destinos para praticar mergulho no Brasil

8 destinos para praticar mergulho no Brasil

O mergulho é uma forma de conhecer lugares de uma forma diferente do que estamos acostumados, sendo um uma das práticas preferidas de quem gosta de aventura. Engana-se quem pensa que para isso é necessário viajar até outros países, visto que o Brasil conta com diversos pontos incríveis para mergulho em todos os cantos. Além dos 7 mil km de litoral, ainda é possível mergulhar em rios, grutas e lagos e ter uma experiência igualmente inesquecível. Então, se você quer mergulhar em sua próxima viagem, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja os 8 melhores lugares do Brasil. 

1. Bombinhas, Santa Catarina

Bombinhas possui cerca de 40 praias e 70% de seu território está em uma área de preservação ambiental, sendo considerada um verdadeiro paraíso para os adeptos do mergulho. Além disso, conta com diversas opções de lazer e qualidade de vida excelente, o que atrai muitas pessoas em busca de uma imobiliária em Bombinhas, a fim de investir em casas e apartamentos ou morar na região. 

A Reserva Biológica do Arvoredo é um dos principais pontos de mergulho, com as famosas ilhas de Galés, Calhau de São Pedro, Deserta e do Arvoredo. Mas, além dela, é possível praticar mergulho em praias comuns, como as da Sepultura, Miséria e Biguá. 

2. Bonito, Mato Grosso do Sul

Um dos principais destinos para fazer mergulho fluvial, Bonito atrai milhares de visitantes todos os anos que querem aproveitar as águas cristalinas e a diversidade dos rios da região. Um dos pontos mais famosos é o Rio da Prata, com profundidade de 7 metros que permite observar cardumes de dourados, curimbatás e matogrossinhos. Além disso, o Abismo Anhumas é outro lugar incrível para a prática de mergulho de cilindro. 

3. Fernando de Noronha, Pernambuco

Esse é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil, com águas mornas e visibilidade de até 50 metros na horizontal, facilitando a observação da rica vida marinha da região. Com diversos pontos de mergulho de diferentes profundidades, o local agrada tanto mergulhadores iniciantes quanto os profissionais. Por estar no meio do oceano, ele recebe um número ainda maior de animais migratórios, como golfinhos, tubarões e até mesmo baleias. 

4. Ilha Grande, Rio de Janeiro 

Ilha Grande não poderia ficar de fora de nossa lista, com suas águas claras em tons de verde que atraem mergulhadores de todos os cantos do mundo. Em qualquer canto da ilha, é possível nadar com peixes coloridos, mas com certeza a grande atração são as estrelas do mar, formando cenários incríveis para quem gosta de fotografar essas criaturas. Os principais pontos são a Laje Alagada e a Enseada do Sítio Forte. 

5. Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do meio, Fortaleza, Ceará

Criada na década de 70, essa é a única unidade de conservação totalmente submersa no mar cearense, abrigando uma biodiversidade rica e pouco explorada. Com visibilidade entre 15 a 30 metros de profundidade e média de 27˚C de temperatura, é um excelente ponto de mergulho. O local é um verdadeiro refúgio biológico para proteger espécies marinhas, promover o estudo do ecossistema, desenvolvimento de recifes e corais, etc. Contudo, vale lembrar que o mergulho com cilindro é permitido somente se tiver autorização prévia. 

6. Ilhabela, São Paulo

Com destaque para os navios naufragados, principalmente na costa sul da ilha, Ilhabela é riquíssima em fauna e flora, além de ser um excelente habitat para diversas espécies marinhas. Muito preservada, ela conta com diversos pontos de mergulho, sendo que o mais famoso é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, com garoupas, peixes-borboletas e robalos. O fundo do mar da região conta com enormes rochas formadas por corais, estrelas-do-mar, ascídias e peixes multicoloridos. 

7. Guarapari, Espírito Santo

É aqui que está a mais rica diversidade de peixes do país, com mais de 220 espécies identificadas, que podem ser vistas tanto no mergulho com snorkel quanto no de cilindro. Além disso, é possível mergulhar em diferentes lugares, como ilhas, naufrágios e recifes, com águas limpas e que proporcionam ótima visibilidade para observar tartarugas, raias, etc. 

8. Nobres, Mato Grosso

Nobres é um destino recém descoberto, com belezas naturais incríveis e um excelente local para a prática de mergulhos fluviais. O aquário encantado é um dos principais atrativos da cidade, com 6 metros de profundidade e em formato de piscina, possibilitando a flutuação, assim como a observação dos vários peixinhos coloridos. 

Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares do Brasil para mergulhar, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento para poder conhecer os pontos turísticos da região e se divertir durante sua viagem, além do mergulho. Além disso, não deixe de conferir se as informações da internet condizem com a empresa contratada para guiar seu mergulho e assim garantir a melhor experiência.