

Conclusão

Como você pode ver, a calêndula é um tipo de planta medicinal muito importante em todo o mundo e que aqui no Brasil já é utilizada há vários anos na cultura popular, seja como chá, cataplasma ou pomada.

Neste texto, você conheceu mais sobre a planta, para que ela serve e ainda viu algumas dicas a respeito de como utilizá-la, de acordo com qual seja a sua necessidade.

Gostou do artigo de hoje sobre para que serve e como fazer para usar a calêndula?