Aprenda como ganhar mais seguidores no Instagram

Aprenda como ganhar mais seguidores no Instagram 2022

Crescer no Instagram é um desafio para algumas pessoas e empresas, especialmente porque o crescimento está ligado com a quantidade de seguidores do seu perfil.

Além de ser uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram possibilita que o seu perfil tenha mais visibilidade, credibilidade e consequentemente mais engajamento.

O Instagram com toda certeza é uma rede social que veio para ficar, e saber usá-la estrategicamente para conseguir mais seguidores é o que muitos empresários e influencers digitais desejam.

No entanto para ganhar mais seguidores e obter a visibilidade que você tanto deseja é necessário seguir algumas estratégias e técnicas. e neste artigo irei te mostrar como.

Aprenda como ganhar mais seguidores no Instagram 2022

Se você pretende se tornar um influencer digital, ou abrir sua própria empresa, utilizar algumas técnicas é essencial para atingir seus objetivos. confira algumas:

  • Interaja com seus seguidores;
  • Faça parcerias;
  • Utilize Hashtags de acordo com o seu nicho;
  • Publique regularmente;
  •  Otimize sua bio;
  • Utilize chamada para ação na bio.
  • Crie conteúdo para o seu nicho específico;
  • Invista em Reels;
  • Produza conteúdos com qualidade;
  • Faça lives.

Interaja com seus seguidores 

Comunique-se com seus seguidores através de stories, comentários, directs, mantenha-se presente.

Faça parcerias

 Fazer parcerias com outros  influenciadores, ou com outras empresas trará mais visibilidade para o seu perfil e trará mais seguidores para o seu Instagram.

Utilize Hashtags de acordo com o seu nicho 

As hashtags precisam ser utilizadas com sabedoria e de acordo com seu nicho, se o seu nicho for moda, use hashtags adequado a  isso.

Publique regularmente 

 Seja frequente nas suas postagens, para atrair mais seguidores e ganhar mais curtidas, utilize o Instagram insights para fazer uma análise dos melhores horários para postar.

 Otimize sua bio 

É uma das primeiras coisas que o usuário vê quando entra no seu perfil, por isso dê um motivo para  clicarem em seguir, deixe-a atrativa, coloque links, você precisa ser objetivo e passar as informações necessárias.

Utilize chamada para ação na bio 

Ofereça algo como uma chamada para ação, faça um texto simples e direto que convide a pessoa a fazer algo, ex: se você gostou da dica, curta, salva e compartilha

Crie conteúdo para o seu nicho específico

Defina o seu nicho e foque nele, isso irá te ajudar a atrair mais seguidores no seu perfil.

Escolha um nicho que você goste e sinta  vontade em produzir conteúdos para as pessoas que estão te seguindo, assim você consegue converter os seus seguidores em fãs ou advogados da sua marca.

Invista em Reels

Impulsionar os reels é uma ótima forma de prender a atenção das pessoas e de ganhar mais seguidores com vídeos curtos, divertidos e criativos.

E quanto mais compartilhamentos e comentários o seu vídeo tiver, mais engajamento e visibilidade ele terá.

Produza conteúdos com qualidade

Você precisa prender atenção dos seus seguidores e agregar valor para o seu público, por isso poste conteúdos  com uma boa imagem, vídeos com alta qualidade e com boa iluminação. 

Poste conteúdos bem elaborados que agregam algo que ajudem o seu público, por isso é necessário definir o seu público antes de tudo para assim entender as suas necessidades e dores.

Faça Lives

Fazer lives é uma excelente maneira de alavancar o seu perfil, as lives possibilitam que você se conecte com seus seguidores, permitem que os seus seguidores te conheçam melhor e consequentemente passa mais credibilidade.

Além disso, você pode usar suas lives para apresentar o seu produto, ou serviço, interagir com os seus seguidores através do chat e ainda pode aumentar o seu engajamento tendo a possibilidade dos seus seguidores compartilharem com amigos e familiares.

Pesquise as principais hashtags do seu nicho

Fazer buscas pelas hashtags é uma das principais formas de interagir com o seu conteúdo do Instagram.

As hashtags também possibilitam a conexão com o seu público, te dá mais visibilidade, aumenta sua popularidade e aumenta as suas chances de ganhar mais seguidores no seu perfil.

Para saber quais são as melhores hashtags para o seu negócio é preciso saber quais estão sendo mais utilizadas pelas pessoas interessadas no seu conteúdo e no que você vende.

Para acertar na escolha da hashtag é necessário entender qual a melhor palavra chave representa o seu conteúdo e o que melhor                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        comunica com a sua publicação, nicho, público e marca.

Como usar o Instagram stories para aumentar seguidores?

Uma das melhores maneiras de aumentar ainda mais o seu  engajamento é através dos stories, pois além de possibilitar o reconhecimento para sua marca, ele te conecta com seu público e ainda direciona  tráfego para seu website.

Uma outra vantagem é as diversas possibilidades que os stories proporcionam, como: os filtros, stickers, estilos de fotos e vídeos, use toda a sua criatividade e capriche ao criar o conteúdo.

Quantos stories devo postar por dia?

O Instagram stories é um dos formatos que mais geram engajamento, por isso  a quantidade de stories postados influenciam no alcance da sua empresa, ou seja, não há limites de quantos stories postar por dia.

No entanto esse recurso que permite a publicação de fotos, vídeos curtos do dia-a dia , divulgação de produtos ou serviços só ficam disponíveis por 24 horas, além disso por ser uma comunicação mais breve, ela não exige  tantos recursos.  Basta abrir a câmera do seu celular e caprichar no conteúdo.

Se você tem dúvidas do que postar nos stories, separei algumas sugestões do que pode ser feito:

  • Abra caixinha de perguntas ( abra uma caixa de perguntas para os seus seguidores tirarem dúvidas, defina uma tema e deixa as pessoas interagirem com você)
  • Mostre a sua rotina ( mostre quem você é, e o que está fazendo, se você for influencer é interessante mostrar o seu café da manhã,  além de gerar engajamento você passa mais confiança e cria uma conexão com seu público);
  • Divulgue os bastidores da sua empresa ( se você for um empresário iniciando mostrar os bastidores, ou produtos da sua empresa é um ótimo jeito de passar credibilidade para os seus seguidores, um outra forma de passar credibilidade é  postar resultados positivos, ex: hoje alcancei 1k de seguidores);

O que dá mais engajamento Feed ou stories?

Essa é uma dúvida constante de muitas empresas e até influencers no início, afinal o que gera mais engajamento?

O fato é que você precisa saber qual formato funciona melhor para você, foque no que mais combina com o perfil dos seus clientes.

Quando você publica algo no feed, aquele determinado conteúdo ficará definitivo no perfil da sua empresa, isso significa que isso só será mudado se você excluir ou arquivar a publicação, ou seja com o feed você possui mais chances de alcançar mais pessoas, gerar mais engajamento e ganhar mais seguidores.

Já os stories são objetivos e curtos podendo ser bastante útil para uma comunicação mais direta e geralmente ficam apenas 24 horas no ar.

Por serem curtos e breves eles são eficientes e oferecem diversos recursos como: enquetes. GIFS, caixa de perguntas, músicas e stickers.

Além disso, os stories passam mais espontaneidade, autenticidade e credibilidade.

No entanto, para saber o que gera mais engajamento, é necessário traçar os seus objetivos e aplicar os dois formatos na sua empresa para trazer resultados.

Por isso explore os stories de forma estratégica, e combine com as vantagens do feed para garantir resultados assertivos e consequentemente atingir a sua meta.