Como resolver oscilação de energia elétrica

Como resolver oscilação de energia elétrica?

O fato é que todo e qualquer aparelho eletrônico que está conectado a uma tomada corre o risco de ser perturbado por conta de surtos elétricos.

O grande problema disso é que, diante dessa situação, o aparelho pode começar a funcionar com menos frequência ou até parar.

Diante disso, é normal querer saber sobre como resolver oscilação de energia elétrica, a fim de evitar problemas maiores.

As oscilações de energia são um tanto quanto comuns, mas tendem a acontecer em especial durante os meses de outubro a janeiro.

Afinal de contas, é nesse período que as chuvas costumam ser bem mais intensas, além de também acompanhar raios.

Diante disso, existe uma chance de quedas de energia, justamente por conta de problemas na rede ou até sobrecargas que os raios podem ocasionar.

Porém, o grande problema com certeza se refere ao fato de ser capaz de ocasionar significativos danos ao dispositivo.

Então, se você quer saber como resolver oscilação de energia elétrica, é só continuar nesse artigo que iremos falar mais a respeito desse assunto.

O que causa oscilação de energia elétrica?

Para saber como resolver oscilação de energia elétrica, pode ser interessante primeiro saber quais são as causas desses problemas.

Dentre as principais causas, podemos citar as seguintes:

Pico de tensão

O primeiro principal problema se refere ao pico de tensão. Nesse caso, a tensão de alimentação sobe muito rápido, acima de 110% do valor nominal.

Na grande maioria das vezes, esse problema acontece por conta dos raios, o qual pode afetar o computador.

Inclusive, pode chegar a danificar o hardware da máquina. Uma das formas de evitar esse problema é investindo em um Nobreak 6kva.

Falhas de energia

Assim como o nome indica, nada mais é que uma falha de energia, ocasionada por uma queda completa de energia.

Porém, nesse caso, a energia irá cair e voltar muito rápido, o que ainda assim pode gerar problemas para os aparelhos conectados na tomada.

Isso pode ocorrer por diversas razões, tais como um raio, acidente de carro atingindo um poste, árvore caída em linha de rede etc.

Subtensão

A subtensão tende a abaixar a linha por um longo tempo, sendo que pode variar de alguns minutos até alguns dias.

Na grande maioria das vezes, a subtensão acontece quando intencionalmente se reduz a tensão, como é o caso de quando o governo lança alguma proposta de economia de energia no verão.

É verdade que esse não é bem um problema, mas é capaz de afetar sim o desempenho de alguns dispositivos.

Sobretensão

Em contrapartida, há as sobretensões. Nesse caso, a tensão da linha aumenta com o passar do tempo, sendo que também pode variar entre alguns minutos até alguns dias.

Nesse caso, a carga diminui muito rápido. Um exemplo bem claro é quando um equipamento grande desliga de forma abrupta.

Diante disso, alguns dispositivos tendem a apresentar problemas e danos ao hardware.

Variação de frequência

Outro problema que pode ocasionar na variação de frequência é a respeito das mudanças na estabilidade de frequência.

Esse tipo de alteração pode acontecer por conta do carregamento e descarregamento do gerador, o qual pode levar a falha do sistema e danos aos equipamentos, que podem ser irreversíveis.

Como resolver oscilação de energia elétrica

A primeira atitude para resolver a oscilação de energia elétrica é desligar o dispositivo. Outra solução é colocar o dispositivo em um filtro de linha ou UPS.

Isso acontece porque o UPS tem uma bateria capaz de evitar com que o equipamento desligue de forma abrupta no caso de falta de energia.

Ao fazer isso, o dispositivo vai continuar funcionando por alguns minutos até que você resolva desligar.

Ainda há no mercado protetores contra surtos, os quais devem ser conectados à tomada, a fim de proteger os equipamentos de raios, surtos de tensão e sobrecargas.

Isso só é possível porque eles funcionam como se fossem um condutor terra, capaz de proteger os pinos.