Cada vez mais as empresas têm requerido profissionais da área de TI. Afinal de contas, trata-se de uma pessoa capaz de realizar uma série de benefícios, os quais conferem à empresa muitos benefícios e vantagens.
Diante disso, cada vez mais pessoas têm procurado se aperfeiçoar nessa área, a fim de obter mais sucesso profissional. Mas, ainda dentro desse contexto, alguns se questionam sobre o que o profissional de TI faz.
Muitos associam aquela pessoa que faz pequenos reparos em computadores ou impressoras, por exemplo. No entanto, as funções que esse profissional é capaz de desempenhar vai muito mais além do que talvez você imagine.
Na prática, a sigla TI nada mais quer dizer que “Tecnologia da Informação”. Então, isso quer dizer que essa é uma área de atuação muito vasta. Assim, se você pretende seguir carreira nessa área, essa pergunta deve estar muito bem clara na sua mente.
Hoje em dia, a tecnologia não é um mero complemento operacional. Na verdade, trata-se de um braço para as empresas, uma vez que pode estar à frente de tomadas de decisão. Inclusive, é capaz de potencializar a produtividade dos funcionários, por exemplo.
Esse é um assunto bem amplo e, por essa razão, resolvemos elaborar esse artigo. Então, para entender melhor sobre o assunto, é só conferir os tópicos seguintes.
O que faz um profissional de TI?
Esse é um conceito bem amplo, mas não é tão difícil assim de entender. Em suma, esse profissional faz trabalhos que se relacionem com a tecnologia, com foco em redes, computação, infraestrutura tecnológica e de dados, por exemplo.
Inclusive, devido a sua complexa ampliação, há diversas especialidades, para garantir que cada serviço seja feito com o máximo de primazia possível. Mas qual é a função do TI dentro de uma empresa? Ele é responsável por gerenciar todas as informações.
Ou seja, trata-se de um setor que atua desde a gestão de informações até o suporte a ferramentas, a qual visa ajudar outros setores a coletar, armazenar, processar e compartilhar. Podemos resumir a função do TI dentro da empresa em:
- Manter as informações da empresa sob proteção;
- Aumentar a produtividade de um negócio;
- Desenvolver sistemas ou soluções para otimizar os processos;
- Assegurar o bom funcionamento da infraestrutura de dados da empresa.
Sendo assim, o profissional de TI é de suma importância para a empresa, uma vez que não tende a atuar em todas essas atribuições. Na verdade, geralmente opta por um caminho, o qual pode ser:
- Infraestrutura, hardware e software de TI;
- Processos e políticas de TI;
- Operações de TI.
Ademais, o profissional de TI é capaz de trabalhar para criar sistemas de computador, comunicação e rede, tudo aquilo que uma organização precisa. Fora isso, ele também deve garantir o bom funcionamento de todas elas.
É de responsabilidade do profissional garantir que todos os sistemas sejam e permaneçam seguros. Por isso, o suporte de tecnologia deve estar disponível sempre que for necessário.
Características que um profissional de TI precisa ter
Você já entendeu o que um profissional de TI faz. Mas, agora, você precisa saber quais características e habilidades ele precisa ter, a fim de realizar o seu trabalho com o máximo de excelência possível. Dentre elas, podemos citar:
Boa gestão de projetos
É normal que o profissional de TI tenha que lidar com vários projetos, e ele tem nas mãos uma grande responsabilidade. Por isso, uma das habilidades que é interessante treinar e aperfeiçoar é ser um bom gestor de projeto.
Cumprir prazos, delegar funções, atingir metas, ter espírito empreendedor, por exemplo, são algumas das coisas a se ter. Saber resolver problemas do projeto e lidar com a equipe também são bons diferenciais.
Visão analítica
O profissional de TI lida com muitos problemas. Por isso, sempre que possível, é interessante tomar uma atitude para evitar ou resolver o quanto antes algum problema. Isso vai otimizar muito tempo e evitar uma série de complicações.
Então, ter uma visão analítica das coisas e situações é um grande plus, haja vista que força a buscar soluções lógicas para problemas do dia a dia.
Criatividade
Ter conhecimento técnico é um diferencial, mas ser criativo naquilo que faz é ainda melhor. Por isso, cada vez mais as empresas estão procurando por pessoas que sejam capazes de utilizar a sua criatividade para questões úteis do dia a dia.
Inovação
O ambiente de trabalho para quem atua na área de TI pode ser bem desafiador. Por conta disso, uma das características que o profissional deve ter é ser inovador naquilo que se propõe a fazer. Dessa forma, ele se torna capaz de buscar respostas rápidas a problemas que irão surgir no caminho.
Certificações
Atualmente, existe uma infinidade de certificações para qualificar os profissionais de TI.
Algumas das certificações mais exigidas no mercado são:
- ITIL
- CISSP
- Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL
- DELL EMC
- VMware VCP-Cloud
- Entre outras