Existe um momento certo para mudar a identidade visual da sua empresa

Existe um momento certo para mudar a identidade visual da sua empresa?

Mudar a identidade visual da sua empresa, trocando a logomarca ou mesmo as cores que a identificam, pode ser uma ótima estratégia para alavancar o seu negócio.

Contudo, é preciso aplicar essas alterações no momento certo para conquistar os resultados desejados. 

Em suma, a identidade visual deve acompanhar o ritmo da sua empresa, sendo substituída de acordo com o momento atual do seu negócio. Como assim? 

Continue a leitura e entenda quando e como fazer mudanças em sua marca. 

Quando mudar a identidade visual da sua empresa?

A mudança de identidade visual é uma estratégia que envolve o desenvolvimento de uma nova imagem corporativa de uma empresa, por meio da reformulação de um símbolo, nome, logotipo, cores ou materiais visuais.  

Contudo, muitos negócios ficam na dúvida sobre qual é o momento certo para fazer essa mudança. 

Basicamente, ela pode ser aplicada em várias ocasiões, como:

  • Mudança no posicionamento;
  • Expansão da marca;
  • Data comemorativa importante;
  • Quando a identidade visual está desatualizada. 

Geralmente, as empresas alteram a identidade visual uma vez a cada 7 ou 10 anos. Este processo envolve a mudança das paletas de cores, logotipos, estilo fotográfico, slogans, linguagem visual e até mesmo o nome da marca.

Quem já está há vários anos no mercado, é necessário se adaptar às novas tendências, o que inclui os elementos da sua marca.

Por que as empresas fazem mudança de identidade visual?

A partir de agora, vamos esmiuçar os momentos mais adequados para fazer uma mudança de identidade visual. Assim, você pode aplicar as alterações com mais assertividade. Confira: 

Alcançar um público novo

Quando uma marca tem dificuldades em atrair o público que deseja, mudar a identidade visual pode ser uma ótima alternativa. 

Para tal propósito, é preciso explorar um novo grupo demográfico, que deve ser conhecido por meio de pesquisas e análise de dados. 

Atualização da missão, visão e valores

Quando uma empresa cresce, acontecem mudanças. Isso é essencial para manter seu negócio atualizado, garantir um diferencial competitivo e agradar os seus clientes. 

Entre as alterações mais importantes estão os conceitos estéticos da sua marca, que precisam de uma atenção especial.

União de empresas

A união de empresas é uma negociação comum no mercado. Logo, quando isso acontece, é normal que ocorra várias mudanças, como a alteração da identidade visual. 

Mostrar modernidade

A modernização é um dos principais motivos para acontecer a mudança da identidade visual das empresas. Afinal, ninguém quer transmitir uma imagem ultrapassada, não é mesmo? 

Devido às tendências de mercado, as marcas estão sempre buscando se atualizar para não parecerem antiquadas com o passar do tempo

Momentos históricos da humanidade 

Empresas como Mercado Livre, Volkswagen, Audi e McDonald ‘s mudaram seus logos durante a pandemia da Covid-19, para conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social. 

Para isso, conte com a ajuda de uma agência de performance, que ajuda a sua empresa a encontrar a direção ideal para segmentar o público-alvo.

Data comemorativa importante 

As datas comemorativas são perfeitas para as marcas aplicarem uma mudança visual em seu negócio

Sua empresa está fazendo 50 anos de fundação? 

Que tal aproveitar esse momento para inserir novos elementos à marca?

Mudanças são sempre bem-vindas, sobretudo se a marca estiver desatualizada há muito tempo. 

Identidade visual amadora 

No início da jornada, muitas empresas não têm muita experiência ou investimento necessário para criar uma identidade visual ou contratar pessoas para essa função. 

Logo, o conteúdo nem sempre sai conforme o esperado. Portanto, com o avanço do negócio, procure contratar com profissionais qualificados para otimizar a sua identidade e surpreender o seu público. 

Apesar de existirem vários momentos para mudar o visual da sua empresa, tenha cuidado com alterações constantes, pois isso pode afetar a identidade da sua marca negativamente.