Como divulgar a sua marca através de vídeos

Como divulgar a sua marca através de vídeos

O vídeo marketing é uma estratégia realizada por empresas através de profissionais e produtoras de vídeos, com o intuito de atrair, converter e reter usuários. Conteúdos em formato de vídeo podem servir para diferentes finalidades, como apresentar a empresa, explicar o produto ou compartilhar conhecimento.

Quando falamos sobre vídeo como estratégia de marketing digital, existe um bom planejamento e muito cuidado durante todo o processo, pois qualquer coisa que sair errado durante o processo pode impactar negativamente no produto ou na imagem da marca.

Como fazer vídeo marketing da sua marca?

Além de aumentar o seu lucro, conteúdos em vídeo podem ser vistos em diferentes aparelhos e facilitar o entendimento do público com o seu produto ou serviço. Antes de criar o seu vídeo, existem alguns pontos importantes para implementar na sua estratégia:

1. Planejamento de conteúdo

Antes de ligar a câmera e começar a gravar é pensar qual o propósito do conteúdo. Toda decisão que você tomar deve ter em foco o objetivo e o que você espera receber do público após assistir ao vídeo.

Defina com sua equipe o que esperam alcançar com o conteúdo. Com um objetivo muito mal definido, você provavelmente ficará perdido e desperdiçará tempo e recursos que são muito importantes para atingir a sua meta.

2. Saiba quem é o seu público

Outro ponto importante antes de produzir um vídeo é conhecer bem o público que você quer atingir. O vídeo deve ser criado de acordo com os interesses e o comportamento do consumidor do seu produto.

Pesquise os interesses, a média de conteúdos, o horário e os canais que o seu público mais acessa. Conhecendo profundamente o perfil do seu público, fica mais fácil criar um vídeo que atinja o seu objetivo.

3. Estude a concorrência

É muito provável que existam concorrentes que vendem produtos do seu nicho, e é ainda mais provável que essas marcas investem em produtoras de vídeo para criar conteúdos mais profissionais, que resultam em lucro e autoridade de marca. Estude o que seus concorrentes diretos estão fazendo e se recebem boas avaliações pelo público. A intenção não é copiar, e sim identificar oportunidades.

Com o processo de benchmarking, é possível saber o que a concorrência está deixando de lado e criar conteúdos únicos, que sejam mais eficientes para resolver a necessidade do seu público.

4. Divulgue nos lugares certos

Se você procura reconhecimento e autoridade de marca, é essencial saber onde e como divulgar o seu conteúdo. Citaremos novamente: é importante conhecer o seu público-alvo. Com base no perfil do seu público, você consegue identificar onde ele está inserido e quando costumam ficar online.

Procure, também, conhecer sobre cada rede social, pois cada canal apresenta um conteúdo diferente. Crie um calendário editorial e organize quando e como cada conteúdo será publicado, além da chamada e da frequência de postagens.

5. Mensure os resultados

Agora é hora de acompanhar se os vídeos estão gerando bons resultados. Mensurando, é possível identificar se a estratégia de marketing digital está alcançando ou não seus objetivos. Os dados mais comuns que você pode avaliar são a taxa de retenção, engajamento e conversão. É importante acompanhar esses dados de perto para, caso os números estiverem baixos, identificar o que deu errado e mudar a abordagem rapidamente.

É possível criar conteúdos incríveis através de vídeos marketing, o importante é planejar as ações focadas no interesse do público, além de ficar de olho nos indicadores de desempenho. Para criar conteúdos mais engajados e eficazes, não esqueça de procurar uma agência de marketing digital especializada em criação de vídeos para redes sociais.