Como usar o Instagram e aumentar o faturamento de seu consultório

Como usar o Instagram e aumentar o faturamento de seu consultório?

A princípio, aprender a como usar o Instagram corretamente nas suas campanhas de divulgação pode ser fundamental para atrair mais pacientes e, consequentemente,  aumentar seu faturamento. 

Desse modo, hoje falaremos sobre como usar o Instagram para aumentar a presença digital da sua clínica, além de citarmos alguns dos benefícios dessa prática.  

Quais são os benefícios de usar o Instagram para o seu consultório?

Mais autoridade 

Atualmente, o mercado da saúde é um dos mais disputados do mundo, sendo necessário fazer aquele algo a mais para se destacar perante a concorrência. Nesse sentido, o Instagram pode te ajudar a fortalecer o branding da sua marca. 

Isso porque a ferramenta permite que você crie conteúdos diversificados e em formatos distintos, mantendo sua audiência cada vez mais engajada e mostrando que sua clínica é autoridade no assunto.

Maior alcance 

O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais no mundo, ou seja, é bem provável que boa parte do seu público esteja nessas plataformas. Desse modo, aprender a como usar o Instagram pode te conectar com mais pessoas e fazer com que sua carteira de clientes aumente significativamente. 

Além disso, o Instagram te dá duas opções para atrair novos clientes: anúncios patrocinados e tráfego orgânico – publicações para um grupo segmentado de pessoas capazes de gerar engajamento natural.

Fidelize seus pacientes com mais facilidade

Adotando as estratégias certas, é possível não apenas atrair novos pacientes, mas, também, fidelizá-los e torná-los promotores da sua marca. 

Assim, atraia mais pacientes postando reels e utilizando o recurso de localização. Adicione links nas suas postagens e CTAs (botões que induzem o usuário a realizar uma ação) para reter as leads na sua página. Para fidelizar, crie postagens interessantes e estimule seus seguidores a curtirem, comentarem e compartilharem em seus perfis.

Como usar o Instagram e atrair mais pacientes?

Siga páginas semelhantes para ter novas ideias

De antemão, um dos segredos para se ter sucesso no Instagram é seguir pessoas e perfis cujo seu campo de interesse esteja relacionado a sua área. Por exemplo, se você é uma nutricionista, siga perfis e influenciadores famosos que falam sobre esse assunto. 

Fora isso, não se esqueça de estudar a concorrência e as estratégias de marketing que eles estão adotando. Isso vai te ajudar a ter novas ideias para engajar seu público e atrair cada vez mais pessoas.

Usa hashtags

A outra dica de como usar o Instagram está ligada ao uso de hashtags, já que muitas pessoas fazem buscas por produtos e serviços através desse mecanismo – tome cuidado para não usar muitas hashtags na mesma postagem para não deixar o conteúdo tedioso.

Em suma, ao adicionar esse recurso nas suas postagens, você irá notar um crescimento significativo na sua presença online, consequentemente atraindo mais seguidores para sua página. 

Poste somente fotos com boa qualidade 

Como se sabe, o Instagram é uma rede social bastante visual, ou seja, as pessoas gostam de ver fotos bem elaboradas e com uma resolução superior. 

Logo, ao postar imagens de boa qualidade, automaticamente você estará contribuindo com a boa experiência do usuário, fazendo com que ele se conecte à sua marca com mais facilidade. 

Além disso, os algoritmos da plataforma costumam reduzir o alcance de imagens mal trabalhadas e com pouca qualidade. Caso não tenha tempo de cuidar das suas redes sociais, contratar uma agência de marketing médico pode ser uma boa ideia.

Faça integração com outras redes sociais

Um dos recursos mais importantes do Instagram é a possibilidade de compartilhar a mesma foto em outras redes sociais. 

Em suma, sempre que fizer uma postagem, não se esqueça de apertar o botão de compartilhamento para que esse conteúdo também seja transferido para o seu Facebook, por exemplo. Assim você não precisa ficar postando a mesma coisa duas vezes e ainda economiza tempo para focar em outras coisas.

Postagens patrocinadas e influenciadores

Caso seu consultório atenda pessoas influentes no Instagram com bastante seguidores, existe a possibilidade de fazer permutas. Em outras palavras, é oferecido tratamento gratuito para esses pacientes em troca de divulgação na rede social. 

Porém, se preferir, você pode verificar o valor cobrado por esses influencers e fechar pacotes flexíveis e que se adéquam às suas necessidades.

Poste frequentemente

Por fim, faça postagens frequentes no Instagram para que seu público não deixe de seguir sua conta. Normalmente, duas postagens por dia costumam ser suficientes. Mais do que isso, pode trazer efeito contrário e diminuir a participação da sua audiência. 

Conclusão

Nesse artigo te explicamos como usar o Instagram da maneira certa e tornar seu consultório uma referência no mundo digital. Em resumo, lembre-se de aderir a todos os recursos da ferramenta e engajar seus seguidores com conteúdos ricos e cheios de informação, afinal, somente dessa forma será possível transmitir confiança e gerar vantagem competitiva perante seus concorrentes.